
9 minute read
Curitiba aplica BIM Autodesk para projetos
from 31/01/2023
e obras de Mobilidade Urbana
Capital paranaense aposta na transformação digital para reurbanização
Advertisement
Eleita cidade mais inteligente e conectada do Brasil, pelo Ranking Connected Smart Cities 2022, Curitiba está investindo em seu laboratório especializado em BIM (LABIMPMC) por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). O objetivo é inovar no planejamento urbano a partir do sistema de mobilidade, ponto em que a cidade sempre foi pioneira no que diz respeito à adoção de novas tecnologias.
Desde o final da década de 80, a prefeitura de Curitiba já utilizava o Autodesk AutoCAD, mas com o tempo passou a adotar sistemas mais sofisticados para o desenvolvimento de estudos de planejamento urbano. Em 2018, a cidade passou a investir em um projeto de adoção do BIM que compreendeu treinamento e aquisição de hardware e software para secretarias envolvidas na iniciativa, por meio do LABIMPMC, que tem como missão não apenas a adoção, como também a ampliação e disseminação da ferramenta em todas as áreas da municipalidade É interessante destacar que esse investimento está atrelado ao componente inovação de um dos programas multilaterais financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e considerado muito bem-vindo pelo banco como um complemento à evolução dos projetos e implantação das obras. O BID é um dos agentes financiadores de obras estruturantes para a Prefeitura de Curitiba, a exemplo da obra Inter 2 que atende uma linha relevante da cidade.
O município conta ainda com o financiamento de entidades como o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) - dos Brics - e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), contemplando programas socioambientais e de mobilidade associados ao transporte e a urbanização de áreas ambientais, no combate aos riscos climáticos.
“Estamos focados, nos próximos anos, na implantação de projetos de mobilidade, urbanização e habitação social. Para nos dar todo o embasamento para a execução das obras, estamos trabalhando com as ferramentas BIM Autodesk, que têm nos ajudado desde a concepção de melhores projetos ao gerenciamento das obras”, diz o engenheiro civil Márcio Teixeira, diretor técnico da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (UTAG), ligado ao IPPUC, setor responsável pelo gerenciamento dos contratos multilaterais.
De acordo com o engenheiro Mauricio Costa, coordenador do LABIMPMC, o laboratório visa prestar supor- te à implantação da tecnologia no município, atuar como elemento técnico na formulação de estratégias e definir critérios para contratação de projetos e obras no município, além de integrar o GIS com o BIM.
Modelagem 3D: do tinteiro ao digital Para trazer as intervenções à vida, diversas áreas são selecionadas para subsidiar estudos e projetos das vias envolvidas em cada lote. Imagens em alta resolução, obtidas por fotogrametria, desdobram-se em ortofotos, MDT e MDE, e são utilizadas, também, para a geração de nuvens de pontos. Essas imagens são o ponto de partida do desenvolvimento de modelos digitais, de onde serão extraídos, por exemplo, a altura das edificações para cálculo da volumetria, além de informações que vão compor o banco de dados georreferenciado da cidade.
Entre as boas práticas do IPPUC, está o uso do Autodesk Infraworks para simular e assim avaliar projetos contratados. As validações técnicas compreendem, inclusive, se o motorista tem a visibilidade necessária para fazer os movimentos dentro de uma intersecção. Com isso, qualquer via que não seja 100% segura pode ser corrigida antes mesmo da fase de planejamento da obra.
Segundo o engenheiro civil Rafael de Paula, projetista viário do LABIMPMC, “a ferramenta é muito interessante para nossos estudos conceituais e projetos digitais de sistema viário. Um exemplo disso é que há 15 anos um sistema binário foi implantado na cidade e muito próximo da inauguração desta obra tivemos várias experiências de colisão em uma curva vertical, justamente pela falta de visibilidade do motorista. Se tivéssemos essa ferramenta no passado, a obra não teria que ser alterada depois de pronta e tampouco a população teria sido afetada.”

O Infraworks acaba trazendo bastante detalhamento e precisão da obra ainda na fase de planejamento.

