Vanguarda Espírita 2006

Page 1

SETEMBRO - OUTUBRO - 2006

Médico de família: mais de 40 anos de dedicação à medicina e ao espiritismo

Agora é a hora de unir forças!

Pg02 Um médico levando para a política a espiritualidade.

Pg04 Famoso caso de materialização sob a égide de Chico Xavier

Pg03

Foto publicada na revista O Cruzeiro de 01 de fevereiro de 1964

Estamos vivendo um momento especial e delicado. Delicado porque o mundo está expurgando suas nocividades. Basta ver as guerras, atrocidades, a violência urbana e as intermináveis ondas de corrupção. E bem aqui do nosso lado o crime organizado atacando, lesando a população e nossas instituições. Por outro lado, o momento é especial. Especial porque temos os nossos irmãos encarnados e desencarnados reunidos numa corrente de luz, propondo e pregando a paz no coração dos homens. Praticando a caridade, ensinando, doutrinando e assistindo, estão espalhando o bem. Os espíritos são aqueles que foram tocados pelo sentimento sublime de apreço pela humanidade. Ensinados a pegar na mão do próximo e colaborar com a evolução constante de si e do outro. Sabedores de que quanto mais fazem pelos outros, melhor fazem por si mesmos. E é por isso que apesar das intempéries e da situação nefasta que atravessa a humanidade, irmão e irmãs conscientes do seu papel transformador, continuam irradiando luz pelos quatro cantos do universo. Operários da concretização da boa nova e da instalação da harmonia e fraternidade aqui na Terra, os espíritos acreditam na prevalência do bem maior que é o amor divino latente em todas as criaturas, aguardando o momento de despertar. Passe adiante essa boa nova!


Pg02

Histórico

Dr. Alberto Calvo diplomado em 1960 pela Escola Paulista de Medicina, especializou-se em saúde mental. Foi convidado pelo governo americano para participar de um curso de desenvolvimento de programas de saúde. Foi precursor da reforma administrativa do serviço de higiene mental da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, criando o serviço ambulatorial de psiquiatria e convênios com hospitais psiquiátricos filantrópicos espíritas do estado, com objetivo de integrar o tratamento médico psiquiátrico e espiritual, promovendo a melhora com a desinternação mais rápida na cura de doentes mentais e obtendo êxito na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. Entre suas inúmeras atividades, inclusive na sua clínica médica na Casa Verde, sempre tratou “o doente” e não a doença. Tornou-se médico de família, cuidando de várias gerações onde hoje atende os netos e filhos de seus pacientes. Um dos fenômenos mais intrigantes de sua carreira foi uma manifestação de epilepsia, hoje comprovada, que foi designada pela primeira vez pelo Dr. Calvo como distúrbios bioelétricos, tratando o fenômeno não só como um problema físico, mas como uma manifestação mediúnica. Há mais de 50 anos fundou o Centro de Estudos e Pesquisas Alberto Calvo, onde além de estudar a bíblia e o evangelho de Alan Kardec, também promove um trabalho espiritual assistencial com apli-

Frase:

cação de passes. Dr. Alberto Calvo sempre pautou o seu trabalho, desde a época acadêmica, defendendo, divulgando e praticando as premissas de que as doenças físicas estão intimamente ligadas aos problemas espirituais e portando, a integração dos dois tratamentos é imprescindível, o clínico e espiritual. Ao longo dos anos e do seu trabalho, Dr. Calvo sempre indignou-se com as dificuldades da população da região da Casa Verde/Limão. Em 1988 entrou para a política, estimulado por seus pacientes, amigos e familiares, com o objetivo de atuar nos segmentos da saúde, educação, segurança e cidadania. Foi vereador

por São Paulo duas vezes, Deputado Estadual duas vezes e administrador da regional e subprefeito da Casa Verde, Limão, Cachoeirinha, Jardim Pery, Pedra Branca e adjacências, por 6 anos e o seu desempenho significou um marco no progresso efetivo da região, pelas obras públicas por ele realizadas e ações de cidadania. A verdade é uma só, Dr. Alberto Calvo é um exemplo de dedicação, como homem, como pai, como médico, como cidadão e como político. Por isso, precisamos que um homem de fé nos represente na Assembleia Legislativa, fazendo valer nossos direitos e resgatando nossa dignidade.

“Se nos enveredarmos na senda da política, saibamos que não foi por acaso. Deus colocou em nossas mãos o destino de nossa pátria. Conduzamos a Pátria à felicidade e à paz”. Dr. Alberto Calvo


Pg03

Família unida na luta pelo auxílio ao próximo

Seguindo os passos do pai, Alberto Calvo, o vereador Rubens Calvo manteve a postura e o trabalho em prol da saúde, educação, segurança e cidadania. Na Câmara Municipal de São Paulo instituiu o Prêmio Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário. Honraria concedida a toda pessoa física ou jurídica autora de ações de fraternidade e solidariedade, em prol da evolução humana. Esse prêmio é uma homenagem ao homem que dedicou a sua vida à caridade e à fraternidade.

