lessin_l_do_mar

Page 61

Segundo a lógica nativa xamânica do perspectivismo ameríndio amazônico, um Ashaninka é antes de tudo um espírito, mas, por outro lado, os Ashaninka humanos se identificam entre eles como seres humanos pela convivência cultural e ritual. Portanto, as lideranças da Apiwtxa serão Ashaninka até o momento em que elas forem identificadas como tal pela comunidade: essa é uma questão central para a atualidade política da Apiwtxa. Retomaremos este problema quando analisarmos os atuais discursos políticos das novas lideranças produzidas pelos Ashaninka. Por ora abandonaremos a perspectiva histórica e passaremos ao perspectivismo Ashaninka contido em dois mitos cosmogônicos nucleares que foram recolhidos em Apiwtxa pela antropóloga Margarete e publicados no segundo volume de sua etnografia.

4. O PERSPECTIVISMO ASHANINKA O beija-flor perguntou: – O que é? Responderam: – Pawa está te procurando para que você suspenda a escada dele; ele vai embora para cima, por isso ele te chamou. O beija-flor respondeu: – Se eu for agora, será que eu consigo suspender a escada? – ele era bem pequenino, era um Asheninka bem pequenino – Será que eu posso? Os outros experimentaram e não puderam! Querem eu, mas eu sou tão pequeno... Então vamos! Vamos olhá-lo lá! Lá vinha ele (o beija-flor); chegou onde estava Pawa e disse: – O que é Pawa? Eu vim aqui porque eu escutei que você me chamou. – Sim, eu chamei porque eu vou embora para cima. – Sim Pawa, eu suspendo a escada para você. (trecho da narração do mito: ―A partida de Pawa‖)

4.1 O mito como recurso histórico A mitologia pode ser abordada em sua função social como efetuação narrativa produtora da realidade cosmológica ameríndia; ela é, simultaneamente, um discurso conceitual da história e uma história como recurso sócio-cosmológico. O conjunto mitológico de um povo deve servir a uma estruturação política e, neste sentido, deve conter uma composição narrativa do conhecimento social do mundo de onde ela é enunciada e ao qual ela se dirige.

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.