10 minute read

Greca apresenta Pirâmide Solar do Caximba e defende justiça climática na abertura do Smart City em Curitiba

Na cerimônia de abertura da Smart City Expo Curitiba 2023, na manhã desta quarta-feira (23/3), no Centro de Eventos Positivo, o prefeito Rafael Greca defendeu a justiça climática, com o avanço dos investimentos das smart cities (cidades inteligentes) em fontes de energias renováveis para que o uso de novas tecnologias promova a transformação social. “Tudo coincide com os 330 anos de Curitiba, que tem um nome providencialmente escolhido: Nossa Senhora das Luz dos Pinhais de Curitiba. Uma cidade que tem luz e que tem muito pinhão, muita semente. Portanto, somos uma cidade para semear. Queremos semear o avanço no uso da energia solar, com justiça climática. Nossa busca é mostrar que é possível superar a condição de adversidade com a poluição e com o aquecimento global”, destacou o Greca.

Advertisement

“É um orgulho para Curitiba sediar o maior evento do mundo de cidades inteligentes, o que demonstra a relevância da nossa Capital e do Estado como um todo na área de inovação”, disse. “Para que cada vez mais municípios tenham acesso a tecnologias, o poder público e o setor privado têm trabalhado em conjunto, e devem trabalhar cada vez mais, levando soluções inteligentes aos serviços prestados à população”. Ele citou as ações do Estado nesse sentido, como o fortalecimento dos ecossistemas regionais de inovação, através dos 18 parques tecnológicos credenciados pelo governo em diferentes cidades, o trabalho das universidades estaduais no desenvolvimento das vocações regionais, o uso de inteligência artificial no serviço público e a oferta de disciplinas de programação e robótica nas escolas da rede estadual.

Para o governador, eventos como a Smart City acelera ainda mais o trabalho conjunto entre poder público e setor privado, com estados e municípios tendo acesso às mais modernas tecnologias para as cidades. “Prefeitos e governadores de todo o Brasil têm acesso às soluções desenvolvidas por empresas e startups para facilitar a vida dos cidadãos. Foi esse trabalho conjunto que permitiu a execução de grandes tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia”, disse.

Esquadrilha da Fumaça reuniu cerca de 60 mil pessoas em Pinhais

“Quem já viu, pode apontar!”. Assim anunciou o Capitão Pereira ao público presente no último domingo (19), no Parque das Águas, que aguardava ansiosamente a chegada da Esquadrilha da Fumaça em Pinhais. Aproximadamente 60 mil pessoas lotaram o local e as imediações para prestigiar o espetáculo aéreo que iniciou às 15 horas e durou cerca de 40 minutos. A intensa e emocionante apresentação de acrobacias pôde ser vista a quilômetros de distância, encerrando com um gigante coração desenhado no céu -- um presente aos 31 anos do município.

Fundo Sul

A proposta de criação do Fundo Sul, um fundo constitucional destinado a municípios com baixo IDH, ganha reforço com articulação para formar uma Bancada Regional dos estados do Sul e Sudeste. Este fundo pretende atuar em modelo semelhante ao já existente no Norte, Nordeste e Centro Oeste, com intuito de equilibrar as desigualdades econômicas e sociais.

(Foto: BRDE)

Governador sanciona lei que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher

Ele será administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial e terá como objetivo dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta terça-feira (21) a criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR). A assinatura da lei 21.370/2023 , que regulamenta o funcionamento do fundo, ocorreu durante o encontro com primeiras-damas, prefeitas e assistentes sociais do Paraná promovido pelo Governo do Estado no Museu Oscar Niemeyer, oportunidade em que o Estado anunciou uma série de medidas de proteção e fortalecimento das mulheres.

Aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o FEDIM/PR será administrado pela Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial (Semi). O objetivo é garantir o suporte financeiro ao planejamento, implantação, execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.

Segundo Ratinho Junior, o fundo permitirá que o Estado consolide as ações para fortalecer o protagonismo feminino no Paraná. “A criação do Fundo Estadual dos Direitos da Mulher vai permitir que façamos investimento para implementação das políticas públicas, tanto para auxiliar programas que já existem como para potencializar novas políticas foram anunciadas hoje”, afirmou.

