Negociações discursivas da e na plataforma Grindr: uma cartografia em tempos de isolamento social Ettore Stefani de Medeiros1 Thiago Benitez de Melo2
RESUMO A covid-19 demandou isolamento social, o que gerou mudanças nos discursos da e na plataforma Grindr, aplicativo de encontro gay. Nosso objetivo é compreender, amparados pela cartografia e pela Análise Crítica de Discurso, tais mudanças. Sobre os discursos do aplicativo, percebemos que o incentivo a ficar em casa se liga a uma visada mercadológica. Quanto aos enunciados no Grindr, notamos discursos adeptos, recusantes e negociados quanto ao distanciamento, que barganham expectativas românticas e de masculinidade. Palavras-chave: Isolamento social. Grindr. Cartografia. Discurso. Plataforma.
1 Doutorando e mestre em Comunicação Social (UFMG), pós-graduado em MBA em Marketing Digital (IGTI), bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFSM). Professor universitário na área de Comunicação e Marketing Digital. ettoremedeiros@gmail.com.
2 Doutorando em Sociedade, Cultura e Fronteiras e mestre em Linguagem e Sociedade (UNIOESTE), pós-graduado em Cultura e Literatura e Métodos de Ensino (UTFPR), licenciado em Letras Português/Espanhol (UNIOESTE). Professor na área de Linguística, Literatura e Produção Textual. thiago_benitez@hotmail.com.
178