Informe Fecomércio-PE

Page 39

como uma das mais promissoras do Estado, beneficiando-se da proximidade com a Cidade da Copa, dos investimentos em mobilidade e também do potencial de consumo da sua população, que cada vez mais se volta para o comércio local.” Segundo ela, já existem projeções para o público e estudos preliminares apontam que o Camará receberá cerca de 500 mil consumidores em sua área de influência. O Camará Shopping possui parceria com o Senac, Senai, Sinduscom, STQE e Prefeitura de Camaragibe no Projeto Florescer, criado pela Reserva Camará Complexo Multiuso para atender à demanda por mão de obra qualificada para trabalhar nas obras e nas operações do complexo. A meta geral do Florescer é qualificar cerca de 12.500 pessoas ao longo de oito anos de implantação de todos os equipamentos do complexo. Desse quantitativo, 2.420 serão qualificados para trabalhadores tanto na construção quanto nas operações comerciais do Camará Shopping.

próxima investida do empresário no município é a inauguração de mais uma unidade, desta vez no Camará Shopping. De acordo com Francisco, o comércio de Camaragibe tem apresentado grandes melhorias e mostrado muito mais força que há cinco anos, quando chegou ao local. Segundo ele, o estabelecimento de um comércio local forte estimula os próprios moradores a fazer suas compras perto da residência, evitando o desgaste do deslocamento até as áreas centrais do Recife. Conforme informações trazidas por ele mesmo, seu público é formado principalmente pela classe C, sendo 90% deles moradores da própria cidade. Com autoridade mais que comprovada no que diz respeito a empreendedorismo e vendas, a cidade ainda tem muito potencial a ser explorado e deverá, caso o ritmo de desenvolvimento permaneça o mesmo, crescer bastante, chegando

mesmo a atingir a autossuficiência na oferta e procura de bens e serviços. Na opinião dele, é preciso organizar e limpar a cidade, mas fundamentalmente é preciso que sejam criadas mais ruas específicas para o comércio. Outro aspecto mencionado pelo empresário é fruto de acalorada discussão na cidade, principalmente entre os comerciantes: o comércio irregular. Para Francisco, os comerciantes locais não deveriam temer a perda de clientes para camelôs e vendedores de rua. De acordo com ele, os únicos problemas reais que estes causam para os comerciantes e para os clientes são a desorganização do espaço urbano, que muitas vezes impossibilita o tráfego de pessoas e veículos em locais mais movimentados, e a sujeira provocada por eles, uma vez que, além de não terem compromisso com a cidade, eles não recebem qualquer tipo de qualificação profissional que gere senso de responsabilidade social.

Voz da experiência O empresário Francisco Melo, proprietário de duas lojas em Camaragibe e pronto para inaugurar a terceira unidade no município, iniciou-se cedo no mundo dos negócios. Sua primeira loja de calçados, a hoje famosa Esposende, que conta com 76 lojas em Pernambuco e em mais quatro Estados, foi aberta em 1970 na rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. Em 1998, contudo, ele direcionou esforços para Camaragibe, inaugurando suas primeiras lojas na cidade. A Informe Fecomércio-PE | MAI/JUN 2013

| 39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.