A primeira-dama do Paraná e anfitriã do evento, Luciana Saito Massa, comemorou o avanço da pauta feminina no Estado. “É uma conquista ter esse fundo aprovado e sancionado, permitindo que o Estado possa fazer a diferença na vida das mulheres que mais precisam”, declarou.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, a criação de um fundo estadual específico para dar suporte financeiro aos programas focados no público feminino é uma chance de aprimorar as ações.

“Quando o Estado criou a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial foi um grande avanço nas políticas públicas, respondendo a uma demanda antiga das mulheres”, disse. “Precisamos agradecer também a Assembleia Legislativa, em especial à bancada feminina, por aprovar a criação de um instrumento que reserva recursos para as políticas públicas voltadas às mulheres, porque para se fazer ações efetivas é necessário orçamento”.

FUNDO Os recursos do FEDIM/PR serão provenientes de diversas fontes, como os destinados na Lei Orçamentária Anual (LOA), Fundo Estadual de Combate à Pobreza do Paraná (FECOP), produtos da arrecadação da exploração do serviço estadual de loteria – Lotepar, dentre outros. Os valores e destinações específicas serão alinhados com a equipe técnica da Semi.

Caberá ao Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR) a responsabilidade de acompanhar e avaliar a execução, o desempenho e os resultados dos re- cursos aplicados nos programas e projetos desenvolvidos, além de sugerir políticas públicas que podem receber recursos.

Criado há 10 anos, o CEDM atua na construção participativa das políticas públicas para mulheres, vinculando e garantindo recursos para a efetivação e ampliação das iniciativas implementadas pelo Estado. Uma das principais funções do Conselho é elaboração e acompanhamento do Plano Estadual dos Direitos das Mulheres 2022-2025.

NOVOS RECURSOS

Presente no evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, anunciou o primeiro aporte de recursos ao FEDIM/PR a partir de recursos provenientes do Poder Legislativo. “A Alep conta atualmente com uma bancada de 10 deputadas estaduais, uma estrutura de liderança da bancada feminina e uma Procuradoria da Mulher. Através da mesa executiva, vamos liberar R$ 2 milhões em recursos oriundos da economia realizada pela Casa”, garantiu. Após o anúncio, o governador disse que o Estado dobrará o aporte inicial ao FEDIM/PR e enalteceu o trabalho integrado entre os poderes para o avanço das pautas de interesse das mulheres. “A parceria com a Assembleia nos deu a oportunidade de criar a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial e o fundo que vai garantir os recursos para o seu funciona- mento. Além do repasse da Alep, vamos repassar mais R$ 2 milhões do tesouro estadual para que a Semi conte com recursos robustos para começar a implementar políticas públicas para as mulheres”, disse.

PRESENÇAS Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; a procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira; a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; os secretários estaduais das Cidades, Eduardo Pimentel; da Comunicação, Cléber Mata; do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; da Segurança Pública, Hudson Teixeira; da Administração e Previdência, Elisandro Frigo; o diretor-presidente da Cohapar, Jorge Lange; a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Wosnika; a diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da SEMI, Clemilda Santiago Neto; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; as deputadas estaduais Cloara Pinheiro, Maria Victória, Marli Paulino, Mara Lima, Cristina Silvestri, Mabel Canto, Márcia Huçulak, Flávia Francischini, demais deputados, além de prefeitas e primeiras-damas dos municípios do Paraná.

Fundo Sul

A proposta de criação do Fundo Sul, um fundo constitucional destinado a municípios com baixo IDH, ganha reforço com articulação para formar uma Bancada Regional dos estados do Sul e Sudeste. Este fundo pretende atuar em modelo semelhante ao já existente no Norte, Nordeste e Centro Oeste, com intuito de equilibrar as desigualdades econômicas e sociais. “No total, somos 277 parlamentares na Câmara. A ideia é unir força política e trabalhar na defesa do que é importante para a nossa região”, disse o coordenador do Paraná, o deputado federal Toninho Wandscheer.

Operando o Fundo

Para o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – Luiz Carlos Borges da Silveira, o movimento para o Fundo Sul está ganhando força“ na medida em que parlamentares e segmentos da sociedade da cadeia produtiva, conhecem a realidade de alguns municípios do Sul, que necessitam de um desenvolvimento mais homogêneo, já que 20% deles, apresentam IDH baixo”. O BRDE terá o encargo de fazer as operações do Fundo, caso seja aprovado.

Eleição na Amop

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) convida os prefeitos para participar da Assembleia Geral de Eleição e Posse da Diretoria Executiva da Amop no dia 24 de março, sexta-feira, às 09h30, na sede da entidade.

Nova ponte A Itaipu Binacional autorizou o repasse da primeira parcela de um convênio para a contratação de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) visando a construção de uma nova ponte entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. O valor repassado será de R$ 2,6 milhões, que representam mais de 80% do total conveniado, de R$ 3,2 milhões. A nova ponte deverá ter dois quilômetros de extensão, sobre o Rio Paraná, e vai conectar o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado, a Taquarussu (MS). O projeto é uma parceria entre Itaipu, governo do Paraná e governo do Mato Grosso do Sul.

Pequenos municípios

O presidente Ademar Traiano (PSD) anunciou, nesta quarta-feira (22), o repasse de R$ 200 milhões a serem destinados especialmente para pavimentar vias em municípios com até sete mil habitantes. O montante é viabilizado através da devolução de recursos economizados pela Assembleia Legislativa em sua execução orçamentária. A meta do governo é pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes até 2025. O investimento estimado para o projeto é de R$ 3 bilhões. Ao todo, 308 municípios serão beneficiados diretamente.

Próxima sede

O 5° Fórum Paranaense de Turismo Religioso, realizado de 15 a 17 de março, recebeu mais de 200 pessoas no Complexo Turístico Mega Rocio, em Paranaguá. O fórum contou com palestrantes nacionais e internacionais e também apresentou dezenas de iniciativas de turismo religioso do Paraná. Ao final foi divulgada a próxima cidade que deverá sediar o evento, Lunardelli, que abriga o Santuário Santa Rita de Cássia, o destino mais votado dentre os que se candidataram.

Sem pressão!

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que o prazo dado pelo governo dele para definição do novo pedágio pelo governo federal “não foi um ultimato”. Em 6 de março, o líder do Executivo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Hussein Bakri (PSD), disse que o governo estadual só esperaria até o fim do mês por uma decisão do governo federal sobre o novo modelo de concessões. “Eu falei, obviamente, para o ministro Renan Filho que nós temos que ter um prazo para essa solução, não dá para ficar toda semana postergando”, afirmou Ratinho. Passa-faunas A duplicação da BR-469 de 8,7 quilômetros, em Foz do Iguaçu, terá três corredores no total para passagens de animais de um lado para o outro da rodovia. São duas passa-faunas previstas. As estruturas possuem formato de galeria celular, onde a travessia dos animais é realizada por baixo da rodovia. A obra teve início em setembro de 2022, está com 5,48% de conclusão. A previsão de entrega da duplicação é para o primeiro semestre de 2024.

Transformação digital Com o objetivo de promover a inovação no Paraná, a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEIMT) e a Casa Lide assinaram nesta semana um protocolo de intenções para trabalhar em parcerias e inauguraram uma Agência da Inovação na estrutura do espaço, que fica em Curitiba. “Estamos unindo esforços para o desenvolvimento de projetos, eventos, discussões, incentivo ao fomento da tecnologia, para criar soluções voltadas à integração dos órgãos e entidades que executam atividades ligadas ao segmento de inovação e transformação digital”, destacou o secretário Marcelo Rangel.

Consulta pública

A Prefeitura de Cascavel abriu consulta pública para moradores sugerirem prioridades para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. Os interessados podem participar até 1º de junho pela internet. Na modalidade digital, é preciso preencher o questionário disponível na internet. Além da participação online, haverá também as audiências públicas para debater as necessidades da população em cada região. O cronograma das audiências está sendo elaborado e será divulgado nos próximos dias.

Terrorismo A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação que investiga grupo suspeito de planejar matar e sequestrar autoridades, segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino. O senador Sérgio Moro (União-PR) afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que era um dos alvos do grupo criminoso. Os nomes dos alvos não foram divulgados. De acordo com a PF, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo, Paraná – onde estão os principais alvos – Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Diesel em queda

O preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras sofrerá a partir desta quintafeira (23). Com a redução de R$ 0,18 por litro, o valor passará de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro. Em nota, a Petrobras informou que a sua parcela no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,45 a cada litro vendido na bomba. De acordo com a companhia, os principais motivos do recuo são a manutenção da competitividade dos seus preços “frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino”.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650

Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

This article is from: