
2 minute read
Senac RN oferta 300 bolsas de estudo em 45 cursos de qualificação profissional
Este foi o primeiro edital do Programa de Bolsas em 2023
O Senac RN lançou em fevereiro o primeiro edital de vagas gratuitas de 2023, com cerca de 300 bolsas de estudos para 45 cursos nas áreas de Beleza, Gestão, Saúde, Comunicação, Moda, Turismo e TI, nas unidades do Senac em Natal, Mossoró e Caicó.
Advertisement
Inserido no Programa de Bolsas do Senac RN, o edital tem como foco democratizar o acesso ao ensino profissional, com oferta gratuita de qualificação para a população interessada em obter uma formação na instituição, referência em educação profissional.
Um dos destaques foi a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos, que se diferenciam por ser uma modalidade que exige um ensino mais aprofundado, com um maior tempo de duração. Foram mais de 100 vagas nesta modalidade, com bolsas nos cursos
Katiane Gomes
Técnico em Enfermagem, Óptica, Estética, Nutrição e Dietética e Desenvolvimento de Sistemas.

Para os cursos livres, foram ofertadas bolsas para os cursos de Barbeiro, Maquiador, Recepcionista, Técnicas de Vendas, Bussiness Intelligence, Cuidador de Idoso, Costureiro, Gestão Financeira, Atendente de Farmácia e outros.
“Por meio do Programa de Bolsas do Senac, levamos oportunidades únicas de qualificação profissional para a população do RN e, consequentemente, promovemos a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, uma vez que se trata de uma formação profissional em uma instituição que é referência de ensino, o que abre portas para o sucesso na carreira profissional”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
INOVAÇÃO
Fecomércio RN implementa plataforma digital para demandas internas
Fecomércio Digital será implantado na Federação potiguar e nos sindicatos filiados plataforma, além da própria CNC, da qual a instituição potiguar teve conhecimento da ferramenta e foi possível aferir seus benefícios.
Visando a otimização dos processos internos, a Fecomércio Rio Grande do Norte implementou a plataforma Fecomércio Digital. Em dezembro do ano passado, os colaboradores da sede da Federação começaram a utilizar a ferramenta para gerenciar processos e demandas entre os setores.
A ideia do Fecomércio Digital foi concebida a partir de uma série de discussões geradas durante a participação no “CNC Multiplica”, que consistia, em suma, na busca de ferramentas para inovar, trazendo efetiva transformação institucional.
O diretor Executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, comenta que os ganhos com a instalação da plataforma são diversos dentre eles, uma melhor sistematização das demandas e, como consequência, a agilidade no atendimento e resolução das solicitações.
“A ferramenta nos permite ficar on-line em tempo integral, possibilitando romper barreiras geográficas e estar presentes em todos os locais através de um aplicativo, acessado via internet por desktop, notebook ou smartphone, impactando direta e positivamente numa melhoria de produtividade dos colaboradores”, explicou Barrêto.
O próximo passo do Fecomércio Digital é a implementação da plataforma nos 16 sindicatos filiados à entidade. O primeiro a utilizar a ferramenta de gestão foi o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Rio Grande do Norte (Sincofarn).
O processo de implantação com o Sincofarn ocorreu em duas etapas: na primeira, houve a apresentação do sistema à presidente do sindicato, Diva Dutra, e a executiva da entidade, Eriadna Alves. No segundo momento, foi realizado o treinamento para uso da ferramenta.
Diva Dutra, presidente do Sincofarn, vê a implementação da plataforma como facilitadora para agilizar o retorno das necessidades do sindicato. “O atendimento com precisão e a celeridade para solucionar as demandas do sindicato são aspectos benéficos que vêm para contribuir com a boa atuação, visibilidade e credibilidade da imagem da entidade”, destaca a dirigente sindical.
A Fecomércio RN é a primeira federação do Sistema Comércio a usar a
Os demais sindicatos filiados à Fecomércio RN terão acesso à plataforma gradativamente, passando por treinamentos direcionados para presidentes e executivos.