
7 minute read
Premiada internacionalmente, Rota da Fé recebe o apoio do Estado como destino turístico
from 04/02/2023
O vice-governador Darci Piana recebeu idealizador do projeto nesta semana. O convênio firmado em 2022 prevê a instalação do Caminho Iniciático de Compostela a partir da rota já criada, o que deve atrair novos turistas e investimentos para a região.
A Rota da Fé, uma iniciativa criada em 2006 para promover o turismo religioso em um caminho de 103 quilômetros entre Campo Mourão e Fênix, no Centro-Oeste do Paraná, recebeu recentemente o Prêmio Excelência Turística em Madri, na Espanha. Nesta quinta-feira (02), o vicegovernador Darci Piana recebeu o idealizador do projeto, Rúben Moyano, para conversar sobre a iniciativa, que tem atraído milhares de visitantes todos os anos.
Advertisement
Em novembro de 2022, os dois, em conjunto com o bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Bruno Bersari, e o presidente da Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur) e chanceler da Ordem de Santiago de Compostela, Alejandro Carballo, assinaram um convênio para implantação do chamado Caminho Iniciático de Santiago de Compostela no Paraná, utilizando como base a Rota da Fé.
Os 103 quilômetros podem ser percorridos entre 4 a 5 dias e incluem 27 pontos turísticos passando por Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e terminando em Fênix, onde estão as ruínas da antiga Vila Rica de Espírito Santo, fundada em 1570 pelo governo espanhol. A escolha do trajeto ocorreu em função da região ter abrigado um povoado jesuíta e indígena no século XV e a Diocese de Campo Mourão foi pioneira na implantação de caminhos religiosos.
Nas próximas semanas, uma consultora da Europa deverá visitar a região para avaliar a situação atual da Rota da Fé e propor um plano diretor para implementação do caminho iniciático. A intervenção deverá resultar em apontamentos sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura, como pousadas e banheiros, sinalização e segurança aos turistas.
Para Piana, o estímulo a iniciativas como estas têm um potencial econômico expressivo para os municípios que recebem os turistas. “O Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, é conhecido no mundo inteiro e atrai centenas de milhares de turistas que gastam dinheiro nos hotéis, restaurantes e bares”, disse. “Aqui no Paraná, o Governo do Estado já firmou um acordo com os quatro municípios por onde passa a Rota da Fé e, em parceria com a iniciativa privada e o setor produtivo, pode ajudar a atrair muita gente para a região”.
A Rota da Fé foi a primeira iniciativa escolhida pela Asicotur, que possui sede na Espanha, para receber um caminho iniciático de Santiago de Compostela fora da Europa.
Segundo Rúben Moyano, um dos diferenciais que pesou a favor da iniciativa é a sustentabilidade. “A Rota da Fé começou a ser idealizada em 2006 e, desde então, realizamos 62 edições. Ela foi criada para ser feita por toda a família dentro de uma proposta que fosse economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente adequada. Além da religião, há atrativos históricos, culturais, soltura de peixes, plantio de árvores, venda de produtos da agricultura familiar e artesanatos da região”, argumentou.
Para o idealizador do projeto, o sucesso depende do engajamento de todas as partes envolvidas. “Poder público local, regional e até nacional e a inciativa privada precisam trabalhar em conjunto porque o benefício não vai ser só para a região de Campo Mourão, mas para todo o Paraná, o Brasil e os países vizinhos. Um turista europeu que visitar a região vai passar 20 a 30 dias e, depois de fazer o iniciático, vai querer conhecer as Cataratas do Iguaçu, o Pantanal, Curitiba, Paraguai e Argentina, por exemplo”, disse.
Caminhos Do Peabiru
Na reunião com o vice-governador, também estiveram presentes representantes do projeto Caminhos do Peabiru, uma iniciativa que busca resgatar a rota milenar que passava por boa parte do Paraná, além de outros estados e países, como um atrativo turístico.


A trilha histórica, que era utilizada por indígenas que se deslocavam entre o Oceano Atlântico e a Cordilheira dos Andes está sendo retomada em um projeto que tem a participação do Governo do Estado. O historiador Arleto Rocha é um dos idealizadores do projeto, que teve início justamente pela cidade de Peabiru e chegou a ganhar o prêmio Gestor Público Paraná da Assembleia Legislativa.
“Quando assumi a Secretaria da Cultura de Peabiru nós vimos que tínhamos um potencial econômico grande no turismo e por isso decidimos trabalhar com o próprio nome da cidade. Criamos um projeto envolvendo história e cultura em um roteiro guiado de 10 quilômetros que passa por cachoeiras, minas d'água e trechos originais dos Caminhos de Peabiru, além de incluir uma igreja histórica e um museu sobre os caminhos no itinerário”, explicou.
“A partir daí as coisas foram andando e, com um pequeno investimento, começamos a receber turistas que deram retorno para a economia. Antes da pandemia recebemos cerca de 30 mil visitantes e estamos retomando os trabalhos pós-pandemia com cerca de 8 a 10 mil turistas por ano”, acrescentou o historiador.
O Governo do Estado tem apoiado a iniciativa e trabalha em projetos para recuperar as rotas dos Caminhos do Peabiru, expandindo-a para outros municípios onde as trilhas originais passavam. De acordo com Rocha, a participação estadual é de suma importância tanto para os investimentos em infraestrutura destinada aos turistas quanto na divulgação dos roteiros.
Lula em Foz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer sua primeira visita à Foz do Iguaçu neste mês. Lula vai estar na posse do novo diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, que acontece dia 15 de fevereiro. Lula deverá ainda nomear mais cinco nomes que ocuparão as diretorias de Administração, Financeira, Coordenação, Jurídica, Técnica e o novo diretor-superintendente do PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), responsável pela gestão do turismo da hidrelétrica.

Suplentes
Veja quem são os suplentes a assumir como deputados federais pelo Estado do Paraná: Stephanes Júnior (PSD), Elton Welter (PT), Marco Brasil (PP) e Rodrigo Estacho (PSD). Eles substituirão os deputados (as) eleitos em 2022 federais Leandre Dal Ponte, Enio Verri, Ricardo Barros e Beto Preto. É esperada a confirmação do deputado Sandro Alex e em seu lugar assumirá o comunicador Luciano Alves (PSD).
Desmatamento ilegal
O Governo do Paraná promete zerar o desmatamento ilegal nos próximos quatro anos. O compromisso foi assumido pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. De acordo com o secretário, o estado deve realizar concurso público para contratar mais pessoas para a pasta e para o Instituto Água e Terra (IAT).
Paraná de fora
O Paraná ficou de fora das mesas diretoras da Câmara Federal e do Senado, responsáveis por comandar os rumos do Congresso Nacional. Nenhum dos 30 deputados eleitos pelo Estado e dos três senadores emplacaram um dos sete cargos da cúpula da Câmara ou dos seis do Senado, preenchidos na quartafeira, 1°, pelos parlamentares.
Ferry boat
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai apresentar à população em audiência pública, na quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Guaratuba, informações sobre a nova licitação para exploração da travessia da baía de Guaratuba, o ferry boat. A participação é livre para todos os interessados e também será transmitida ao vivo pelo Youtube.
Porto de Paranaguá
Segundo maior porto do Brasil em movimentação de cargas, o Porto de Paranaguá, do Paraná, vai leiloar mais duas áreas no dia 24 de fevereiro. Irão a leilão, para arrendamento, na Bolsa de Valores do Brasil, a B3, a PAR09 e a PAR50. A primeira tem 26.576 metros quadrados e se destina à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. A segunda, com 85 mil metros quadrados, é voltada para granéis líquidos.
Parque Guartelá
A licitação do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, sexto maior cânion do planeta em extensão, está prevista para ocorrer no dia 28 de fevereiro. Interessados em administrar o Parque têm até o fim deste mês para se credenciarem. O contrato é válido por 30 anos. O espaço recebe em média 40 mil turistas por ano. O valor estimado de investimentos a serem feitos durante o prazo o período é de aproximadamente R$ 4,8 milhões. Indústria paranaense
A indústria encerrou o ano passado com 15.271 novas vagas de trabalho abertas no Paraná. Foi a terceira atividade econômica que mais abriu oportunidades, superada pelo setor de serviços (77 mil) e de comércio (21 mil). “Todos os grandes setores da economia criaram vagas no Paraná no ano passado”, afirma o economista da Fiep, Evânio Felippe.
Apreensão Policiais do Paraná apreenderam, durante o mês de janeiro, 3,1 toneladas de maconha, além de outras drogas. A quantidade de maconha apreendida no primeiro mês do ano já é maior do que o total de 2,2 toneladas da droga confiscadas ao longo de 2022. A maior apreensão aconteceu em Toledo, no dia 7 de janeiro. Após denúncia ao 181.
Nomeada
Christiane Yared foi nomeada pelo prefeito Marcelo Roque como a nova secretária municipal de Gabinete Institucional da Prefeitura de Paranaguá, no Litoral do Paraná. A pasta que era chefiada por Amanda Roque — primeira-dama de Paranaguá. Em oito anos como deputada federal, Yared destinou R$ 43 milhões para Paranaguá.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35
Diretor Comercial: Maurício Mosson
Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205
Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br


SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650 Departamento Comercial / Administrativo Email: adm.metropole@hotmail.com Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná Filiado
SUMULA DO PEDIDO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO
AUTO POSTO MATEUS LEME LTDA, torna público que requereu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA, a Licença de Operação, para posto de combustível, situada a Rua Senador Xavier da Silva nº 444, Bairro Centro Civico, na cidade de Curitiba-PR.
SUMULA DA CONCESSÃO DA LICENÇA PREVIA
AUTO POSTO MATEUS LEME LTDA , torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA, a concessão da Licença Prévia 23/000005, válida até 27/01/2024, para posto de combustível, situada a Rua Senador Xavier da Silva nº 444, Bairro Centro Civico, na cidade de Curitiba-PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA SIMPLIFICADA VALOR REAL EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA (CNPJ 11.680.647/ 0001-28/0001-30), torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, a Licença Simplificada para O CONDOMÍNIO EDILÍCIO VERTICAL (RES. SERENE - 90 UH) a ser implantada RUA TAVARES DE LYRA, S/N - PARQUE DA FONTE - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.
Os recursos serão destinados para unidades que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS) na capital, compra de ambulâncias e veículos para a Estratégia da Saúde da Família (ESF), além da aquisição de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais da capital