1 minute read

Considerações finais

Este módulo teve como objetivo esclarecer um pouco sobre o que é um banco social, qual é o seu propósito e como você, caro leitor, pode participar desses projetos propostos por esses bancos credores de maneira que você venha impulsionar a sua ideia de fazer dinheiro mediante a produção de bens e serviços feitos por você mesmo e ofertado diretamente ao consumidor.

É bom saber que não estamos mais no tempo em que, para se investir sem dinheiro, era necessário se des - fazer de algum bem ou obter empréstimos com pessoas físicas que cobravam juros exorbitantes, uma vez que os bancos comerciais não faziam, como até hoje não fazem, empréstimos para esses fins.

Advertisement

Procure uma dessas instituições, ou mais de uma delas, para colocar em prática tudo o que você vem aprendendo sobre como fazer acontecer a sua ideia de crescer, de produzir, de mudar a sua vida e a vida daqueles que lhe são próximos.

Referências

BANCO PALMAS 15 ANOS. Economia Solidária NESOL-USP e Instituto Palmas. V.1. São Paulo: A9 Editora, 2013.

https://www.institutobancopalmas.org/rede-brasileira-de-bancos-comunitarios/. Acesso em 20/12/2021.

https://cearacredi.ce.gov.br/saiba-mais/ Acesso em 20/12/2021.

SEGUNDO, João Joaquim de Melo Neto e MAGALHÃES, Sandra. BANCOS COMUNITÁRIOS. Revista Economias solidárias e políticas públicas Disponível em < http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4059/1/ bmt41_10_Eco_Bancos_41.pdf> Acesso em 28/12/2021.