Guia de acolhimento do novo aluno 2018/2019 - FCT/UAlg

Page 6

Guia de acolhimento 18/19

a faculdade apresentação A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) é uma unidade orgânica da Universidade do Algarve (UAlg). É dotada de autonomia científica, pedagógica, cultural e administrativa, conforme estabelecido nos Estatutos da Universidade do Algarve e nos seus próprios estatutos. A FCT foi criada em 2008, pelos Estatutos da Universidade do Algarve, que decorrem do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

A atual FCT resulta da fusão de três faculdades então existentes: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Engenharia dos Recursos Naturais. A Faculdade está localizada no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, junto ao aeroporto de Faro. Os estatutos da Faculdade estão publicados no Diário da República, 2ª Série, n.º 103, de 28 de maio de 2009 (Aviso n.º 10215/2009).

A Faculdade inclui seis departamentos: Ciências Biológicas e Bioengenharia; Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente; Engenharia Eletrónica e Informática; Física; Matemática; Química e Farmácia.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve desenvolve a sua atividade no âmbito do ensino, da investigação e difusão do conhecimento científico e tecnológico nas áreas das Ciências e da Engenharia. Da sua missão cabe-lhe promover a formação superior apoiada na investigação científica, desenvolvida nos seus quatro Centros de Investigação reconhecidos nacional e internacionalmente, assegurando a realização de cursos conducentes à obtenção dos diferentes graus académicos do ensino superior em domínios de ponta em constante atualização. Na prossecução dos seus objetivos de excelência, a FCT tem estabelecido parcerias, possibilitando aos seus alunos e docentes oportunidades únicas de aceder a programas de intercâmbio internacional, tanto ao nível da formação académica, como da investigação científica. O know-how estabelecido na FCT, aliado ao dinamismo dos seus membros, permite igualmente que a transferência do conhecimento e da tecnologia seja um dos seus contributos efetivos para a sociedade. A Faculdade dispõe de um Horto experimental, onde se desenvolve investigação na área agronómica, e de um Laboratório Experimental de Organismos Aquáticos, LEOA. Dispõe também de uma infraestrutura para aquacultura, a estação experimental do Ramalhete, na Ria Formosa.

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.