Programação - EMEJ 2012

Page 1

PROGRAMAÇÃO

A Gestão do Futuro, ultrapassando as fronteiras da inovação.


Atenção congressista, a escolha da programação acontecerá no dia 12 de novembro das 18h00 às 23h00.

Você receberá por e-mail as informações necessárias para o procedimento, além disso, será passado um link para que possa acessar o sistema de escolha da programação.


DIA 15 DE NOVEMBRO 18h00

Cerimônia de abertura oficial do 19º Encontro Mineiro de Empresas Juniores Número de vagas: Todos os congressistas.

21h00

Espaço Brasil Júnior Ministrante: Heitor Moreira Alves – Vice-presidente da Brasil Júnior; Número de vagas: Todos os congressistas.

21h30

Palestra de Abertura – Talk Show Ministrante: Leonardo Carvalho – Diretor Presidente da empresa ToLife; Moderador: Rodolfo Zhouri – Coordenador da Endeavor Minas Gerais; Número de vagas: Todos os congressistas.


DIA 16 DE NOVEMBRO 9h30

Workshops de Empresas Juniores 1 – UFMG Consultoria Júnior Tema: Financeiro; Ministrantes: Guilherme Carvalho, Naiara Vargas e Lorena Santos; Número de vagas: 110; Descrição: Uma boa gestão financeira é fundamental para trazer bons resultados para qualquer empresa. A UFMG Consultoria Júnior mostrará suas práticas financeiras e explicará sobre planejamento financeiro, precificação e como investir de maneira estratégica, gerando retorno para os membros e para a empresa.

2 – Produção Júnior Tema: Gerenciamento de Projetos; Ministrantes: Maria Alice Amaral e Paula Faleiro; Número de vagas: 110. Descrição: Ações inovadoras e planejadas são demandas cada vez mais frequentes de nossa sociedade e para lidar com essa necessidade a abordagem por Projetos se torna extremamente aplicável. Para o sucesso desses empreendimentos, e da consultoria em si, um bom Gerenciamento de Projetos se faz indispensável. O Workshop ministrado tem o objetivo abordar o tema de maneira prática e simples, passando pelos principais aspectos do Gerenciamento e ensinando como colocá-lo em prática nas empresas juniores. .

3 – Campe Consultoria Júnior Tema: Estratégia; Ministrantes: Anna Luísa Rabelo e Renan Tiburcio; Número de vagas: 110. Descrição: O workshop consistirá na mostragem de como elaborar a estratégia de uma EJ na prática e utilizar ferramenas de controle. Para isso, serão repassadas dicas de como elaborar uma Estratégia consistente e como medi-la.


DIA 16 DE NOVEMBRO 10h30

Cases de Empresas Juniores 1 – Fluxo Consultoria Título: Liderando Mudanças – Um método para criar uma cultura organizacional orientada a resultados; Categoria: Projeto Interno; Ministrante: Pedro Nascimento – Membro Honorário (ex-presidente) e Danilo Esteves – Membro Honorário; Número de vagas: 85; Descrição: Toda empresa tem uma identidade. Mesmo sendo formada por pessoas que vêm de origens e culturas diferentes, a empresa, por si só tem uma maneira de agir, pensar, trabalhar e tomar decisões. Ter uma cultura forte é o ativo mais importante de uma organização. É a única maneira de, independente de autoridade, estrutura formal ou fatores externos, manter a empresa em seu rumo. É a forma de ter a certeza que, mesmo quando os melhores líderes deixarem a empresa, os resultados permanecerão.

2 – Fcap Jr. Consultoria Título: Rotinas e Processo – agregando valor através de uma metodologia inovadora; Categoria: Projeto Externo; Ministrante: Sérgio Eduardo Almeida – Diretor Presidente; Número de vagas: 85; Descrição: O ramo de consultoria organizacional é bastante mutável, sempre passível de novidades. A empresa que não adequar seus serviços à demanda do mercado acaba se tornando obsoleta e ultrapassada. Pensando nisso, a EJ resolveu atualizar seu portfólio, oferecendo serviços mais condizentes com a realidade dos clientes. Houve então um primeiro projeto que serviu como aprendizado e gerou pontos de melhoria. Surgiu então um cliente que um simples mapeamento de processo não agregaria tanto valor ao ponto de satisfazer e superar as expectativas da empresa, as lições aprendidas do projeto anterior foram absorvidas e a idéia de realizar um projeto único e inovador no MEJ estadual foi comprada pelo cliente, pela empresa Junior e pela equipe do projeto. Nesse cenário nasceu o primeiro projeto de Gerenciamento da Rotina, negociado, planejado e executado pela EJ.


DIA 16 DE NOVEMBRO 10h30

Cases de Empresas Juniores 3 – Mais Consultoria Título: Construindo um sistema de gestão integrada através do Modelo de Excelência em Gestão® atrelado à ISSO 9001-2008; Categoria: Modelo de Excelência em Gestão; Ministrante: Lucca Alencastro – Coordenador do Núcleo de Excelência em Gestão; Número de vagas: 85; Descrição: Construindo um sistema de gestão integrada através do Modelo de Excelência em Gestão® atrelado à ISO 9001:2008 relata as motivações e o processo de desenvolvimento do sistema de gestão da Mais Consultoria Jr. Através de uma abordagem dos Critérios do Modelo de Excelência em Gestão® explicitam-se práticas de gestão e padrões de trabalho que buscam atender às necessidades e expectativas de todas as partes interessadas na empresa. Durante o case são feitas análises a respeito da correlação entre os processos desenvolvidos a fim de se atender aos requisitos da ISSO 9001 com as respostas aos itens do Modelo. Ao final verificam-se os benefícios em se integrar a NBR ISO 9001 ao MEG como ferramentas potencializadoras de resultados.

4 – UFMG Consultoria Jr. Título: Como transformar uma crise em inovações para a sua EJ; Categoria: Case de Insucesso; Ministrantes: Carolina Fonseca Rocha – Gerente de Pessoas e Paula Corrêa Júlio – Consultora Líder; Número de vagas: 85; Descrição: Diante de um cenário de mudanças internas, a UFMG Consultoria Júnior passou por algumas dificuldades na realização de um projeto externo. Este case tem como objetivo explicar como pudemos transformar as dificuldades vividas com esse projeto em aprendizado para toda a UCJ.


DIA 16 DE NOVEMBRO 13h15

Workshops Empresariais 1 – Bain & Company Título: Gestão do Conhecimento Ministrante: Raquel Rocha – Consultora Associada na Bain & Company – Pós-júnior; Número de vagas: 115; Descrição: Apresentação sobre o que Gestão do Conhecimento, os diferentes tipos de conhecimento que existem e conseqüentemente as diferentes maneiras de se transmitir esse conhecimento. No final da apresentação será aberta uma discussão sobre possíveis problemas enfrentados pelas EJs hoje relacionados à Gestão do Conhecimento e possíveis soluções desses problemas. 2 – ELO Group Título: Mobilizando organizações para promover melhorias e inovações a partir de processos; Ministrante: Lucas Sales – Consultor Sênior da ELO Goup – Pós-júnior; Número de vagas: 115; Descrição: O workshop abordará métodos e técnicas para estimular as pessoas a promoverem melhorias e inovações, gerar valor à organização e garantir a competitividade do negócio a partir da perspectiva de processos. Serão apresentados casos de diversas empresas onde foram praticados os métodos e técnicas abordados. 3 – Battle of Concepts Título: Os séis chapéus do pensamento; Ministrante: Rita Oliveira – Consultora de inovação na Battle of Concepts; Número de vagas: 100; Descrição: Os seis chapéus do pensamento é uma técnica criada por Edward de Bono, especialista no estudo do pensamento. É uma técnica bem simples e eficaz na resolução de problemas, pois induz o participante a mudar sua forma de pensar, interagir e agir. Ao entrar na técnica dos Seis Chapéus do Pensamento, os participantes colocarão em prática o pensamento paralelo que incentiva a cooperação, exploração e a inovação. Com este método, é possível separar os diferentes aspectos do pensamento, em vez de tentar fazer tudo ao mesmo tempo, ou seja, um pensamento cooperativo e coordenado. Usando a técnica é possível conseguir melhorias no desenvolvimento de soluções práticas que podem ser implementadas. O fato de todos os participantes usarem o mesmo chapéu ao mesmo tempo, ou seja, direcionar-se para o mesmo objetivo, ajuda a focar e poupar tempo para resolução de problemas.


DIA 16 DE NOVEMBRO 14h30

Cases de Empresas Juniores 5 – Unifei Jr. Título: Informatização do sistema de Gestão da Qualidade utilizando o software wikiQMS; Categoria: Projeto Interno; Ministrantes: Renato Naves – Assessor de Projetos e Douglas Souza – Assessor de Projetos; Número de vagas: 85; Descrição: A implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a obtenção do selo ISO 9001, são muito importantes para empresas juniores (EJs), tanto para obter credibilidade quanto melhoria nos processos internos. Porém, EJs encontram mais dificuldades na implantação do SGQ que o comum. Isto ocorre devido a vários fatores, como a alta rotatividade de membros, falta de experiência na área e dificuldade em alcançar uma cultura da Qualidade em toda a organização. A maioria desses problemas encontrados na implantação do SGQ foram solucionados, ou no mínimo atenuados, com a informatização do mesmo através a utilização do software WikiQMS, desenvolvido por uma aluna de mestrado e validado exclusivamente pela UNIFEI Jr.

6 – Produção Júnior Título: Sua Instituição de Ensino Superior pode ser o seu cliente; Categoria: Projeto Externo; Ministrantes: Daniel Brant – Gerente de Marketing e Hermano Rausch – Assessor da Presidência; Número de vagas: 85; Descrição: Este case tem como objetivo apresentar o primeiro projeto externo realizado pela Produção Júnior. O objetivo do projeto foi o mapeamento e a documentação dos processos dos colegiados e das seções de ensino dos cursos de engenharia. Isso resultou em um importante registro de informações que futuramente serviria para estruturar as atividades de uma Central de Atendimento, cujo objetivo seria unificar o atendimento aos alunos de todos os cursos de engenharia em um único órgão, trazendo um enorme benefício à comunidade acadêmica. Mais do que trazer resultados de qualidade e que realmente atendessem a demanda dessa Instituição de Ensino Superior (IES), a execução desse projeto tornou-se muito estratégica para a EJ, uma vez que estreitou as relações com os professores das áreas de interesse da empresa e aumentou sua visibilidade e credibilidade dentro da Universidade.


DIA 16 DE NOVEMBRO 14h30

Cases de Empresas Juniores 7 – NEJ UFPR Título: Bota pra Trocar – Fomentando o empreendedorismo; Categoria: Federação e Núcleo; Ministrantes: Robert Adonias – Diretor Executivo e Fernanda Oliveira – Presidente do Conselho; Número de vagas: 85; Descrição: O que você faz para fomentar o empreendedorismo na sua Universidade? Quais são as ações que atingem não só os empresários juniores, e sim toda a comunidade acadêmica? Foi pensando em questões como estas que o Núcleo de Empresas Juniores da Universidade Federal do Paraná – NEJ UFPR, em parceria com uma consultoria local, inseriu na Semana Global do Empreendedorismo o Bota pra Trocar, um evento inspirado na história de Kyle MacDonald, um jovem que começou com um clips vermelho e foi trocando por diversos objetos, até conseguir uma casa depois de um ano de trocas. Um livro, uma caneca, uma história... Saiba como nós fomentamos o empreendedorismo, divulgamos o Movimento Empresa Júnior e ainda ganhamos reconhecimento da imprensa local e bote pra trocar!

8 – Ayra Consultoria Título: Como potencializar os resultados da sua empresa baseado em uma gestão colaborativa; Categoria: Modelo de Excelência em Gestão; Ministrante: Pedro Vilarinhos – Consultor de Comércio e João Ricardo Peixoto – Consultor de Relacionamentos;

Número de vagas: 85; Descrição: O case retrata o posicionamento da Ayra nos últimos anos, contando a história de como o Desenvolvimento Colaborativo surgiu na empresa e como o trabalhamos durante esse período. Além disso, mostra também os resultados que a Ayra obteve a partir desse posicionamento. Na apresentação é retratado ainda, com mais detalhes, as etapas que foram seguidas para ter o Desenvolvimento Colaborativo como Modelo de Gestão da empresa: o momento do Planejamento Estratégico de 2011, as três vertentes trabalhadas (Interno, Movimento Empresa Júnior e Sociedade) e as conclusões realizadas no Planejamento Estratégico de 2012. As etapas mostram com detalhes os planos de ação de cada Diretoria: como Recursos Humanos atuou na parte interna, como Marketing atuou no Movimento Empresa Júnior e como o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental atuou na sociedade como um todo para, no final de 2011, definirmos Desenvolvimento Colaborativo como um valor da empresa.


DIA 16 DE NOVEMBRO 15h30

Mini-Palestras 1 – Empreendemia Título: Os empresários juniores e as novas metodologias para inovação; Ministrante: Gabriel Costa – Agente de Marketing na Empreendemia; Número de vagas: 110; Descrição: Durante a palestra será feito um bate-papo informal discutindo temas como: criando uma startup, o mercado de trabalho do pós-júnior, a real importância da empresa júnior, na carreira, os passos da Empreendemia, da ideia ao investimento, o papel e uso de, novas tecnologias e metodologias para empreender, trabalhar em empresa multinacional, empresa pequena ou na própria empresa?

2 – Dito Internet Título: Evoluindo pessoas e Modelos de Negócios; Ministrante: Bruno Andrade – Co-fundador da Dito Internet; Número de vagas: 110; Descrição: Esta palestra possui dois temas centrais: Liderança e inovação. Sobre a liderança será abordado as dificuldades de se contratar em uma startup, como delegar e crescer a equipe. Em relação a inovação, será mostrado como ela é feita na prática, como é tratada no caso de novas ideias dentro da empresa, além da evolução do modelo de negócios. A abordagem destes temas será feita através do case da startup Dito Internet, especializada em soluções para engajamento nas redes sociais e uma das 4 empresas da América Latina parceira oficial do facebook.

3 – Endeavor Título: De empresário a Empreendedor Júnior; Ministrante: Rodolfo Zhouri - Coordenador da Endeavor Minas Gerais; Número de vagas: 110; Descrição: Em um bate-papo informal, dinâmico e bem animado Rodolfo Zhouri, pós-júnior e atual Coordenador da Endeavor em Minas Gerais, irá falar um sobre os desafios, as dificuldades e também as oportunidades que um pós-júnior enfrenta na transição de empresário júnior a empreendedor júnior.


DIA 16 DE NOVEMBRO 17h30

Palestra Tema: “Autoempreendedorismo”: que história é essa?; Ministrante: Cláudia Klein – Idealizadora do blog Salada Corporativa; Número de vagas: Todos os congressistas.

20h30

Espaço FEJEMG Ministrante: Gustavo Valverde – Presidente da FEJEMG; Número de vagas: Todos os congressistas.


DIA 17 DE NOVEMBRO 9h30

Cases de Empresas Juniores 9 – Produção Júnior Título: Aprendendo a prospectar clientes – como envolver a empresa para o alcance de resultados; Categoria: Projeto Interno; Ministrantes: André Drumond – Diretor de Marketing e Arllen Jorge – Representante da Direção; Número de vagas: 85; Descrição: Ao enfrentar uma redução preocupante no número de projetos em execução, a empresa júnior em questão mudou o seu foco: de aperfeiçoamento da gestão interna, passou a se concentrar em mercado e prospecção de clientes. A partir de uma iniciativa inovadora, que envolveu membros da empresa independentemente de seus cargos, a EJ conseguiu reverter o quadro desfavorável, capacitar membros e captar mais projetos, obtendo maior alinhamento estratégico com as diretrizes do Movimento Empresa Júnior. Este case relata a iniciativa criada, desde o contexto de seu surgimento até os resultados atingidos pela empresa, mostrando o quão simplesmente aplicável ela é para outras empresas juniores.

