Revista Abre Aspas Nº 21 - Faculdade de Ciências Aplicadas Unicamp

Page 17

CAPA

Paulo Van Noije tem experiência na área de Economia, com ênfase em Balanço de Pagamentos; Finanças Internacionais; Economia Internacional, Macroeconomia e Economia Brasileira. Organizador da I e da II Feira do Livro da FCA.

A justificativa para se investir em CT&I mesmo com o cenário de crise no Brasil é simples e comprovada pela história: em um mundo globalizado e orientado pela dinâmica centro-periferia, não há (e nem houve) desenvolvimento sem investimentos públicos em setores de alta tecnologia e sem políticas ativas e de estímulo e proteção à indústria. Como a finalidade do Estado não é o lucro, mas sim o interesse coletivo e o atendimento à sociedade, liderar uma política anticíclica que, por meio do apoio governamental direto a projetos de CT&I aumente temporariamente o déficit público, pode (se levada a cabo com seriedade, com planejamento e com coordenação) ser algo positivo, pois estará estimulando a economia no longo prazo e posicionando ativamente o país na cadeia global de valor e na Divisão Internacional do Trabalho, além de evitar que o país fique sempre dependente das tecnologias desenvolvidas por outros países. O catching-up para atividades de maior valor agregado e com retornos crescentes envolve, também, a atenção às questões histórica (enfrentar o atraso brasileiro na política industrial e a tendência de apoio indireto via exageradas desonerações que apenas substituem investimentos privados em Pesquisa e Desenvolvimento, e não os alavancam), ambiental (vide pesados investimentos recentes da

Caio Silveira Schweller é aluno do curso de Administração Pública.

China em “tecnologias verdes”), educacional (e.g. incertezas acerca das profissões do futuro e dos rumos da tecnologia) e social (desafio de conciliar escala global com a local e de prever as relações homem-máquina). Políticas auxiliares – como definir um processo econômico-material sustentável, regenerativo e absortivo em termos ecológicos; discutir a implementação de programação e de robótica como disciplinas obrigatórias na grade curricular do sistema público de ensino; e fomentar a reaplicação de experiências criativas e inclusivas da chamada Tecnologia Social – são, portanto, prementes para uma atuação pública corretiva, preditiva, objetiva e eficiente, sem exageros e sem salvacionismos em relação à Ciência, à Tecnologia e à Inovação.

catching-up = alcançar; país atrasado se aproximar dos mais desenvolvidos política anti-cíclica = Ciclos econômicos são flutuações da atividade econômica caracterizadas pela alternância de períodos de ascensão e períodos de crise. A política anti-cíclica estimula a economia nas crises e desestimula nos períodos de ascensão.

Nº 21 § agosto/setembro 2019 | ABRE ASPAS

17


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.