Inspirando e Despertando Futuros Líderes (edição revisada agosto.2019)

Page 54

INSPIRADORES

LUANA IANARA RUBINI RUIZ 22 anos (em 2016) GRADUANDA EM ENGENHARIA ELÉTRICA COM ÊNFASE EM SISTEMAS ELETRÔNICOS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E SUPÉLEC (FRANÇA)

L

uana nasceu nos Estados Unidos, mas foi no Brasil que descobriu sua vocação científica. Participou de várias olimpíadas escolares, e durante o ensino médio no Colégio Koelle, em Rio Claro, SP, quando começou a desenvolver projetos científicos para feiras de ciências, descobriu uma motivação a mais: ser produtora de conhecimento. Participou da FEBRACE em 2010 com o projeto “Identificação de portadores de altas habilidades entre alunos do 6º ano do ensino fundamental da rede pública”, no qual desenvolveu um método para identificar alunos com altas habilidades em determinadas inteligências da teoria de Howard Gardner. Com o prêmio da FEBRACE, integrou a comissão brasileira numa viagem de 15 dias no International Science and Engineering Camp (ISEC), na Universidade Nacional de Seul, em Seul, Coreia do Sul. Segundo Luana, participar de

uma feira científica significa poder apresentar o seu projeto para outras pessoas, conhecer outros projetos extremamente interessantes, receber críticas e aprender muito, o que é ainda mais gratificante e enriquece enormemente a experiência de desenvolver um projeto científico, que já é incrível por si só. A partir desta experiência, Luana que é graduanda de Engenharia Elétrica na Escola Politécnica de São Paulo (EPUSP), escolheu a Supélec, na França, uma renomada escola de engenharia, para fazer um intercâmbio através de um programa de duplo diploma, estudando as áreas de Energia, Automação, Controle e Eletrônica. Hoje, está em Dallas, no Texas, realizando um estágio na empresa Sagem Avionics, do grupo Safran, mas volta ao Brasil para terminar os dois últimos anos de graduação na Poli.

“Desde a minha participação na FEBRACE e no ISEC, eu sei que quero trabalhar com pesquisa, seja no meio empresarial ou acadêmico. Além disso, o projeto que desenvolvi despertou meu interesse pela área de educação. Logo no final do meu primeiro ano de engenharia na Poli comecei a desenvolver um projeto de iniciação científica. Esse projeto também tinha objetivos educacionais.“

54


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.