10 – Acesso Comunicação Júnior Título: A elaboração de um planejamento de comunicação que atenda às necessidades do cliente; Categoria: Projeto Externo; Ministrantes: Nathália Bustamante – Diretora Presidente e Rafael Antunes – Consultor de Marketing; Número de vagas: 85; Descrição: Uma distribuidora de cervejas importadas nos procurou a fim de saber em que investir na área da comunicação. Com isso, tinham por objetivo fortalecer sua marca, ainda nova, no mercado e, posteriormente, atrair um maior número de clientes.Analisando esse cenário, chegamos a 2 principais problemas: 1) O Brasil possui marcas de cerveja bastante aceitas e consumidas; 2) A cidade possui diversos estabelecimentos que produzem cervejas artesanais, contando com um público já fiel; e um ponto positivo: a empresa era a primeira neste ramo na cidade. No primeiro momento, fizemos uma reunião de briefing com o cliente, com o objetivo de reunir todas as informações necessárias sobre eles, seu público e o mercado. Depois, fizemos o caminho inverso: uma pesquisa de mercado. Com ela, conseguimos perceber que os estabelecimentos, apesar de demonstrarem interesse nesse tipo de negócio, ainda não conheciam a distribuidora.


DIA 17 DE NOVEMBRO 9h30

Cases de Empresas Juniores 11 – UFMG Consultoria Jr. Título: Estratégia orientada para resultados; Categoria: Modelo de Excelência em Gestão; Ministrantes: Felipe Renê – Diretor de Projetos, Rafael Barroso – Consultor e Yuago Rocha - Consultor;

Número de vagas: 85; Descrição: Atualmente a qualidade de gestão das empresas é muito valorizada e a importância de um modelo eficiente de gestão é amplamente reconhecida. Motivada por diversos casos de sucesso e pela missão de desenvolver talentos, a UCJ detectou a oportunidade de utilizar sua gestão, não apenas como uma forma de alcançar bom desempenho, mas também de capacitar os membros através da vivência desta. Tendo esse foco, foi elaborado um modelo de gestão estruturado sobre um planejamento estratégico participativo, através da padronização dos processos gerenciais e da sistematização de uma estrutura que facilita a gestão do conhecimento e uma maior interação com o mercado.

12 – Fcap Consultoria Jr. Título: Estrutura Projetizada – ônus e bônus de uma grande mudança; Categoria: Case de Insucesso; Ministrante: Sérgio Eduardo Almeida – Diretor Presidente Institucional; Número de vagas: 85; Descrição: Em 2009, no momento da elaboração do Planejamento Estratégico da EJ, percebeu-se uma grande anomalia em um objetivo estratégico: a qualidade dos projetos realizados estava baixa e em constante queda. Dentre os principais fatores desse fracasso identificados, estava o fato de que as pessoas que executavam os projetos externos também eram responsáveis por realizar atividades das áreas internas. E o resultado desse conflito de responsabilidades geralmente era desfavorável aos projetos. A solução parecia clara e, portanto, mudou-se a estrutura da EJ de matricial balanceada (quando gerente e consultores do projeto também realizam atividades do interno da empresa) para projetizada (em que os membros de projetos são alocados em uma área própria). Porém, não trouxe os resultados esperados e acabou desvalorizando um cargo que há muito tempo já integrava a área: o analista de projetos. Tudo isso mostrou o impacto que grandes mudanças, quando não analisadas a fundo, podem trazer à organização.


DIA 17 DE NOVEMBRO 10h30

Cases de Empresas Juniores 13 – UFMG Consultoria Jr. Título: Gestão à vista – Tornando a gestão mais eficiente com a participação dos membros; Categoria: Projeto Interno; Ministrantes: Iuri Augusto – Presidente e Thaís Rabelo – Consultora Número de vagas: 85; Descrição: De que forma é possível aumentar a participação dos membros na estratégia? De que maneira a nossa empresa pode melhorar sua comunicação estratégica? Qual a melhor forma de gerenciar o plano tático e garantir que os planos de ação planejados possam ser executados? Existe uma prática que consegue responder estas perguntas e, além disso, permitiu à UFMG Consultoria Júnior (UCJ) alcançar resultados expressivos. Esta prática é a gestão à vista.

