3 minute read

CASES

ALENTO

Enfermeira Márcia Lima encontrou no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa um refúgio em meio à “guerra Covid”

Advertisement

Profissional é uma das beneficiadas com a cessão do Hotel para abrigar trabalhadores da saúde durante pandemia

Estar em casa com o marido e os dois filhos, visitar diariamente os pais idosos e cumprir sua escala de trabalhos nos Hospitais Antônio Prudente e Walfredo Gurgel. Essa era a rotina que a enfermeira potiguar Márcia Lima, 44 anos, administrava tranquilamente até meados de março de 2020. Mas, assim como aconteceu com seus colegas de profissão, a rotina que Márcia conseguia tirar de letra começou a causar preocupações tão logo foram diagnosticados os primeiros casos de contaminação da Covid-19 no Rio Grande do Norte.

texto KATIANE GOMES

ESSA É UMA DOENÇA EM QUE SEMPRE NOS DEPARAMOS COM ALGUMA NOVIDADE E EU VI QUE TERIA QUE APRENDER A CONVIVER COM ELA DIA APÓS DIA

Márcia Lima

Enfermeira Trabalhando na linha de frente no combate contra a já instalada pandemia mundial, a enfermeira começou a preocupar-se com os riscos que a profissão passaria a oferecer a sua família, em especial ao seus pais e o seu esposo, o frentista Manoel Ronaldo, em tratamento contra diabetes e hipertensão.

“Eu me senti atordoada, um pouco confusa e comecei a estudar, fiz vários cursos online, porque queria me atualizar, conhecer essa doença invisível e a cada dia eu via coisas novas. Essa é uma doença em que sempre nos deparamos com alguma novidade e eu vi que teria que aprender a conviver com ela dia após dia”, declarou.

Em seus estudos, a constatação de que idosos, pessoas diabéticas e hipertensas eram os mais vulneráveis ao vírus preocupou ainda mais a profissional, que, devido sua experiência de mais de 25 anos trabalhando na rede pública e privada, foi escalada para trabalhar no setor destinado

O HOTEL COMEÇOU A HOSPEDAR GRATUITAMENTE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE CONVIVEM COM PESSOAS DE RISCO OU QUE TENHAM ALGUM FAMILIAR COM SUSPEITA DA DOENÇA

aos pacientes da Covid-19, passando a estar mais exposta à contaminação do vírus. Em meio à sua aflição, uma notícia começou a trazer alento.

“Eu soube pela televisão e pela internet que o Hotel Barreira Roxa iria hospedar gratuitamente profissionais da saúde que conviviam com familiares do grupo de risco da doença e já fiquei atenta. NNo primeiro dia que abriram as inscrições eu me cadastrei e graças a Deus estou aqui desde o início. Fiquei muito feliz e mais tranquila, pois estando hospedada aqui posso preservar meu marido, meus filhos e meus pais.

Márcia é um dos cerca de 200 profissionais de saúde que já se hospedaram no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, por meio, de uma parceria entre o Sistema Fecomércio RN e o Governo do Estado. Em abril, o hotel começou a hospedar gratuitamente os profissionais de saúde que convivem com pessoas de risco ou que tenham algum familiar com suspeita da doença. O local tem sido a nova casa dos profissionais em seus dias de folga e retorno do trabalho, proporcionando um pouco mais um alento e segurança neste momento de crise. A parceria oferece, além da hospedagem, três refeições diárias aos profissionais.

“Minha hospedagem no hotel tem sido maravilhosa, não tenho o que reclamar, os profissionais são altamente qualificados, muito bem treinados, são acolhedores e estão sempre prontos para atender todos que estão morando aqui. Nos meus dias de trabalho eu sempre tomo o café da manhã antes de sair, ao retornar, tenho o jantar e as vezes converso um pouco com os novos colegas que conheci aqui. Quando estou de folga, as vezes ficamos nas áreas livres e conversamos um pouco, e essa convivência tem sido muito boa tanto com os colegas da saúde quanto com os colaboradores do hotel, nos ajuda e também alivia a saudade de casa”, contou.

Para receber os novos hóspedes, o Hotel passou por todas as adequações impostas nos protocolos oficiais de vigilância sanitária, bem como todos os colaboradores foram treinados e equipados com EPIs exigidos.

This article is from: