18anos 20historias

Page 354

A informação deve ser a principal ferramenta das pessoas portadoras de deficiências, e suas famílias, no sentido de fazer seus direitos e a total integração na sociedade. No Brasil a situação de pobreza priora as condições de milhares de deficientes, fazendo com seus direitos sejam ainda mais violados e mais que isso se naturalize um conceito, que é o daquele que não tem direito a ter direito. A outra barreira, essa não tão visível, que ainda precisaremos derrubar, diz respeito à superação dos conceitos que ainda teimam em vincular deficiência e incapacidade, Neste sentido reconhecemos o papel que tem jogado os meios de comunicação que tem contribuído muito para alterar essa percepção em relação a pessoas com deficiência. Somente com mais informação as famílias e aos deficientes, maior controle social sobre os gastos públicos, no sentido de monitorar como estão sendo cumpridas as normativas legais e maior investimento público poderemos dar conta de superar a desvantagem que vive as pessoas com deficiência no Brasil. Hoje, por exemplo, 27,61% não possuem escolaridade contra 24,6% entre população sem deficiência. “A escolaridade média das pessoas portadoras de deficiência é inferior a média da população brasileira (4,81 anos de estudo As pessoas com deficiência são menos instruídas, deteriorando as chances e as condições de ingresso no mercado de trabalho formal.” que nos apontam a necessidade de discutir este tema relacionado com a superação das desigualdades em todos os sentidos. 4. “Qualquer maneira de amar valerá”

Por fim é a Laissa que nos fala de outra dimensão que não damos conta: a afetividade. Estamos falando de jovens, e desse tempo de descoberta, de novas experiências, de apaixonar, sofrer, estar em grupos, de participar. Falamos em todos os direitos, saúde, educação, lazer, cultura, convivência familiar, mas quando se faz 18 anos, além de tudo isso, há outras coisas que sonhamos e desejamos muito. Que é amar: “Eu acho que o Jean tá preocupado comigo. Ele vai me esperar lá fora. (...) Gosto dele. Ele gosta de mim. (...). Aí a gente fica juntinho ali fora, esperando até a minha perua chegar...” (Laissa)

• • 18 anos, 20 histórias

353


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.