14 – Mais Consultoria Título: A qualidade aliada à produtividade como ferramenta de inovação e desenvolvimento; Categoria: Projeto Externo; Ministrante: Leonardo Mattos - Presidente da Mais Consultoria Jr.; Número de vagas: 85; Descrição: As organizações, para se manterem em um mercado cada vez mais competitivo, estão em busca de qualidade e de produtividade para seus colaboradores e seus processos. Atualmente, a empresa que não se aprimora, não consegue reter seus clientes e, consequentemente, está fadada ao fracasso. O objetivo deste case é apresentar a implantação do Programa 5S e do Projeto de Fábrica e Layout em uma indústria gráfica de pequeno porte como projeto desenvolvido por membros da Mais Consultoria Jr., abordando seus conceitos principais, a metodologia utilizada e a inter-relação entre dois projetos realizados paralelamente. O estudo discute também os principais desafios encontrados nessa implantação – abordando todos os obstáculos da conscientização de uma MPE sobre aumento da qualidade com conceitos simples e da produtividade com um fluxo produtivo mais lógico – bem como as ações utilizadas na realização do projeto para desvencilhar-se deles.


DIA 17 DE NOVEMBRO 10h30

Cases de Empresas Juniores 15 – NEJ UFPR Título: Dinâmica de Integração como ferramenta de fortalecimento do papel do Núcleo; Categoria: Federação e Núcleo; Ministrantes: Robert Adonias Costa Gomes - Diretor Executivo e Fernanda Oliveira - Presidente do Conselho Número de vagas: 85; Descrição: O todo supera a soma das partes. Este é o conceito de Sinergia, um evento realizado pelo NEJ UFPR para reunir e integrar todos os empresários juniores do MEJ local. Porém, até que ponto eventos como este realmente alcançam seus objetivos? O quanto eles impactam a realidade dos empresários juniores ajudando-os a conhecer integrantes de novas empresas e iniciando assim a troca de práticas? Pensando nestas questões, percebeu-se a necessidade de potencializar a integração entre as Ejs participantes do Núcleo. O sucesso foi tanto que a dinâmica foi replicada em uma escala muito maior durante o evento nacional, ampliando o conceito e fortalecendo o papel do Núcleo perante seus empresários juniores. Engajamento, motivação, trabalho em equipe, criação de laços, isso e muito mais foi conquistado através de uma dinâmica de impacto.

16 – Produção Júnior Título: Não quantifique a motivação qualifique; Categoria: Case de Insucesso; Ministrante: Clareana Alves - Gerente de Projetos e Gabriella Lacerda – Gerente de RH. Número de vagas: 85; Descrição: Sistemas de Pontuação são ferramentas frequentemente utilizadas em algumas empresas juniores com o intuito de “motivar a ação” de seus membros e reconhecê-los pelo trabalho realizado. Na PJ Consultoria e Assessoria foram desenvolvidos pelo Departamento de Recursos Humanos dois sistemas que objetivam estabelecer formas de controle e estímulo à participação dos membros nas atividades propostas pela empresa. O primeiro, por ser um sistema meramente punitivo, foi reformulado e cedeu espaço ao segundo, que quando em vigência, tinha a finalidade de reconhecer o envolvimento dos membros com a empresa de uma forma mais ampla. Apesar dos vários estudos realizados para aprimorar essas ferramentas, em prol de torná-las mais robustas e motivadoras, esse tipo de prática foi considerado um caso de insucesso na PJ.


DIA 17 DE NOVEMBRO 13h15

Cases Empresariais 1 – ELO Group Título: Construindo a perpetuidade de um grupo: a formação da INNVENT; Ministrantes: Rafael Clemente – Sócio-fundador da ELO Group; Número de vagas: 120; Descrição: Esta palestra mostra como um grupo de empreendedores com histórico de sucesso na criação do ELO Group criou a INNVENT, grupo de desenvolvimento e investimento em novos negócios, como forma de garantir a perpetuidade dos negócios.Serão abordados o modelo de gestão de pessoas, geração de ideias e apresentados os cases das startups desenvolvidas no grupo.

2 – Algar Telecom Título: Projeto Alerta - A criação de uma solução inovadora; Ministrante: Luiz Cláudio Theodoro – Gerente de Projetos na Algar Telecom; Número de vagas: 120; Descrição: Este case apresentará uma solução inovadora desenvolvida pela Algar Telecom e implementada por uma grande operadora brasileira de telecomunicações. Na palestra, Luiz Cláudio irá mostrar como uma equipe multidisciplinar composta por profissionais oriundos de escolas locais criou o projeto Alerta. Serão abordadas as diversas competências de desenvolvimento de um projeto, inteligência competitiva, mercado, técnica, operacional, jurídica, comunicação, desenvolvimento de produtos e financeiro.

13h15

Workshop Brasil Júnior

.

Ministrante: Rael Mairesse, Diretor de Desenvolvimento da Brasil Júnior; Número de vagas: 100; Descrição: Rael Mairesse, Diretor de Desenvolvimento da Brasil Júnior, pretende criar nesse workshop um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que geram um diferencial na formação de universitários. O bjetivo é provocar mudança. Como o empresário júnior pode usar a novação a seu favor na construção de um modelo novo, que se aprenda na tentativa e no erro, modelo “to do”. O público alvo dessa atividade são lideranças de empresas juniores, federações e núcleos.


DIA 17 DE NOVEMBRO 14h30

Stand Up Empresarial Título: Tô na Universidade, e agora?; Ministrante: Gustavo Becker – Administrador de Empresas; Número de vagas: 165; Descrição: Um universitário, que trabalha em uma empresa como estagiário faz uma reunião com seu chefe e anuncia sua saída da empresa. Ele quer crescer, atuar na área de formação, mas na empresa em que está estagiando não existe oportunidades de crescimento em sua área. Vai para o mercado em busca de uma nova oportunidade. Passa por uma entrevista de emprego e começa uma nova oportunidade. Nesse intervalo, ele entra em um projeto na universidade "EMPRESA JÚNIOR" e começa a dar os primeiros passos para a realização de um futuro sonho: MONTAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO. Divido em blocos de cenas, nosso estudante passa por vários desafios dentro do projeto "EMPRESA JUNIOR" realizado pela Universidade em que estuda. Após as turbulências, erros e acertos do nosso JOVEM TALENTO, ele tem uma idéia INOVADORA que transforma seu projeto de Empresa Júnior em uma GRANDE OPORTUNIDADE para abrir o seu negócio no futuro. É premiado como ALUNO DESTAQUE EM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO DA UNIVERSIDADE recebendo vários prêmios, inclusive a incubadora do seu próprio negócio!

14h30

Palestra Mágica Título: Você está atento aos furos que limitam o seu desenvolvimento?; Ministrantes: Jardel Beck; Número de vagas: 165; Descrição: Na palestra, os principais conceitos são fixados através de situações de palco, elementos práticos, e mágicas de alto impacto visual, provocando o envolvimento intenso do público. Inserções de humor durante as apresentações são a garantia de um elevado índice de atenção dos participantes. Não podemos escolher o que a vida irá colocar a nossa frente. Mas podemos escolher como reagir diante do que ela nos apresenta. Diante deste dilema nota-se que a gestão do futuro é capaz de ultrapassar as fronteiras da inovação. Na palestra, Jardel abordará: A importância da mudança; A busca da sua melhor versão; Gestão do futuro; Estabelecimento e alcance de uma visão; Ultrapassando as fronteiras da inovação.


DIA 17 DE NOVEMBRO 17h00

Palestra Tema: Crescer, uma questão de Sobrevivência; Ministrante: Carlos Miranda – CEO e Sócio-Fundador da Br Opportunities; Número de vagas: Todos os congressistas.

18h00

VIII Prêmio FEJEMG Número de vagas: Todos os congressistas.

20h30

Palestra de Encerramento Tema: Inovação com Mídias Sociais; Ministrante: Flávio Rosário – Diretor da Inova7; Número de vagas: Todos os congressistas.

22h00

Cerimônia de Encerramento.


UM ÓTIMO EMEJ


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.