
3 minute read
Fala Curitiba 2023 terá mais pontos móveis e ações aos sábados para aumentar opções de participação
from 04/02/2023
As equipes do Fala Curitiba voltam às ruas a partir de março para ouvir a população sobre as prioridades de investimento e as necessidades de melhorias na cidade para o próximo ano. Entre as novidades da edição 2023 está a ampliação dos pontos do Fala Curitiba Móvel. Haverá ações também aos sábados.
Para o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, as mudanças são reflexos da evolução natural do Fala Curitiba. “Estamos entrando na sétima edição e o programa só cresceu em participação e reconhecimento. A cada ano, a nossa meta é tornar as consultas um retrato mais fiel do que a população curitibana escolhe, coletivamente, para melhorar a cidade”, diz.
Advertisement
Além de aumentar a abrangência da abordagem nas ruas, a ideia é que as secretarias e órgãos estejam mais envolvidos no processo como um todo para tornar também mais assertivas as contribuições e pedidos dos moradores da cidade. As últimas reuniões internas para a definição de processos e cronogramas estão em andamento entre o Imap, administrações regionais e secretarias municipais nesta e na próxima semana.
Mais Oportunidades
O Fala Curitiba Móvel, implantado em 2022 com 236 ações, deve ter mais de 800 neste ano. As equipes, em unidades móveis identificadas e usando coletes do Fala Curitiba, vão a pontos das dez regionais da cidade e também devem, aos sábados, ir até os parques e eventos comemorativos dos 330 anos de Curitiba.
A intenção, reforça a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos, é garantir ainda mais capilaridade para o programa de consultas públicas. “Dessa forma damos oportunidade de participação a ainda mais pessoas”, reforça, lembrando que há possibilidade de participação pela internet e por reuniões presenciais.
Datas
E ETAPAS
A primeira etapa do Fala Curitiba, que acontece durante todo o mês de março, consiste na definição de prioridades de investimento da cidade, que vão compor a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO). Os participantes poderão até mesmo detalhar os seus pedidos neste momento, informações que serão levadas à segunda etapa, na elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA).
De abril a julho acontecem as consultas específicas para a LOA, as reuniões presenciais nos bairros, a compilação de resultados e a votação final - presencial e on-line, com a eleição de dez prioridades por regional. Os cronogramas completos e datas serão divulgados em breve.

Parceria entre Prefeitura e Estado levará sessões de cinema ao ar livre a bairros de Curitiba
Cinco sessões de cinema ao ar livre, para reunir crianças e adultos, será um dos presentes pelos 330 anos de Curitiba para os seus moradores. As exibições farão parte do programa Cinema na Praça, do governo estadual, por meio de uma carreta que percorre o Paraná e estacionará na cidade em março.
O protocolo de intenções para viabilizar as exibições foi firmada nesta sexta-feira (3/2) pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, com a Secretária de Estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira. A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, participou do evento, que aconteceu no Salão Brasil do Palácio Solar 29 de Março.
“É uma oportunidade especial para as famílias dos nossos bairros participarem dessa data tão especial que é o aniversá- rio da nossa cidade. Isso demonstra a integração do governo estadual com o município”, disse Pimentel, que também é secretário estadual das Cidades licenciado.
EM CINCO BAIRROS
O público poderá assistir, de graça, aos filmes dublados e legendados “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios de Família” e “Os Croods 2 – Uma nova era”. Sempre às 19h, eles serão exibidos nos bairros Cidade Industrial (6/3), Tatuquara (7/3), Sítio Cercado (8/3), Cajuru (9/3) e Boqueirão (10/3).
A primeira-dama explicou que o programa existe desde 2019 e é a realização de um sonho do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “A ideia dele é levar alegria e diversão para quem não tem cinema perto de casa”, disse.
Também participaram da solenidade a presidente da Fundação Cultural de

Curitiba, Ana Cristina de Castro; o secretário de Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Ur- bano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; o coordenador de Ação Cultural e Economia Criativa no Paraná, André Avelino; o diretor de Ação Cultural de Curitiba, Edson França Bueno; e os administradores regionais Raphael Keiji Assahida (CIC), Marcelo
Ferraz (Tatuquara), Fernando Bonfim (Bairro Novo), Narciso Doro Júnio (Cajuru) e Ricardo Dias (Boqueirão).