Calendário de Eventos prioriza entidades espíritas É de autoria do vereador Rubens Calvo a primeira lei que inclui no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, a Semana da Feira de Livros Religiosos e Filosóficos, realizada preferencialmente na terceira semana de abril. Para complementar a lei, o vereador acrescentou no mês de julho de 2006, um paragrafo único que estabelece que o Poder Publico Municipal devera empenhar os esforços necessários para a realização descentralizada do evento, incluindo as entidades espíritas, visando a autorização em logradouros públicos específicos de fácil acesso para a população.

Dr. Calvo comprova fenômeno de materialização ao lado de Chico Xavier em Uberaba

Médicos espírita atuante e conceituado, Dr. Alberto Calvo foi convidado pela revista O Cruzeiro, edição fevereiro de 1964, para colaborar com a elucidação do primeiro caso de materialização espiritual comprovada no Brasil. O fenômeno aconteceu em Uberaba, na casa do médium Chico Xavier e foi acompanhada por uma equipe de jornalistas, simpatizantes, médicos e peritos da polícia do Rio de Janeiro. Como céticos, os jornalistas não conseguiram contribuir muito para a divulgação do real acontecimento. Na ocasião, a médium Otília Diogo, materializou os espíritos da “Irmã Josefa” e do “Dr. Veloso”. Dr. Alberto Calvo foi um dos médicos responsáveis em zelar pela inte-

gridade física da médium, realizando os exames de acompanhamento. “Após a materialização, fomos todos sabatinados de perguntas pelos jornalistas. Chico Xavier já era muito famoso por suas obras assistenciais. E depois de muitas perguntas, todos se convenceram que o fenômeno não tinha uma explicação racional, mas apenas espiritual.” Conta Dr. Calvo. “Como os jornalistas não conseguiram contestar nossas afirmações por pura falta de conhecimento no assunto, ao final da entrevista me apelidaram de ‘Pelé do Espiritismo’, uma homenagem que trago nas minhas recordações há mais de 40 anos.”, lembra Dr. Calvo com nostalgia.


Pg04

EM DESTAQUES ALGUMAS LEIS DO DR. CALVO

Coragem e honestidade: o lema de um homem que não desiste de seus ideiais.

Água mais barata para entidade filantrópica. A sobrevivência das entidades filantrópicas já é muito dispendiosa, porque poucas recebem auxilio fixo de empresas ou do governo. Pensando em minimizar essas dificuldades, o Dr. Alberto Calvo criou a Lei nº 10.112 de 4/12/98, que dispõe sobre a concessão de desconto d e 50% às entidades filantrópicas sobre o valor das contas dos serviços de fornecimento de água e colega de esgoto prestados pela Companhia de Saneamento Básico (SABESP) e de serviços prestados pela ELETROPAULO - Eletricidade da Cidade de São Paulo. Como a Eletropaulo foi privatizada, hoje o desconto refere-se somente aos serviços prestados pela SABESP, o que auxilia de forma considerável todas as entidades.

Dia dos Espíritas O Espiritismo é uma religião que orienta e auxilia adeptos e seus simpatizantes ao longo dos anos e anos de história. Em homenagem a esse trabalho tão nobre, o Dr. Alberto Calvo instituiu o “Dia dos Espíritas”, de acordo com a lei número 9471/96 de 27/12/96. Anualmente o Dia dos Espíritas é comemorado no dia 18 de abril, data baseada no lançamento do Livro dos Espíritos de Alan Kardec.

Abrigo para população de rua Por iniciativa do Dr. Calvo e de acordo com o decreto lei aprovado, desde o 1993, o poder público municipal é obrigado por lei a recolher, alimentar e abrigar moradores de rua em dias frios.

»»Médico formado pela Escola Paulista de Medicina »»Foi Diretor Clínico das Casas André Luiz »»Orador da Federação, Espírita do Estado de Sâo Paulo. »»Foi fundador da União Assistencial Espírita André Luiz, a qual presidiu por vários anos. »»Instalou e presidiu por várias gestões, a União Distrital Espírita da III Zona abrangendo os Bairros da Luz, Bom Retiro, Casa Verde, Limão e Freguesia do Ó. »»Foi presidente do Conselho Metropolitano Espírita da Capital de São Paulo. »»Foi membro do Conselho Estadual Espírita »»Como Deputado Estadual é autor da Lei número 9471/96, que instituiu o Dia dos Espíritas. »»Atualmente trem um programa na Rádio Boa Nova de Guarulhos - “Em Busca da Verdade”, que responde ao vivo perguntas de ouvintes tirando dúvidas tanto na área médica quanto na área espírita. »»Criou o serviço ambulatorial de psiquiatria e convênios com hospitais psiquiátricos filantrópicos espíritas do estado de São Paulo, com êxito também na recuperação de dependentes de álcool e outras drogas. O objetivo desse serviço é integrar o tratamento médico com o tratamento espiritual.

Transporte gratuito para mulheres Dr. Calvo também foi responsável pela lei que prevê a gratuidade do transporte público municipal para mulheres a partir de 60 anos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.