Kit Imprensa - Líderes & Vencedores 2021 - 27 anos

Page 1

PRÊMIO Criado em 1995, a partir de uma parceria entre a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e a Assembleia Legislativa do Estado, o Prêmio Líderes & Vencedores chega a mais uma edição valorizando iniciativas para o desenvolvimento gaúcho. Pelo 27º ano consecutivo, os acertos e os êxitos de personalidades, empresas e projetos sociais e culturais edificadores de um Estado melhor foram identificados, julgados e premiados. Mais do que uma homenagem, o prêmio “Líderes & Vencedores” distingue para o reconhecimento da sociedade as ações que verdadeiramente servem de exemplo, em cada uma das categorias de abrangência. A meta não é a reverência gratuita, mas sim apontar o premiado como um exemplo capaz de despertar novas ações relevantes. A edição de 2021 do prêmio “Líderes & Vencedores” cumpre seu compromisso de consolidar as missões da Assembleia Legislativa e da Federasul, confirmando o êxito das edições anteriores e referendando o acerto de uma postura de valorização do sucesso.


REGULAMENTO Para garantir a imparcialidade e a pluralidade do Prêmio, o processo de escolha dos seis premiados leva em consideração a força empreendedora, a dignidade política, a criatividade e o desprendimento social dos concorrentes. A essência da premiação está baseada ainda na representatividade e na legitimidade dos seus agraciados. A escolha dos concorrentes e premiados é definida por comissões Coordenadoras, Indicadoras e Julgadoras. Em cada categoria, uma Comissão Indicadora, formada por jornalistas, personalidades da área e Entidades Filiadas à Federasul, elabora uma lista de nomes para concorrer ao prêmio. A partir dessas indicações, a Comissão Julgadora, constituída por premiados, em edições anteriores, e personalidades destacadas em sua atividade, seleciona os agraciados. A Comissão Coordenadora de cada categoria orienta e supervisiona todo o processo.


CATEGORIAS O Prêmio Líderes & Vencedores é dividido em seis categorias, com três premiados em cada. São elas:

MÉRITO POLÍTICO - Busca premiar os políticos, seja qual for a esfera de governo,

que ofereçam ao povo gaúcho um exemplo de ética, integridade pública e competência no sentido de elaborar, apoiar e/ou aprovar projetos e medidas que impactem de forma efetiva na sociedade.

Patrono: Getúlio Vargas.

DESTAQUE COMUNITÁRIO - Pretende destacar lideranças e/ou projetos sociais que contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população gaúcha.

Patrono: Dom Vicente Scherer

SUCESSO EMPRESARIAL MICRO E PEQUENA EMPRESA - Objetiva reconhecer as

empresas que constroem um percurso com sustentabilidade, responsabilidade social e inovação que leve ao êxito de seu negócio ou lideranças empresariais eticamente reconhecidas e que sirvam de exemplo para uma sociedade melhor.

Patrono: Francisco Bastos

SUCESSO EMPRESARIAL MÉDIA E GRANDE EMPRESA - Objetiva reconhecer as

empresas que constroem um percurso com sustentabilidade, responsabilidade social e inovação que leve ao êxito de seu negócio ou lideranças empresariais eticamente reconhecidas e que sirvam de exemplo para uma sociedade melhor.

Patrono: Francisco Bastos

EXPRESSÃO CULTURAL - Presta seu reconhecimento a pessoas e/ou projetos culturais que contribuem de forma significativa para o enriquecimento cultural da comunidade gaúcha.

Patrono: Érico Veríssimo

REFERÊNCIA EDUCACIONAL - Objetiva homenagear lideranças e/ou projetos educacionais que impactam de forma expressiva no conhecimento e humanização do povo gaúcho.

Patrono: Irmão José Otão


TROFÉU Os vencedores de cada categoria recebem a estatueta Magis, criada pela artista plástica Angela Pettini. Com o nome originado no latim, a escultura tem o significado de “mais”, termo usado pelos jesuítas de confissão inaciana para dar a ideia de aumento, grandeza e superioridade. O troféu representa, assim, a busca e o alcance de mais realizações, aspirações e inspirações. Esse é o terceiro modelo de estatueta usada no prêmio “Líderes & Vencedores”. A primeira versão foi a estátua Dafne, criação do uruguaio Gustavo Nakle, que, por sua vez, deu lugar às cabeças de Bez Batti.


FINALISTAS Mérito Político Antonio Carlos Gomes da Silva – Porto Alegre Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite – Pelotas Sebastião de Araújo Melo – Porto Alegre Sucesso Empresarial Micro e Pequena Empresa Fernando Maldaner - Nova Petrópolis Maria Fernanda Tartoni - Porto Alegre Newconnect - Passo Fundo Sucesso Empresarial Média e Grande Empresa BSBIOS Energia Renovável - Passo Fundo Instituto Caldeira – Porto Alegre Randon Participações - Caxias do Sul Destaque Comunitário Alfredo Guilherme Englert - Porto Alegre Instituto Cultural Floresta (ICF) – Porto Alegre Projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro - Restinga Seca Expressão Cultural Biblioteca de Rua – Santa Rosa Hilda Simões Lopes Costa - Pelotas Maestro Antonio Carlos Borges Cunha - Porto Alegre Referência Educacional Bruno Eizerik - Porto Alegre ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz - Porto Alegre Cooperativa Escolar Cooperzimmer - Rolante


MÉRITO POLÍTICO ANTONIO CARLOS GOMES DA SILVA – PORTO ALEGRE O papeleiro que nasceu na Bahia, chegou a deputado estadual pelo RS por dois mandatos e foi eleito deputado federal, em 2014, também pelo Estado, com 92,3 mil votos. Defende, entre outros temas, a melhoria dos serviços de saúde e da rede de ensino, atuando no combate às drogas e participando de ações voltadas às cadeias produtivas da reciclagem e também da pesca e piscicultura. Luta pelo estímulo e fomento de pequenas empresas, além de ter sua atuação marcada pelo combate à elevação de tributos. Nas eleições 2018, foi reeleito deputado federal pelo Republicanos Rio Grande do Sul com 103.373 votos. EDUARDO FIGUEIREDO CAVALHEIRO LEITE – PELOTAS Governador do Rio Grande do Sul, graduado pela Faculdade de Direito da UFPel, também estudou Políticas Públicas na Universidade Columbia, em Nova Iorque, e cursou mestrado em Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas. Foi eleito prefeito de Pelotas em 2012. Antes, integrou a administração municipal do Município como assessor e secretário interino e, depois, como chefe de gabinete nos governos de Bernardo de Souza e Fetter Júnior. Em 2008, elegeu-se vereador e presidiu a Câmara Municipal. Como governador, pelo PSDB, as suas primeiras medidas foram direcionadas ao controle de gastos estaduais e o aumento de sua eficiência, seguidas de avanço na pauta de concessões e privatizações. SEBASTIÃO DE ARAÚJO MELO – PORTO ALEGRE Goiano, o prefeito da capital gaúcha foi lavrador e mudou-se para Porto Alegre em 1978, onde se filiou ao então MDB. Para poder concluir e custear os estudos trabalhou em lancheria no centro da cidade. Também foi carregador de caixotes nas Centrais de Abastecimento (Ceasa). Cursou direito na Unisinos. Em 2000, elegeu-se pela primeira vez vereador de Porto Alegre, reelegendo-se em 2004 e em 2008. Após o terceiro mandato como vereador, em 2012, foi eleito viceprefeito de Porto Alegre. Em 2018 elegeu-se deputado estadual e, em 2020, foi eleito prefeito de Porto Alegre, assumindo em meio à pandemia.


SUCESSO EMPRESARIAL MICRO E PEQUENA EMPRESA FERNANDO MALDANER - NOVA PETRÓPOLIS Sócio-proprietário da Cervejaria Edelbrau, adotou práticas de sustentabilidade que permitiram a geração de 100% da energia consumida - a pioneira no Brasil. Entre as iniciativas sustentáveis, valoriza a autenticidade da região por meio dos produtos locais para impulsionar negócios. Para construir a marca, Fernando e Samuel, seu sócio, reuniram-se com o historiador Renato Urbano Seibt, conhecedor de toda a história do município. Chegaram a um nome que uniu a nobreza do produto e a tradição germânica de Nova Petrópolis: EDELBRAU (que significa Cervejaria Nobre). MARIA FERNANDA TARTONI - PORTO ALEGRE Chef do Tartoni Ristorante e presidente do Conselho e Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RS (Abrasel-RS), multiplicou seu trabalho na pandemia quando criou o delivery de refeições e alugou outra cozinha cujo espaço, chamado de Galpão Food Hub, reuniu as cozinhas de restaurantes tradicionais da Capital. Engenheira química, teve o interesse pela profissão motivado pela vontade de aprender mais sobre composições químicas e suas misturas, algo fundamental para quem é responsável pela criação de pratos. NEWCONNECT - PASSO FUNDO Assistência técnica especializada na manutenção em equipamentos de informática com ênfase em eletrônica: nobreak, estabilizador, monitor, impressora, projetor, computador, notebook, tablet e impressoras Roland. Gera 60 empregos diretos e atende toda a região norte do Estado. A empresa acompanha as constantes mudanças tecnológicas e principalmente, as reais necessidades dos clientes.


SUCESSO EMPRESARIAL MÉDIA E GRANDE EMPRESA BSBIOS ENERGIA RENOVÁVEL - PASSO FUNDO Produz 468 mil metros cúbicos/ano de biodiesel nas duas usinas no RS. Tem outra usina em Marialva, no Paraná, também pertencente ao ECB Group, do empresário Erasmo Carlos Battistella. Seu processo de produção é acompanhando em todas as etapas, por um completo laboratório, que realiza testes e análises, certificando a qualidade do produto. Em 2013, tornou-se a primeira empresa do Brasil a exportar comercialmente biodiesel. INSTITUTO CALDEIRA – PORTO ALEGRE Uma área de 22.000 m² exclusiva para empresas, startups e projetos ligados à nova economia. O nome é inspirado nas antigas caldeiras importadas da Europa, na década de 1920, por AJ Renner, transformadas num espaço destinado à inovação em diferentes setores do mercado. Nasceu da conexão de 39 empresas fundadoras para conectar empresas, universidades, startups e diferentes interessados na transformação digital dos negócios e no fomento do ecossistema de inovação gaúcho. RANDON PARTICIPAÇÕES – CAXIAS DO SUL Conglomerado de nove companhias, com 72 anos, 14.300 colaboradores, 13 mil acionistas e 28 unidades fabris no setor de soluções para o transporte. Fabrica autopeças, implementos rodoviários e veículos em três segmentos: montadoras (implementos, vagões e veículos especiais), autopeças (fabricantes de lonas, pastilhas, sistemas de freio, eixo, suspensão, conjunto de articulação e acoplamento) e serviços financeiros (administração de consórcios e suporte às vendas). As empresas Randon investem em inovação, estabelecendo parcerias com startups e universidades.


DESTAQUE COMUNITÁRIO ALFREDO GUILHERME ENGLERT – PORTO ALEGRE Provedor da Santa Casa de Misericórdia em segundo mandato (o mais antigo hospital do Estado, formado por nove instituições), o desembargador aposentado nasceu em Porto Alegre, onde se graduou, em 1961, em direito pela UFRGS. Classificado em primeiro lugar no concurso para juiz, atuou em várias comarcas do Estado, sendo que, em 1987, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do RS. INSTITUTO CULTURAL FLORESTA (ICF) – PORTO ALEGRE Criado por dois empresários, Leonardo Fração e Cláudio Goldsztein, em 2016, numa reação à violência, o ICF conseguiu arrecadar R$ 14 milhões, doados por 55 empresários, para equipar as polícias militar e civil do RS. Foram comprados novos veículos, armamentos, coletes à prova de bala, GPS e rádios para comunicação, doados ao governo do Estado. O Instituto apoia projetos voltados à melhoria da segurança pública. Na pandemia entregou doações que chegaram a quase R$ 1,5 milhão. PROJETO ORQUESTRA JOVEM RECANTO MAESTRO RESTINGA SECA Pertence a Fundação Antonio Meneghetti de Pesquisa Científica, Humanista, Cultural e Educacional. Criada em 2010 para incentivar e promover a educação, a cultura e a pesquisa científica por meio de programas culturais e educacionais, também promove a difusão da ontopsicologia e o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. A orquestra é composta por 240 pequenos artistas.


EXPRESSÃO CULTURAL BIBLIOTECA DE RUA – SANTA ROSA O programa é o braço social da Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP) para formar leitores, construindo conhecimento por meio do acesso e incentivo à leitura. Seis estantes com livros infantis e adultos estão em grandes áreas de circulação e servem como pontos de acesso e devolução dos livros pelos leitores. O projeto será expandido para os bairros e para as comunidades do interior de Santa Rosa. HILDA SIMÕES LOPES COSTA – PELOTAS Descendente de Simões Lopes Neto, a escritora, socióloga e professora universitária, nasceu em Pelotas e coordena, há dez anos, grupos de Criação Literária. Autora dos ensaios de sociologia “Do Abandono à Delinquência” e “Senhoras e Senhoritas, Gatas e Gatinhas”, publicou também contos e poesias em coletâneas de autores gaúchos, bem como romances como “A Superfície das Águas”, que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura. MAESTRO ANTONIO CARLOS BORGES CUNHA - PORTO ALEGRE Compositor e regente, orienta o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Foi um dos fundadores do programa de Mestrado e Doutorado em Composição Musical da UFRGS e é o regente titular da Orquestra Jovem Recanto Maestro. Já se apresentou na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Uruguai regendo suas composições.


REFERÊNCIA EDUCACIONAL Casa da Criança (Santa Cruz do Sul)

Entidade sem fins lucrativos, mantida por doações da comunidade e recursos da Prefeitura, que atua como escola/creche há mais de 66 anos na comunidade de Santa Cruz. Tem estrutura técnica e pedagógica completa, cozinha própria, onde são realizadas mais de 800 refeições por dia - uma média de 4 refeições por criança. Atende cerca de 200 crianças de 0 a 6 anos em dois turnos (manhã e tarde), oferecendo três serviços: • atendimento às crianças; às suas famílias; e psicossocial. As crianças são selecionadas a partir da comprovação de baixa renda.

Escola Três de Julho (Boa Vista Do Incra)

A Escola Estadual de Ensino Fundamental está localizada na Fazenda Corticeira. Participa da Agenda 21, em parceria com a Emater, com atividades que envolvem ações de preservação de mananciais, horta orgânica, revegetação nativa, paisagismo, controle de erosão, resgate de plantas bioativas, preocupação com focos de mosquitos e a manutenção dos espaços escolares como Unidades de Aprendizagem Ambiental, bem como a valorização do agricultor com ênfase na sucessão familiar. Ano passado reutilizou 150 pneus transformados em objetivos de decoração.

Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado)

Fundada em 1892, a Escola mais antiga do Vale do Taquari, está localizada em Lajeado. Atende 1.250 estudantes, do berçário ao técnico de enfermagem. Em 2018 obteve a 1ª colocação do Estado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e figura entre as 5 melhores escolas do RS no ENEM nos últimos 7 anos. Destacada no Festival Internacional de Cinema (MG), com um curta-metragem e 1º lugar em concurso do Ministério Público para produção de material áudio visual sobre Adolescência. Contempla em seu currículo obrigatório exames de proficiência em língua inglesa e alemã.

Imprensa Federasul ngf imprensa e assessoria neusa@ngfcomunicacao.com.br Neusa Galli Froes 51 91236847


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.