Informe Fecomércio Março/ Abril 2019 Ed nº44

Page 10

Ser Cultural Por Rita Marize Farias de Melo

NEM SÓ DE

INSPIRAÇÃO VIVE O ARTISTA “Nem só de inspiração vive o artista”. Assim como foi um dos disparadores para a realização da 2ª edição do projeto Transborda – As linguagens da cena, promovido pelo Sesc Pernambuco, no segundo semestre de 2018, essa frase pode ser também o início de uma discussão sobre a comemoração do Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo, em 27 de março.

G

eralmente celebrada com apresentações artísticas e festivas para deleite de seus públicos, a data vem, cada dia mais, servindo para ampliar o debate e sendo palco de discussões estéticas, éticas e políticas, por meio de ações diversas para além da cena. E isso não é novidade pelo caráter subversivo, inquieto e mesmo político de seus atuadores na história da arte, através dos séculos. Tal ampliação de foco deve-se, em parte, ao fato de seus profissionais recusarem a pecha de indolentes e ociosos

10

na busca do reconhecimento de seu trabalho criativo como profissão legítima e de direito. Coadunam-se a essas questões as mais recentes pesquisas em que a cultura, em suas perspectivas antropológicas e sociológicas, alinhada a um conjunto de ações estratégicas de planejamento e gestão e trabalhada em transversalidade a outras áreas do conhecimento humano, pode ser fator deslanchador do desenvolvimento de uma cidade, levando em consideração a potência dos encontros, da inventividade e da ação criativa da área.

INFORME FECOMÉRCIO PE | MAR/ABR 2019

A cultura é um direito humano inalienável, garantido à sociedade por lei, e é agente capaz de efetivar mudanças no seu meio. Por isso, não deveria ser pensada isoladamente, mas em rede, estimulando sinapses pelo seu alto grau de invenção e criatividade. A obra artística em si não se presta a uma função específica, utilitária ou mercadológica, o que acarreta dificuldade em seu reconhecimento por não haver uma condição da sua existência. Ela é, em suas diversas facetas artísticas, a expressão libertadora do ser humano em suas diferenças e semelhanças.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.