4 minute read

Aprovado projeto na Alep que combate importunação sexual no transporte de passageiros

Medida que avançou em primeira discussão vale para veículos que prestam serviço no deslocamento rodoviário intermunicipal comercial

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º), o projeto de lei 464/ 2021, que institui a campanha permanente de combate à importunação sexual no transporte rodoviário intermunicipal comercial de passageiros no Estado do Paraná. Por meio de ações afirmativas, educativas e preventivas, a medida pretende combater qualquer tipo de violência, protegendo a vida e a integridade dos passageiros no interior, no embarque e desembarque dos veículos. A matéria, que tramita na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi aprovada em primeira discussão.

Advertisement

De autoria do deputado Do Carmo (União Brasil), da deputada Cristina Silvestri (PSDB) e do ex-deputado Boca Aberta Junior, outro objetivo da campanha é coibir a violência contra a mulher, promovendo campanhas educativas para estimular denúncias de assédio sexual por parte da vítima. Por fim, visa garantir a segurança do serviço prestado em todo território estadual. A proposta não vale para o serviço de transporte coletivo metropolitano.

De acordo com o deputado Do Carmo, a matéria pretende preservar as garantias fundamentais da dignidade feminina. "A mulher sofre esta violência em silêncio por que não sabe o que fazer ou, até mesmo por vergonha, se manifestar. Muitas vezes, se culpam pelo crime contra elas cometido", diz a justificativa do texto.

Para a efetividade da campanha, o texto determina que as empresas que atuam no setor deverão fixar adesivos dentro de suas dependências e no interior dos veículos com informações sobre o crime de importunação sexual e os números dos órgãos para denúncia. Também deverão informar a todos os passageiros que os casos de assédio ou importunação sexual poderão ser imediatamente relatados aos motoristas. As empresas poderão adotar medidas, em parceria com o setor público, privado e organizações da sociedade civil, para ofertar cursos de capacitação e treinamento para seus empregados sobre o tema.

As autoridades competentes poderão solicitar imagens de câmeras de monitoramento, informações do GPS ou qualquer outra tecnologia, caso existam, para colaborar com as investigações. A proposta diz ainda não é necessário que a vítima seja obrigada a registrar Notícia Criminal, sendo informada de seus direitos da forma mais discreta possível.

Prêmio

Os parlamentares também aprovaram em terceira discussão o substitutivo geral da CCJ referente à proposta que trata da criação do Prêmio Me- ninas Olímpicas, conferido pela Assembleia Legislativa do Paraná. O objetivo do projeto de resolução 13/2021 é fomentar a participação de meninas em Olimpíadas de Conhecimento. O projeto é assinado pela deputada Cristina Silvestri (PSDB) e pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD).

O Prêmio Meninas Olímpicas consistirá na entrega de um diploma a duas meninas em cada nível, contendo o brasão da Assembleia Legislativa e o símbolo da Procuradoria da Mulher desta Casa, acrescido do nome da estudante e da categoria do prêmio. A solenidade de premiação será realizada anualmente em data próxima ao Dia Internacional da Mulher.

Trânsito

O projeto que institui no Paraná a Campanha Visão Zero recebeu emenda e retorna à CCJ. Inspirada em um modelo sueco, a proposição tem o objetivo de zerar o número de mortes e feridos graves no trânsito. O projeto de lei 86/2022 é de autoria dos deputados Goura (PDT), Requião Filho (PT), Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT), Luciana Rafagnin (PT), Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), e dos ex-deputados Nelson Luersen (União) e Reichembach (PSD). Por Thiago Alonso

Bazana e Reichembach assumem como deputados na Assembleia

As vagas eram de Marcelo Rangel e Márcio Nunes que se licenciaram para assumir Secretarias no Poder Executivo

Na sessão plenária desta quarta-feira (1º) os deputados Pedro Paulo Bazana (PSD) e Wilmar Reichembach (PSD) assumiram as vagas de parlamentares que se licenciaram para assumir Secretarias no governo estadual.

Bazana retorna à Casa após o pedido de licença do deputado Marcelo Rangel (PSD), que vai comandar a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital. Já Reichembach ocupa a vaga aberta pelo deputado Márcio Nunes (PSD), que se licenciou para assumir o posto de secretário do Turismo.

Defensor dos direitos da pessoa com deficiência (PcD), Bazana é o primeiro suplente de seu partido e inicia o segundo mandato como parlamentar. Ele já havia ocupado a cadeira desde 2021. O parlamentar manifestou a sua satisfação em retornar à Casa e explicou a linha de trabalho que vai implantar no novo mandato.

“Eu já venho trabalhando há mais de 20 anos na causa da pessoa com deficiência e nesse um ano e três meses que fiquei como deputado tivemos a grata satisfação do governo do estado abrir as portas e atingimos muitas conquistas. Agora eu começo novamente esta caminhada, vamos trabalhar por todo o Paraná e aumentar estas pautas para sempre melhorar a vida da população paranaense”, afirmou Bazana.

Ao se licenciar da Assembleia, o deputado Marcelo Rangel assume a pasta para coordenar a criação de novos programas, facilitar as atividades econômicas e desenvolver a relação com os municípios e os cidadãos.

Sudoeste

O deputado Reichembach afirma que pretende continuar a atuar pela região Sudoeste em todas as áreas, dando apoio aos prefeitos em suas demandas e com um olhar voltado para a agricultura e para o meio ambiente.

Para o parlamentar, é importante dar continuidade ao traba- lho que já vinha sendo realizado, em especial para a população do Sudoeste do estado que já acompanha e conhece as suas “bandeiras ligadas a saúde, educação e em especial à agricultura e a infraestrutura”.

O deputado pontuou que a questão da infraestrutura é motivo de grande destaque nesta gestão do governador Ratinho Júnior e “um item que desejo fortalecer sãos as matérias relacionadas ao Meio Ambiente, porque sinto que a minha base, os meus eleitores, têm este anseio e por isso vou fazer esta pauta mais presente neste novo mandato”.

Marcio Fernando Nunes já atuou no Poder Executivo durante a primeira gestão do governador Ratinho Junior, como secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e retorna, em 2023, ao governo estadual para comandar a Secretaria de Turismo.

Nunes declarou que retorna Executivo para dar continuidade ao trabalho que já estava sendo realizado na gestão anterior do governador Ratinho Júnior. Sobre sua passagem pela Assembleia, o secretário ressaltou que se preocupou em acompanhar os processos legislativos e encaminhar todos as aprovações necessárias dentro da necessidade do Governo. “Houve a minha reeleição como o segundo deputado mais votado do Paraná e, novamente atendo a convocação do Governador para assumir a Secretaria de Turismo”, concluiu. Por Antônio Dilay

This article is from: