10 minute read

Celebrações dos 330 anos de Curitiba terão exposições

do Museu de Arte Antiga de Portugal

O encontro com o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga de Portugal (MNAA), Joaquim Oliveira Caetano, na manhã desta terça-feira (31/1), abriu a agenda internacional do prefeito Rafael Greca em Portugal. Greca está em Lisboa para participar do LIDE - Brazil Portugal Conference, que ocorre de 2 a 4 de fevereiro. O prefeito terá ainda outros encontros paralelos na capital portuguesa, como o realizado com o diretor do MNAA, até o dia 6 de fevereiro. “Convidei o diretor Joaquim Oliveira Caetano para que ele participe conosco das nossas comemorações dos 330 anos de Curitiba, no mês de março. Ele é especialista em restauro de arte antiga, com amplo trabalho em arte portuguesa do pré-descobrimento do Brasil. A ideia é que ele faça palestras em Curitiba sobre o restauro de obras feito pelo Museu Nacional de Arte Antiga de Portugal”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Advertisement

O saldo de vagas com carteira assinada corresponde à diferença entre as 1.731.097 admissões e os 1.612.948 desligamentos no Estado nos 12 meses de 2022. Na comparação com outros estados, o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo (560.986 vagas), Rio de Janeiro (194.869), Minas Gerais (177.996) e Bahia (120.446). “Comemoramos mais um ano de bons resultados no mercado de trabalho do Paraná. O Estado de gente que trabalha conta com mão de obra qualificada e um cenário econômico e político favorável para atração de investimentos, para levar novas oportunidades de emprego a todas as regiões”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Com exceção de dezembro, mês em que todos os estados apresentam saldo negativo na abertura de vagas, em razão do fim dos contratos temporários após as contratações para as festas de fim de ano, o Paraná teve resultados positivos no mercado de trabalho todos os meses do ano. O destaque foi em fevereiro, quando foram abertos 29.382 novos postos. No mês a mês, foram 19.695 vagas em janeiro, 29.382 em fevereiro, 5.387 em março, 9.769 em abril, 14.084 em maio, 14.624 em junho, 16.593 em julho, 15.639 em agosto, 13.100 em setembro, 11.020 em outubro, 4.757 em novembro e -35.901 em dezembro. Com o bom resultado no ano, o Paraná chega a um estoque de 2.931.182 pessoas com empregos com carteira assinada. “O Paraná mantém seu excelente desempenho no Sul do País, se consolidando como o Estado que mais emprega formalmente. Foram mais de 118 mil paranaenses colocados no mercado formal de trabalho, um resultado que tem impacto direto na economia estadual”, destacou o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Mauro Moraes. Ele ressaltou que a pasta vai reforçar as ações de qualificação e colocação de mão de obra para ampliar oportunidades no mercado de trabalho.

Pinhais: Atleta Dinho

Stil fala sobre infância e preparação para Olimpíadas

O pinhaense Dinho Stil, atleta da seleção brasileira de breakdance, desembarcou no Brasil para competir no campeonato brasileiro, tocar projetos pessoais, além de recarregar as energias e inspirações com a família na cidade natal Pinhais. O b-boy, que mora há seis anos na França, também aproveitou a oportunidade para revisitar a prefeitura, onde em março do ano passado, deu uma amostra da habilidade com uma dança no gabinete. Dinho se reuniu com a prefeita Rosa Maria e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, na última semana. Na ocasião, falou sobre as expectativas com as Olimpíadas de Paris, já que o breakdance irá estrear como modalidade esportiva.

Líder do Governo

Reassumindo o posto de líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirma que está otimista para mais quatro anos do governo Ratinho Júnior. “Enfrentamos muito bem a pandemia. Com a ajuda dos colegas parlamentares, desburocratizamos a máquina pública, atraímos investimentos, nos tornamos modelo de sustentabilidade”, destacou.

Junta Comercial do Paraná se manterá entre as mais ágeis do País e terá nova sede

Essa é a meta da nova gestão, encabeçada pelo presidente da autarquia, Marco Rigoni, que foi reconduzido ao cargo e tomou posse, junto com 23 novos vogais. Outro projeto é a compra de uma nova sede para a autarquia.

Assegurar que a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) se mantenha entre as mais ágeis do País na abertura de empresas é uma das prioridades da gestão da autarquia para o mandato 2023-2024, segundo o presidente da entidade, Marcos Rigoni, que foi reconduzido ao cargo. A cerimônia de posse do presidente e dos novos vogais foi nesta segunda-feira (30), com a presença do vicegovernador Darci Piana.

Dos 23 vogais empossados, 15 são novatos e já passaram por um período de capacitação. A primeira sessão Plenária do Colégio de Vogais com os novos membros está marcada para quarta-feira (1º de fevereiro).

A Junta Comercial, que era vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), em 2023 passou à nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.

“Nosso objetivo é sempre priorizar o empresário e o processo de abertura de empresas para que o Paraná tenha uma economia pujante”, disse Rigoni. Ele também destacou a competência do grupo de vogais e lembrou que eles desempenham um trabalho essencial para o bom funcionamento da autarquia.

No encontro, o vice-governador lembrou que já trabalhou como vogal da Junta Comercial, em um tempo em que era muito mais difícil realizar as avaliações e era preciso discutir os problemas com próprio empresário, mas funcionava. “A Junta Comercial serve para facilitar a vida do empresário e fazer com ele invista mais, e consiga resolver seus problemas”, afirmou Piana.

O ano de 2022 foi o melhor da história em agilidade para a abertura de empresas no Paraná. O Estado registra média inferior a 24 horas de tempo necessário para abrir um negócio desde março, e tem batido recordes de menor prazo. O mais baixo foi em outubro, com apenas 14 horas para o empresário começar um empreendimento.

O número de empresas abertas no Paraná de janeiro a novembro de 2022 representou um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período 2019. A evolução tem como base o saldo entre abertura e fechamento de empreendimentos nos dois anos.

Piana afirmou que, depois de ter alcançado a meta prevista no Plano de Governo, na última gestão, de reduzir o tempo de abertura de empresas, agora o projeto é a compra da nova sede da autarquia. “Ela já foi autorizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, para melhorar a capacidade de atendimento. Com uma nova sede, haverá a oportunidade de fazer as coisas com ainda mais agilidade e eficiência. A Junta precisa continuar se modernizando para acompanhar o que acontece com o empresariado lá fora”, explicou.

A autarquia já encontrou um possível imóvel que deve satisfazer às necessidades, informou o presidente da Junta. Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o importante

Lista dos vogais do mandato 2023/2026 é contribuir com o desenvolvimento da Junta Comercial e com todos os programas voltados ao crescimento empresarial no Estado. “Temos o desafio da reforma tributária, que o presidente eleito diz que tem prioridade para votar. Temos muitas chances de fazer a reforma, que nada mais é do que simplificar a vida do empresário”, disse.

VOGAIS

O Colégio de Vogais é um órgão deliberativo superior da Junta Comercial, integrado por 23 membros efetivos e respectivos suplentes. O Colegiado, conforme Lei n° 8.934, de 18 de novembro de 1994, tem como objetivo deliberar sobre os pontos que deverão ser administrativamente decididos pela Junta Comercial. Cabe aos vogais, entre outras atribuições, votar em julgamentos e relatar processos na Jucepar, que executam e administram os serviços do registro público de empresas.

Francisco Misurelli Ferro – Associação Comercial do Paraná

Celso Machado – Conselho Regional de Economia

Marcos Sebastião Rigoni de Mello – Conselho Regional de Contabilidade

Sérgio Pereira Lobo – Conselho Regional de Administração

Alexandre Fayzano – Federação do Comércio do Estado do Paraná

Juçara Marques Negreiros – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná

José Luiz Vargas Bueno – Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina

Samara Cristina dos Santos de Meira – Federação Nacional dos Contabilistas

Ercílio Santinoni – Federação das Micro e Pequenas Empresas

Cassiana Maria Medeiros Frazão Melek – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

José Georgevan Gomes de Araújo – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Fabiana Kong Junkes – Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Estado do Paraná

Adele Stival Chenu Schneider – Federação da Agricultura do Estado Do Paraná

Claudiomiro Dos Santos Rodrigues – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

Giovani Cássio Piovezan – Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Paraná

Beatriz Szpak – Poder Executivo - Paraná

Jair Leite – Poder Executivo - Paraná

Maria Augusta Pisani Geara – Poder Executivo - Paraná

Naim Akel Neto – Poder Executivo - Paraná

Ivo Ericsson Camargo De Lima – Poder Executivo - Paraná

Bianca Domakoski – Poder Executivo - Paraná

Os membros da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná e da União Federal ainda serão empossados.

Líder do Governo

Reassumindo o posto de Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirma que está otimista para mais quatro anos do governo Ratinho Júnior. “Enfrentamos muito bem a pandemia. Com a ajuda dos colegas parlamentares, desburocratizamos a máquina pública, atraímos investimentos, nos tornamos modelo de sustentabilidade para outros estados, somos a quarta maior economia do país e o primeiro em excelência na educação. É o resultado do trabalho moderno e inovador do Poder Executivo e Legislativo. Somos representantes do povo e vamos honrar o voto de confiança recebido”, destacou o parlamentar à Coluna da da ADI-PR.

Mulheres

A presença de mulheres agricultoras é maior a cada ano no Show Rural Coopavel. “Cerca de 30% dos visitantes já são agricultoras, filhas de produtores rurais, técnicas das áreas do agronegócio e acadêmicas de carreiras ligadas a esse segmento”, diz o presidente Dilvo Grolli. Apenas da Cooperelas, um movimento formado por agricultoras filiadas à Coopavel, essa 35ª edição da feira vai receber 31 caravanas de todos os municípios de abrangência da cooperativa, no Oeste e Sudoeste do Paraná.

Show rural

O Show Rural 2023, em Cascavel, contará com um espaço para os prefeitos da região, durante os cinco dias da feira. O estande, preparado pela Amop, é considerado para os 59 municípios que são associados.”Essa tem sido uma tradição da Amop. O Show Rural é um evento de grande envergadura e que, por isso, atrai prefeitos e prefeitas, cujo objetivo é ver de perto o que há de mais avançado no setor agropecuário”, disse o presidente da Amop e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, o Kabelo (Republicanos).

Novo diretor

O advogado e consultor Glauco Machado Requião assumiu a diretoria geral da Câmara Municipal de Curitiba na gestão do presidente Marcelo Fachinello (PSC). Formado em direito pela PUC em 1994, Glauco é mestre em Ciência Política pela UFPR.

“Radicalismo ideológico”

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), disse que o presidente Lula (PT) iniciou um governo marcado por “radicalismo ideológico” contra o setor. O paranaense anunciou que já tem emendas parlamentares prontas para derrubar atos do atual governo que, segundo ele, “esvaziaram” o poder do Ministério da Agricultura.

Apreensão

Policiais federais e policiais militares apreenderam um caminhão frigorífico com 2,4 toneladas de maconha na região rural de Santa Helena. Os policiais prenderam o condutor do caminhão.

Novo líder

O deputado Requião Filho (PT) será o novo líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa. Ele assume o cargo na quarta-feira (1º de fevereiro), quando os parlamentares da 20ª Legislatura (2023-2027) serão empossados. Requião vai substituir o deputado Arilson Chiorato (PT), que será o vice-líder da bancada.

Remodelagem

O Aeroporto Francisco Lacerda Júnior, de Cornélio Procópio, passou recentemente por uma ampla remodelagem em sua estrutura. A pista de pouso e decolagem, que tem 1.410 metros, passou por um recape asfáltico completo, além de melhorias no pátio, na área de taxiway (local de manobra das aeronaves) e em toda a sinalização. Mais o destaque ficou pela instalação de modernas sinalizações que permitem o balizamento noturno, ou seja, o aeroporto poderá operar para pousos e decolagens também no período noturno.

Revista do Legislativo

A Revista do Legislativo Paranaense iniciou o ano com uma notícia mais do que especial. O periódico da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa entrou para um seleto grupo de publicações acadêmicas classificadas pelo Qualis Periódicos.O Qualis foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação em território nacional.

Bancada

Estratégia do PSD do Paraná, partido do governador Ratinho Junior, aumentou a bancada da legenda na Câmara dos Deputados. Durante os anos anteriores ao da eleição 2022, foram filiados na legenda diversos “puxadores de votos” que garantiram ao partido um bom resultado. Diante da mudança da regra de distribuição de votos e sem possibilidade de coligação, a estratégia deu certo, garantindo a eleição de sete deputados do PSD, a maior bancada paranaense no Congresso Nacional para a legislatura 2023-2026.

Presidência do Senado

De olho na eleição para a presidência do Senado, que ocorre nesta quarta, quatro ministros de Lula deixarão temporariamente seus postos para assumir seus mandatos na Casa. A prática é praxe e, neste ano, ocorre para tentar ajudar na reeleição de Rodrigo Pacheco. Seu principal concorrente será o bolsonarista Rogério Marinho.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Rua Amintas de Barros, 164 – Centro/Conj 46 – CEP 80.060-205

Fones: (41) 3024-6766 - Email: cial@ctbametropole.com.br

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / PR - Fones: (41) 3383-6650

Departamento Comercial / Administrativo

Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com - lustosa@onda.com.br xilus1951@outlook.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

Governador participou da entrega de 77 mil novos computadores, notebooks e kits de robótica que serão distribuídos para todas as escolas estaduais. Ele destacou os avanços obtidos nos últimos anos no setor e se comprometeu em continuar ampliando investimentos em infraestrutura e modernização da gestão escolar

This article is from: