4 minute read

Passageiros aprovam comodidades

e silêncio do ônibus elétrico em teste em Curitiba

As ruas do Largo da Ordem do bairro São Francisco guiarão o caminho para a 1ª etapa do Dança Curitiba Circuito de 2023. O evento gratuito acontece neste domingo (28/5) no Memorial de Curitiba e contará com a apresentação de 23 grupos, das 10h às 13h.

Advertisement

Promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), o evento abrange diferentes modalidades entre as 37 apresentações, como balé infantil, dança cigana turca, hip hop, tribal, jazz, kpop, balé clássico e dança contemporânea. Outras modalidades estarão nos demais Circuitos do ano.

“Nós estamos muito contentes pelo sucesso deste ano. Em 24 horas tivemos todas as vagas preenchidas, o que mostra que a iniciativa é reconhecida entre as instituições e como temos democratizado o acesso à cultura”, comemora Nathalia Scremin, coordenadora do programa.

MOVIMENTO DO BEM

Além de contemplar o movimento das danças, quem visitar o evento pode colaborar para um movimento do bem, com a doação de peças de roupa, sapatos ou cobertores. Uma caixa estará na entrada para receber as doações.

A iniciativa faz parte da Campanha do Agasalho, promovida pela Prefeitura de Curitiba, que pretende alcançar mais pessoas, por meio de ações da Fundação de Ação Social (FAS) no atendimento a pessoas em situação de rua.

PROGRAMAÇÃO

As próximas etapas do Circuito acontecem sempre às 10h, no último domingo do mês. Exceto outubro, em razão do dia das crianças. As datas são: 25 de junho, 30 de julho, 27 de agosto, 24 de setembro e 7 de outubro.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da políti- ca pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Os passageiros que já tiveram oportunidade de se deslocar em um ônibus 100% elétrico em teste em Curitiba são unânimes: o veículo é mais confortável e silencioso que o movido a diesel.

Além de não poluente, com zero emissões, o ônibus elétrico vem caindo no gosto dos usuários, que estão tendo uma amostra de como será a tecnologia que começa a ser integrada à frota da cidade a partir de 2024. Até 2030, 33% da frota será elétrica, percentual que subirá para 100% em 2050.

No momento, está em teste o modelo padron da fabricante brasileira Eletra, que está trafegando na linha Interbairros II, com passageiros. Os testes começaram na última segunda-feira (22/5) e devem durar de 20 a 30 dias.

A linha Interbairros II, uma das mais importantes de Curitiba, transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto. Até o fim de outubro, pelo menos oito ônibus elétricos, de diferentes fabricantes, devem ser testados na capital paranaense.

A diarista Jussara dos Santos Alves, de 44 anos, pega o Interbairros II toda semana para ir trabalhar e não sabia que andaria no ônibus elétrico nesta quarta-feira (24/ 5).

"É um privilégio pegar um ônibus assim, ele é lindo e muito chique, além de ser uma delícia andar em um ônibus tão silencioso", contou Jussara.

AR CONDICIONADO

Sueli Ribas de Taun, manicure de 61 anos, utiliza a linha diariamente para se deslocar e comentou que o ônibus elétrico é esperança de maior conforto. "Adorei o ônibus novo, é silencioso e com o ar condicionado eu espero que o perrengue de passar calor no ônibus no verão fique no passado", avaliou Sueli.

Para quem gosta de aproveitar o tempo de locomoção no transporte público de Curitiba para utilizar o celular, o elétrico também agradou. "O que eu mais gostei é o carregador para a bateria do celular, vai ser muito útil pra mim, porque passo o dia todo fora de casa. O ônibus também é muito bonito e agradável, espero que seja bem cuidado pelo povo", comentou Célia Belmo de Lima, de 53 anos, que trabalha com serviços gerais.

CRONOGRAMA DE TESTES

A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.

Além da Eletra, a chinesa BYD também vem executando testes em Curitiba desde fim de abril. O ônibus BYD, do tipo articulado, no entanto, circula sem passageiros porque o posicionamento das suas portas de embarque é do lado esquerdo e não direito, como pede a operação no transporte coletivo. O veículo já passou pela linha Interbairros II e nesta semana iniciou testes no eixo lesteoeste, na linha Centenário/Campo Comprido. Até outubro,, além da BYD e da Eletra, Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo farão testes em Curitiba.

Aquisi O

A Prefeitura já anunciou que serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus – 42 tipo padron e 28 articulados - que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.

Os ônibus elétricos comprados vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia. "A nossa expectativa é que os primeiros veículos elétricos comprados estejam na linha Interbairros II em meados do próximo ano. Na sequência serão usados nos Ligeirinhos", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Segundo ele, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental e do conforto para os passageiros, o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no médio prazo. "O custo de aquisição é maior, mas se dilui ao longo do tempo e o custo de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel", afirmou Maia Neto.

This article is from: