5 minute read

Sesc Centro será reinaugurado dia 27 de fevereiro

O prédio histórico da Rua José Loureiro, nº 578 volta a ser endereço de atividades culturais, esportivas, educacionais, de saúde e de ação social promovidas pelo Sesc PR. No dia 27 de fevereiro (segunda-feira), o tradicional endereço do centro da capital paranaense será reaberto ao público após seis anos e meio fechado para obras de revitalização e reforma.

Com mais de sete mil metros quadrados, a Unidade Sesc Centro abrigará uma clínica odontológica com cinco consultórios, sala de cinema para 50 pessoas, auditório com 130 lugares, duas salas de exposição, ginásio com quadra poliesportiva coberta e vestiários, salas de leitura, de cursos, de Pilates, lutas, música, idiomas, lanchonete, restaurante com capacidade para 700 refeições ao dia, espaço para jogos eletrônicos.

Advertisement

Colégio Sesc Centro

Com entrada exclusiva pela Rua Pedro Ivo, nº 755 a unidade abrigará também o Colégio Sesc Centro, o primeiro da instituição a ofertar o Ensino Fundamental completo, do primeiro ao nono ano, além do Ensino Médio Integrado ao Técnico – resultado de uma parceria com o Senac.

O colégio está equipado com 12 salas de aula, sala de robótica, espaço maker, laboratórios de informática e de ci ências, biblioteca, sala de professores, teatro de arena, cantina e refeitório, e área administrativa, além dos espaços comuns aos da unidade de serviços.

Segundo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, desde 2005 todo o sistema sobre seu comando tem se preocupado com a preservação, restauro, divulgação de importantes construções que fazem e contam a história do estado do Paraná. “Entendemos a importância de resgatarmos e preservarmos a memória cultural e histórica do nosso estado. Com o Sesc Centro não foi diferente. Esta edificação é icônica para a capital paranaense, um símbolo da arquitetura moderna em nosso estado. Todos os trabalhos que foram feitos ali foram para mantermos esta história, amplificá-la e tudo isso alinhamos com o que há de mais moderno e funcional”, destaca Piana.

Para o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, a unidade Sesc Centro volta ofertar à comunidade curitibana e da Região Metropolitana, serviços em todas as áreas de atuação da instituição.

“Entregamos um equipamento completamente atualizado, funcional, com inúmeros diferenciais. O prédio, localizado na região central de Curitiba, é rodeado por empresas do comércio, está próximo a um dos principais terminais de integração metropolitana, o Terminal do Guadalupe, e de praças como a Carlos Gomes, Eufrásio Correia e Rui Barbosa”, revela Sextos.

Exposição

Durante os próximos meses, o público que visitar a unidade poderá conhecer a exposição Sesc Centro: resgatar o passado para transformar o presente. Trata-se de uma exposição resultado de uma intensa pesquisa histórica. “Resgatar as memórias que remontam a história do Sesc Centro foi uma tarefa longa, árdua, mas imensamente satisfatória, pois nos levou a reviver essas histórias, por meio de um rico arquivo institucional, mas também por meio das lembranças contadas por quem construiu parte de sua trajetória neste espaço”, revelam os curadores da exposição.

Edificação histórica

Inaugurado em 1959, o edifício recebeu o nome de José Luiz Guerra Rego – uma homenagem ao então presidente da Federação do Comércio do Paraná, um dos fundadores do jornal O Estado do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, de maio de 1953 a março de 1954.

A construção é uma obra da Arquitetura Moderna, que privilegia formas retas e simples, e faz uso de elementos como o concreto aparente, vidro e aço, janelas em fita para favorecer a iluminação e pilotis, projetada pelos arquitetos Dircio Lima Guilhon de Oliveira (1924-2019) e Luiz Afonso d'Escragnolle Filho (1924-2004).

Quando inaugurado, o espaço era compartilhado entre as três instituições que hoje formam o Sistema Comércio no Paraná, abrigou por cinco anos o departamento regional do Senac PR e, por 26 anos, o departamento regional do Sesc PR e foi sede da Federação do Comércio do Paraná.

A Unidade Sesc Centro foi a primeira no estado a contar com sede própria e, entre as 43 unidades no Paraná, é a segunda maior em área construída.

Arquitetura Moderna

Privilegiando formas retas e simples, e fazendo uso de elementos como o concreto aparente, vidro e aço, a arquitetura moderna se caracteriza por construções com fachadas livres, janelas em fita para favorecer a iluminação, pilotis, terraço jardim, planta livre e formas geográficas simples.

No Brasil, um dos maiores expoentes da arquitetura moderna é o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, que se tornou referência não apenas no país, mas no mundo.

Unidade de Interess de Preservação

A Unidade Sesc Centro é considerada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) uma Unidade de Interesse de Preservação. Todo o projeto de restauro e reforma precisou ser pensado a fim de preservar as características originais da fachada, janelas, pilotis, paredes em mármore, pisos granilite, e conciliar com as necessidades de uma escola contemporânea.

Arquitetos - Luiz Affonso d´Escragnolle Filho

Nascido em Petrópolis (RJ), em 1924, Luiz Affonso d´Escragnolle Filho graduou-se em arquitetura pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro. Iniciou a sua vida profissional no estúdio de Oscar Niemeyer, no período de 1945 a 1948. Apesar de poucas referências sobre seu trabalho, suas obras mais conhecidas datam do fim da década de 1950, entre elas o Sesc Centro, em Curitiba; a Casa Brasil, em Madri; o Conservatório Mineiro de Música, em Belo Horizonte; o Centro de Educação Física, em Natal. O projeto arquitetônico da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é também resultado de uma parceria dos arquitetos d´Escragnolle Filho e Dircio Lima Guilhon de Oliveira.

De 1958 a 1960 realizou grande quantidade de projetos de es- colas técnicas industriais por todo o Brasil. Representou o Brasil em diferentes feiras e eventos internacionais, foi integrante da Comissão de Assistência às Fundações Educacionais (CAFE), do então Ministério da Educação e Cultura e assessor técnico do Ministro da Educação, Clóvis Salgado, em 1958. Faleceu no Rio de Janeiro, em 2004.

Dircio Lima Guilhon de Oliveira

Graduado em Arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, Dircio Lima Guilhon de Oliveira fez parte da Comissão de Transferência do MEC para Brasília, em 1960, e integrou a direção executiva da Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília (Caseb), com o cargo de diretor do Serviço de Obras. Em 1969 integrou um grupo de trabalho instituído pelos Ministérios da Educação e do Planejamento para estudar e propor projetos de financiamento encaminhados ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, a fim de erradicar o analfabetismo no Brasil.

No aniversário de 160 anos de fundação do Banco do Brasil, em 1968, participou do concurso para a escolha da marca-símbolo do banco. Dircio e os desenhistas José Milton Ferrari e Humberto Benetti foram os vencedores entre os mais de 4.450 desenhos inscritos. Os trabalhos foram avaliados pelos pintores Iberê Camargo e Maria Madalena Soutelo, pelo escritor Adonias Filho, pelo paisagista Burle Marx e pelo professor Celso Kelly. A equipe vencedora recebeu o prêmio de oito mil cruzeiros novos.

Comissão de Obras

Durante o processo de restauro e reforma, os trabalhos foram acompanhados pela Comissão de obras, presidida pelo conselheiro Zildo Costa e formada pelos conselheiros do Sesc PR: Gelcio Miguel Schibelbein, Ottílio Monaco e Sigismundo Mazurek.

Outras unidades da capital

Além do Sesc Centro, a capital paranaense conta com outras unidades de serviços, como o Sesc Água Verde, o Sesc Educação Infantil, o Sesc Paço da Liberdade, o Sesc da Esquina e o Sesc Portão.

Toda a programação de cursos, atividades, projetos e campanhas do Sesc PR estão disponíveis no site www.sescpr.com.br.

Assessoria de Imprensa

Os jornalistas interessados em visitar a unidade podem entrar em contato para agendamento pelos telefones (41) 3883-4517, (41) 99236-3335 ou (41) 99610-6251.

Fones: 3332-8193

Fones: 3332-8193

99718-9656

This article is from: