Fernando Cunha Krum - Práticas transversais em artemídia: uma análise da colaboração...

Page 44

44

em colaboração com o Ministério de Educação Francês e a Universidade de Nice. Na ocasião, Piaget citou a, Esperança de ver um estágio superior ao da interdisciplinaridade que seria ‘transdisciplinar’, ou seja, que não estará limitado a reconhecer as interações e\ou reciprocidades entre as pesquisas especializadas, mas que irá localizar estas ligações dentro de um sistema total sem fronteiras estáveis entre as disciplinas55 (PIAGET, 1972, p. 144 apud NICOLESCU, 2008, p. 1, grifo nosso).

Segundo o físico teórico romeno Basarab Nicolescu, Piaget se contradiz quando usa a expressão sistema total, que remete à criação de uma super ou hiperdisciplina, enquanto que a ideia da transdisciplinaridade é justamente extravasar as fronteiras disciplinares, em um sistema aberto. É importante salientar que a transdisciplinaridade não exclui a disciplinaridade. Existe uma relação de complementaridade entre as abordagens multi, inter (consideradas disciplinares) e a transdisciplinar. Com a finalidade de instrumentalizar a metodologia transdisciplinar, Nicolescu (2008) propõe uma metodologia embasada em três axiomas: o axioma ontológico (relativo aos níveis de realidade do sujeito e aos níveis de realidade do objeto), o axioma lógico (garante que a passagem de um nível de realidade a outro se dá a partir da lógica do “terceiro incluído”) e o axioma epistemológico (leva em conta a totalidade dos níveis de realidade, em que um nível existe somente devido à existência simultânea dos demais níveis como um todo). O axioma ontológico trata dos níveis de realidade, a partir de uma abordagem da física quântica, quando um conjunto de sistemas não varia quando imerso em certo conjunto de leis, porém apresenta um comportamento diferente quando submetido a outro grupo de regras. Portanto, existem dois níveis de realidades diferentes no momento em que ocorre uma descontinuidade ao passar-se de uma realidade à outra. Este entendimento abre portas a um novo princípio de relatividade, vindo da pluralidade complexa e da unidade aberta nesta abordagem: “nenhum nível de Realidade constitui um lugar privilegiado de onde é possível entender todos os outros níveis de Realidade” (NICOLESCU, 2008, p. 7). Não se trata de uma abordagem hierárquica. Os espaços entre um nível de realidade e outro são chamados de “zonas de não-resistência” e fazem o papel do “terceiro incluído” entre o objeto transdisciplinar e o sujeito transdisciplinar. Portanto, a existência do terceiro incluído na figura das “zonas de não-resistência” permite fugir da lógica clássica binária, que não tolera 55

“[…] we hope to see succeeding to the stage of Interdisciplinarity relations a superior stage, which should be ‘transdisciplinary’, i.e. which will not be limited to recognize the interactions and or reciprocities between the specialized researches, but which will locate these links inside a total system without stable boundaries between the disciplines”. Tradução nossa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.