Também é possível fazer a simulação de como o trânsito se comportará na região quando as obras forem implantadas, usando dados do software e do estudo de tráfego. Além disso, a ferramenta possibilita a flexibilidade de simular trechos do projeto. Outra vantagem apontada pelos especialistas é o uso do Autodesk Docs como Ambiente Comum de Dados (CDE), que facilita a comunicação com as projetistas, o entendimento dos projetos e suas interfe- rências na escala urbana. A disseminação do BIM dentro da prefeitura como pré-requisito gera naturalmente o engajamento das empresas contratadas, trazendo maior eficiência e agilidade nas correções e aprovações dos projetos. Ainda, a plataforma em nuvem possibilita que qualquer pessoa possa ter acesso ao projeto por meio da internet. Isso viabiliza não apenas o controle da obra, como a comunicação institucional com a própria população, que pode acompanhar como a região ficará quando a obra for acabada, uma vez que as imagens geradas são de fácil entendimento, mesmo para pessoas sem conhecimento técnico.
Melhorando a vida da população “Em Curitiba, inovação é um processo social. A cidade só é inteligente quando melhora e facilita a vida das pessoas”, afirma Rafael Greca, prefeito da cidade.
Os técnicos destacam ainda que um dos projetos em andamento também foi usado para traçar um perfil socioeconômico da região analisada e assim obter informações sobre as condições de vida dos moradores do local. Um cadastro desses moradores foi elaborado para avaliar o impacto real das mudanças para cada família, além de levar em conta a necessidade de cada uma delas. Assim sendo, o BIM vai muito além da engenharia, mas acaba sendo uma metodologia de melhoria de vida dos cidadãos curitibanos.
“É fantástico acompanhar os casos do IPPUC e da prefeitura de Curitiba, que estão na vanguarda do planejamento urbano e usufruem de diversas tecnologias consolidadas, como GIS e BIM, para melhorar a fiscalização e aprovação de projetos e obras”, observa Fernanda Machado, especialista técnica sênior da Autodesk do Brasil.
“A administração pública e a população só têm a ganhar com este grande exemplo de inovação social”, completa Ricardo Bianca, também especialista técnico sênior da Autodesk Brasil.
Sobre a Autodesk
A Autodesk está mudando a forma como o mundo é projetado e feito. Nossa tecnologia abrange arquitetura, engenharia, construção, design de produto, manufatura, mídia e entretenimento, capacitando inovadores em todos os lugares para resolver grandes e pequenos desafios. De edifícios mais verdes a produtos mais inteligentes e sucessos de bilheteria mais fascinantes, o software Autodesk ajuda nossos clientes a projetar e criar um mundo melhor para todos. Para obter mais informações, visite ou siga @autodesk.
O deputado estadual Gugu Bueno (PSD) será vice-líder de governo na Assembleia Legislativa do Paraná. (Foto: assessoria)
Vice-líder O deputado estadual Gugu Bueno (PSD), que toma posse do cargo nesta quarta-feira (1°) e será vice-líder de governo na Assembleia Legislativa do Paraná. O convite foi aceito nesta segunda-feira (30) pelo parlamentar, após reunião com o governador Ratinho Jr. “Me sinto muito honrado pela confiança depositada em nosso trabalho”, afirma o deputado. Gugu teve papel fundamental no avanço de projetos de lei essenciais para o desenvolvimento do Paraná, como o da Nova Ferroeste.
Primeiro-secretário
Com a eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (1), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) deverá ser eleito o primeiro-secretário da casa. Curi estabeleceu como prioridades para a nova função avançar nas ações de transparência, modernizar e informatizar processos e ampliar a parceria com o Governo do Estado no programa Paraná Mais Cidades, que garante investimentos de recursos da Assembleia diretamente nos municípios paranaenses.
Ecoturismo O deputado estadual Marcio Nunes (PSD), cotado para assumir a recém-criada Secretaria de Turismo do Paraná, prevê um bom ano para o fomento do ecoturismo. “O turismo sustentável tem ganhado força em nosso Estado. Setores ligados a este nicho afirmam que após a pandemia os turistas estão mais atentos à sustentabilidade e à valorização de espaços naturais. O fortalecimento desse segmento deve ser uma prioridade no Paraná”, disse à coluna da ADI.
Exportação
O volume de milho carregado pelo Porto de Paranaguá neste ano impressiona. Até o último dia 29, foram 569.461 toneladas do cereal embarcadas. O volume é quase 161% maior que as 218.358 toneladas exportadas pelos terminais paranaenses durante os 31 dias do mesmo mês de 2022. A engenheira agrônoma
Ana Paula Kowalski, técnica do Departamento Técnico e Econômico da Faep/Senar, destaca que “o Brasil surge como uma alternativa importante, uma potência na exportação de milho, com um crescimento anual bastante expressivo”.
Demandas do Paraná
O governador Ratinho Júnior (PSD) participou na última do fórum de governadores em Brasília. Ratinho Júnior para entregar quatro ofícios ao presidente Lula (PT) com demandas estaduais nas áreas de infraestrutura e economia. Os conteúdos dos ofícios tratam da ampliação dos investimentos nas rodovias federais que estavam dentro do antigo Anel de Integração até a nova concessão, o projeto da Nova Ferroeste, a renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu e a criação do Fundo Constitucional do Sul, como medida dentro da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.
Cadastur
Entre 2019 e 2021, aumentou 27,5% de empresas registradas no cadastro de prestadores de serviços turísticos no Paraná, de 6 mil para 8 mil empresas registradas no setor. De acordo com dados consolidados do IBGE, o turismo cresceu 33,8% no estado entre janeiro e setembro de 2022. No carnaval deste ano, primeiro feriado prolongado do ano, a expectativa é de que os paranaenses apostem nas aventuras da região litorânea do estado.
Vagas de emprego
As Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana com a oferta de 13.621 vagas de emprego com carteira assinada. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.830 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de alimentador de linha de produção com 580 vagas, magarefe (425) e safrista (421).
A região metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (2.482).
Vestibular
A Unioeste realiza seu vestibular neste domingo, 5 de fevereiro. Os candidatos devem ficar atentos aos locais de provas, horários e o que pode ou não ser levado para a sala. Conhecendo essas dúvidas comuns, a universidade preparou uma lista para ajudar o aluno a não correr riscos, disponível no site www.unioeste.br.
Araucária
A preservação da Araucária, árvore-símbolo do Paraná, a partir das técnicas desenvolvidas pelo professor e pesquisador Flávio Zanetti foi destaque em jornal da Rede Globo. O professor da UFPR aponta que os avanços realizados podem encerrar o processo de extinção da planta. A produção da árvore também tem incentivo e apoio em nível estadual com a aprovação da le proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) em 2020, juntamente com o deputado Hussein Bakri (PSD) e o ex-deputado Emerson Bacil (União Brasil). A técnica utilizada pelo professor Zanetti faz enxertos com o material genético da araucária de caçador, que ficou conhecida pelo recorde de produtividade, a maior já conhecida até hoje no Brasil e no mundo.
Posse
A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas eleições gerais de outubro acontece nesta quarta-feira (1º de fevereiro) às 14 horas. Dos 54 deputados eleitos, 30 renovaram os mandatos, três tiveram upgrade político para a Câmara Federal, em Brasília.O índice de renovação da Assembleia Legislativa foi de 44,5%.
Posse II Na quarta-feira, também serão empossados em Brasília, os 30 deputados federais e o senador eleito Sérgio Moro (União Brasil).Neste dia também serão eleitas as novas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e Senado Federal. O deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atuais presidentes, são favoritos à reeleição.
Sortudo
Um iguaçuense cravou os sete números sorteados no concurso 1892 da Timemania de sábado, 28. O dono do bilhete vencedor vai receber um prêmio de R$ 29.086.425,27. As dezenas da vez foram 19-35-38-6265-69-77.
Dívida ativa Nesta terça-feira, 31, termina o prazo para que donos de pequenos negócios, incluindo os microempreendedores individuais façam adesão à negociação de débitos na dívida ativa da União com valores inscritos de até R$ 50 milhões. A medida é válida para as empresas do Simples Nacional com créditos inscritos há mais de um ano, na transação do contencioso de pequeno valor ou até 31 de dezembro de 2022, nos demais casos. Para consultar sobre dívida na União basta acessar o Portal Regularize de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Reforma Com o início da nova legislatura no Congresso, o governo Lula (PT) tendo Fernando Haddad à frente do Ministério da Fazenda, vai em busca da aprovação da reforma tributária. Para evitar desgastes e pautas de menor importância, a nova gestão tentará passar com rapidez a proposta, uma pauta tão complexa como consensual. Haddad terá a seu favor o fato de a reforma ser considerada importante, tanto para os parlamentares de sua base de apoio quanto para os bolsonaristas, uma vez que o governo anterior também tentou implementá-la.
Semana cheia
A Câmara dos Deputados e o Senado retomam oficialmente os trabalhos a partir da próxima quarta-feira (1º de fevereiro) com 27 medidas provisórias editadas pelo presidente Lula (PT) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pendentes de votação. Entre as MPs estão a que prevê o pagamento de R$ 600 mensais do Bolsa Família; que devolveu o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ao Ministério da Fazenda; que reduz impostos sobre os combustíveis; e a que extinguiu a Funasa.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson
Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205
Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650
Departamento Comercial / Administrativo
Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal