Informe Fecomércio - Maio/ Junho | 2019

Page 15

Vocação, técnica e competências O mercado de festas cresceu. De acordo com a Associação Brasileira de Eventos Sociais, o Brasil registra um crescimento anual médio de 14% no setor. O nicho de cerimonial vem ancorado nisso. “Esse profissional pode ser considerado um anjo da guarda e seu apoio traz ao contratante a certeza de que tudo vai dar certo. Neste momento, o cliente perceberá que isso não é um gasto supérfluo“, defende Betânia Brandão, professora da Faculdade Senac e especialista em Empreendedorismo do Turismo.

Valdir Cavalcanti

Como é uma ponte, o cerimonialista precisa apurar a necessidade e o perfil do cliente e conhecer bem os fornecedores, de redução financeira, ele se torna ainda mais importante. “Ele fará a adaptação necessária do projeto ao orçamento disponível, mas sempre procurando manter o padrão de qualidade e acompanhando toda a prestação do serviço”, diz.

A instituição oferta esta capacitação e também aborda o tema na graduação de Gastronomia. Com a capacitação, ele pode atuar em diversos eventos para além dos sociais. Ele é apto a trabalhar também em ações culturais, esportivas e integrar equipes de organização em empresas. “É um momento de felicidade do cliente e não é permitido errar”, ressalta Valdir Cavalcanti, analista do SebraeLab. De acordo com ele, não bastam apenas as técnicas. “A desenvoltura é primordial, assim como oratória, carisma, articulação e disciplina”, finaliza.

INFORME FECOMÉRCIO PE | MAI/JUN 2019

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.