FCA Unicamp - Abre Aspas Nº 20

Page 1

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS

ABRE ASPAS UNICAMP LIMEIRA

Nº 20 § maio/junho 2019

PRÉ-VESTIBULINHO DA ENACTUS Alto índice de aprovação beneficia alunos de escolas públicas de Limeira

Espaço Opinião

Qual é, e onde está, o verdadeiro “laboratório” das áreas de Administração e Administração Pública?

FCA faz 10 anos

Veja algumas impressões de professores e funcionários sobre a instituição e sua história


Universidade Estadual de Campinas Reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel Coordenadora Geral da Universidade Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars

Diretor Associado FCA Unicamp Prof. Dr. Márcio Alberto Torsoni

Diretor FCA Unicamp Prof. Dr. Álvaro de Oliveira D'Antona

Assistente Técnico da Unidade FCA Unicamp Flávio Batista Ferreira


FACULDADE DE CIร NCIAS APLICADAS

ABRE ASPAS UNICAMP LIMEIRA

Nยบ 20 ยง maio/junho 2019


EDITORIAL A 20ª edição da revista FCA Abre Aspas traz matéria de capa sobre os bons resultados do pré-vestibulinho VOA, elaborado e coordenado pela organização estudantil Enactus Limeira. São muitas horas de trabalho voluntário realizadas anualmente e que trazem benefícios não somente para a comunidade como para os graduandos. Confira ainda texto do Prof. Eric David Cohen: quais são os laboratórios das graduações em Administração e Administração Pública? Ele nos conta sobre o projeto X-Culture, parceria internacional realizada pela disciplina Marketing Internacional, do curso de Administração, e que está se revelando como ferramenta didática inovadora.

Boa Leitura! O Abre Aspas é uma publicação da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, que tem o objetivo de divulgar diferentes ações realizadas por professores, alunos e funcionários e que contemplam o protagonismo e o engajamento estudantil, as relações da Faculdade com a sociedade, o fomento da interdisciplinaridade na instituição, divulgações de pesquisas e da graduação. Chegamos agora à décima nona edição, sendo que anualmente são produzidos quatro números, nos bimestres de março/abril, maio/junho; agosto/setembro e outubro/novembro. A publicação é um dos produtos da Área de Comunicação e conta com a colaboração de todos na sugestão de pautas que possam ser desenvolvidas em suas matérias. Para fazer sugestões de pauta, mande um email para cristiane.kampf@fca.unicamp.br

Cristiane Kämpf Assessoria de Imprensa – FCA Unicamp

Expediente A revista eletrônica FCA Abre Aspas é uma publicação bimestral da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira. Nº 20 – Maio/Junho 2019 Elaboração, produção e edição Cristiane Kämpf – MTB 43.669 Assessoria de Comunicação e Imprensa, FCA Unicamp Projeto gráfico e diagramação Maurício Marcelo | Tikinet VISÃO AÉREA DA FACULDADE Foto de Gabriel Yamato, aluno do

curso de

Engenhari


ia de

Produção

e proprietário da

Zenith Vídeos


Já assistiu o vídeo institucional da Faculdade, com a participação de docentes, alunos e funcionários? Não perca! Está bastante interessante e já foi assistido mais de 13.000 vezes até o momento. Clique na imagem e confira!

Siga a fanpage da Faculdade para acompanhar notícias sobre eventos, cursos de extensão, o dia-a-dia da FCA e atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seus professores, alunos e funcionários.


ÍNDICE

8

PRÉ-VESTIBULINHO DA ENACTUS

ALTO ÍNDICE DE APROVAÇÃO BENEFICIA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE LIMEIRA

12

UNIVERSIDADE PÚBLICA

NOSSO COTIDIANO EM IMAGENS

ESPAÇO OPINIÃO

QUAL É, E ONDE ESTÁ, O VERDADEIRO “LABORATÓRIO” DAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA?

28

26

FCA FEZ 10 ANOS!

VEJA ALGUMAS IMPRESSÕES DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS SOBRE A INSTITUIÇÃO E SUA HISTÓRIA

VOCÊ SABIA?

FATOS E NÚMEROS QUE PRECISAMOS SABER – OU RELEMBRAR – SOBRE A FACULDADE E A PRÓPRIA UNICAMP

30


PRÉ-VESTIBULINHO Alto índice de aprovação beneficia alunos

É

um projeto pequeno, que ainda comporta somente 20 vagas, mas já apresenta resultados admiráveis. O pré-vestibulinho VOA, elaborado e implementado na Faculdade pela organização estudantil Enactus Limeira, aprovou 50% da turma em 2018, após somente um ano de funcionamento.

Nove alunos conseguiram aprovação em diferentes cursos da Escola Técnica Trajano Camargo e um aluno conquistou vaga no curso de Informática no Colégio Técnico da Unicamp (Cotil). As aulas da turma 2019 terão início em agosto e a Enactus está finalizando o processo de análise para decidir qual escola receberá a oferta das vagas. “Temos trabalhado desde o começo do semestre para melhorar o


DA ENACTUS de escolas públicas de Limeira

formato das aulas e os conteúdos que serão aplicados. Cobriremos seis matérias, com dois professores cada”, conta Beatriz Sgobi, atual presidente da organização estudantil. A Enactus Limeira surgiu em 2013 e é formada por um grupo de 40 graduandos de diferentes cursos da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, os quais investiram, no último ano, um total de 10.000 horas de trabalho voluntário nos projetos da organização. O objetivo do grupo é realizar ações locais em conjunto com a comunidade limeirense, elaborando projetos que em algum momento possam ser continuados independentemente pela própria comunidade.


CAPA

Aula do pré-vestibulinho VOA, em 2018

“EDUCAR É AJUDAR A CONSTRUIR SONHOS” Beatriz conta que o pré-vestibulinho VOA, por exemplo, surgiu a partir de demanda de alunos da escola Cônego Manuel Alves, localizada em frente à FCA e que já participa desde 2015 de outro projeto da Enactus, o Asas.

Foi durante um desses encontros que os alunos da Cônego apresentaram a vontade de receber aulas de reforço para aumentarem as chances de aprovação nos vestibulinhos dos colégios técnicos de ensino médio de Limeira – e, a partir daí, iniciou-se a elaboração do VOA, em 2017.

10

ABRE ASPAS | Nº 20 § maio/junho 2019

Os graduandos da Enactus investiram um total de 10.000 horas de trabalho voluntário nos projetos da organização em 2018

Através de oficinais semanais durante as quais são abordados temas como sonhos, empreendedorismo, carreira, conflitos mundiais, meio-ambiente, preconceitos, entre outros, os graduandos encorajam os jovens do ensino fundamental a serem “agentes de transformação de suas próprias vidas”. “Procuramos expandir seus horizontes e mostrar novas possibilidades e oportunidades, para que eles possam sonhar novos mundos. Acreditamos que educar é ajudar a construir sonhos e, ao incentivar novos sonhos em jovens, os ajudamos a melhorar suas realidades. Acreditamos tanto no potencial do Asas que em 2019 expandimos nosso trabalho para três escolas. Atualmente o projeto envolve 130 alunos.” As escolas participantes são: Escola Estadual Ary Leite Pereira; Escola Estadual Cônego Manuel Alves e Escola Estadual Octavio Pimenta Reis.


CAPA SONHANDO NOVOS MUNDOS E TRANSFORMANDO A PRÓPRIA VIDA Felipe Campos e Luiz Henrique Granusso foram aprovados, respectivamente, na Escola Trajano Camargo (para o técnico em Administração) e no Colégio Técnico de Limeira (Cotil Unicamp, curso de Informática) e creditam as conquistas às aulas do VOA. Em 2018, eles vinham à Faculdade três vezes por semana, durante toda a tarde. “Se não fosse o VOA, eu não estaria vestindo esta camiseta. Foi uma das melhores coisas que fiz na vida, as aulas me ajudaram muito. Mesmo estando muito cansado, eu tinha muita motivação, porque os professores são ótimos e se dedicam a cada aluno”, afirma Felipe, vestido com o uniforme do Trajano. A comemoração é compartilhada por ‘Luizinho’, que também atribui seu êxito à possibilidade de reforçar os estudos com as aulas do pré-vestibulinho. “Na Unicamp fiz amigos para a vida toda. Eles me ajudaram muito e com a aprovação consegui conquistar um futuro melhor para a minha vida. Eu sempre quis estudar no Cotil, mas se fosse contar somente com as aulas do ensino

fundamental, acho que não conseguiria. Agora que passei é ainda mais difícil, porque o curso é muito puxado. Estou dando o meu máximo, estudando todos os dias das 07h30 às 17 horas e vou conseguir. ” A amizade entre Beatriz, Felipe e Luiz, que nasceu a partir do Asas e VOA, continua para além dos projetos. Eles frequentemente marcam encontros na Faculdade e conversam sobre a vida, as escolas, e novos projetos. Beatriz diz que os meninos a lembram muito dela mesma. “Com aproximadamente 15 anos eu também descobri a existência da universidade pública e depois fiz cursinho popular para prestar o vestibular da Unicamp”. Os meninos agora serão monitores voluntários e ajudarão os graduandos da Enactus com a próxima turma do pré-vestibulinho

Acreditamos que educar é ajudar a construir sonhos e, ao incentivar novos sonhos em jovens, os ajudamos a melhorar suas realidades

Luizinho, que conquistou uma vaga no Cotil e Beatriz, que também descobriu a universidade pública com aproximadamente 15 anos de idade.

Nº 20 § maio/junho 2019 | ABRE ASPAS

11


UNIVERSIDADE PÚBLICA

Pequenos + saudáveis, projeto social do Juli – jogos universitários de limeira com a Escola Municipal Aldo José Kühl. A ação tem como objetivo passar para as crianças a importância de uma alimentação saudável, através dos macros e micronutrientes por meio de jogos. Além disso, também abordamos a importância da atividade física, através de dinâmicas que incentivem a união e o trabalho em equipe.

Membros do Centro Acadêmico do curso de Nutrição e Profa. Josely após discussão sobre o filme “Meu Pé de Laranja Lima”, do projeto Comida e Cultura na Tela.


Alunos da disciplina CP203 - Pedagogia do Jogo, sob responsabilidade do Prof. Alcides Scaglia. “Terminamos a disciplina de modo a todos compreenderem a teoria na prática. Cada um dos oito grupos teve como tarefa aplicar o que estudamos sobre a pedagogia do jogo em jogos tradicionais em nossa cultura lúdica”.

Profa. Adriane Antunes, do Laboratório de Lácteos, Probióticos e Prebióticos, apresentando pesquisas em evento da área.

NOSSO COTIDIANO EM IMAGENS

Reunião de alunos do CENS Jr., organização estudantil na área de consultoria em nutrição e saúde.


UNIVERSIDADE PÚBLICA

Festival Ginástica Para Todos com alunos membros Lapegi – Laboratório de Experiências em Ginástica, coordenado pela Profa. Adriana Toledo.

Organizações estudantis CVU – Centro de Voluntariado Universitário e Trote da Cidadania Limeira participaram das atividades da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Limeira no início de junho no Parque da Cidade. Os graduandos organizaram oficinas infantis sobre reciclagem, descarte de lixos e consumo de água.


Membros da Liga do Mercado Financeiro em evento na sede da empresa Ultrapar.

Organização estudantil MTE – Mercado de Trabalho em Engenharia participando do Mês da Empregabilidade, organizado pela Prefeitura de Limeira. Alunos palestraram para professores e alunos da Faculdade Einstein sobre o tema “LinkedIn e Marca Pessoal”.

NOSSO COTIDIANO EM IMAGENS

Membros do LEPE (Laboratórios de Estudos em Pedagogia do Esporte) participando do XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade, organizado pela UNESP - Universidade Estadual Paulista.


UNIVERSIDADE PÚBLICA

Visita de alunos membros da organização estudantil Liga de Marketing em agencias de publicidade em São Paulo.

Visita de alunos membros da organização estudantil Liga de Marketing em agencias de publicidade em São Paulo.


uma bolsa da própria instituição francesa.

NOSSO COTIDIANO EM IMAGENS

Professores das Engenharias e Prof. Guillaume Thomann, do Instituto Politécnico de Grenoble (França), em encontro na Faculdade. Eles discutiram a parceria que oferece chance de dupla diplomação aos graduandos da FCA. Alunos do 4º ano de Engenharia de Produção –William e John – foram selecionados e viajam em setembro, sendo que um deles receberá


Apresentação pública dos trabalhos de conclusão da graduação em Nutrição, turma 2015. Neste semestre, as responsáveis pela disciplina foram as profes-

UNIVERSIDADE PÚBLICA

soras Ligiana Corona e Adriane Antunes.


NOSSO COTIDIANO EM IMAGENS


UNIVERSIDADE PÚBLICA

Profa. Adriane Antunes com as alunas Vivian e Olívia, ambas premiadas no 4º Congresso Brasileiro de Pre, Pro e Simbióticos – Preprosim do Ganepão.

Alunos e professores da disciplina Marketing Internacional, sob responsabilidade do Prof. Eric David Cohen.

Prédios de Ensino II, em foto da aluna Bethânia Paulina, do curso de Ciências do Esporte.


NOSSO COTIDIANO EM IMAGENS

Defesa de dissertação de mestrado da aluna Janaína Oliveira, do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção e Manufatura.


ESPAÇO OPINIÃO

QUAL É, E ONDE ESTÁ, O VERDADEIRO “LABORATÓRIO” DAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA? Por Eric David Cohen, docente do curso de Administração* campos de conhecimento – como da Economia, Psicologia e Engenharias, por exemplo.

O Prof. Eric David Cohen é docente do curso de Administração e atualmente responsável pela disciplina de Marketing Internacional. Possui larga experiência acadêmica e administrativa nas áreas de Mercadologia, Métodos Quantitativos aplicados à Administração, Pesquisa de Marketing e Gestão de Serviços.

A

s áreas de Administração e Administração Pública são relativamente recentes. Elas surgiram no princípio do Século XX, na esteira de uma mobilização no âmbito das economias desenvolvidas que visava assegurar que os mecanismos de produção, distribuição e comercialização de produtos e serviços fossem os mais eficientes possíveis. Neste contexto, estas áreas do conhecimento buscam responder aos anseios dos diversos stakeholders – entre eles, o consumidor, acionistas, distribuidores, parceiros de negócios, governo e o público em geral. À medida em que estas áreas se desenvolveram, foram surgindo novas especialidades, como Recursos Humanos, Finanças e Contabilidade, Marketing, Logística e Produção, e Planejamento e Estratégia. Muitas vezes, estas especialidades se apoiaram no conhecimento acumulado de outros

26

ABRE ASPAS | Nº 20 § maio/junho 2019

Contudo, estando as áreas de Administração e Administração Pública inseridas no campo geral das Ciências Sociais Aplicadas, elas apresentam dois aspectos que a diferenciam sobremaneira de outros campos de conhecimento. Primeiro, elas não são ciências exatas (como a Física, a Química ou as Engenharias). Por conta disto, uma decisão tomada pelo administrador, que tenha produzido um bom resultado no passado não produzirá, necessariamente, bom resultado se o contexto que se apresenta ao ambiente organizacional tenha sido modificado. Além disso, as variáveis internas e externas (como, por exemplo, os processos operacionais, a cultura organizacional, a intensidade do relacionamento com os clientes, a maturidade dos processos do Marketing, a concorrência e a disponibilidade de capital e a sustentabilidade empresarial) exercem uma significativa influência na capacidade que a organização tem de produzir resultados satisfatórios; ainda mais, diante do cenário atual de grandes transformações sociais e tecnológicas e de intensa concorrência que se apresenta. Além disso, é relevante observar o local em que ocorrem os acontecimentos que são estudados neste campo de conhecimento. Os clientes estão atuando cotidianamente no mercado, no qual estão localizadas as empresas, os gestores, as instalações e as redes de distribuição de produtos e serviços. De fato, diferentemente das outras ciências naturais (como Engenharia e Nutrição), o verdadeiro laboratório das áreas de Administração e Administração Pública está “lá fora”.


ESPAÇO OPINIÃO Diante deste contexto, no âmbito da disciplina de Marketing Internacional, começou-se a utilizar desde 2017 um recurso didático que responde a estas questões e às demandas do mercado de trabalho: o projeto X-Culture. Esta iniciativa (sem fins lucrativos) foi idealizada pelo Professor Vasyl Taras, da Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro, nos Estados Unidos. Vas leciona a disciplina de Negócios Internacionais, e idealizou este projeto dez anos atrás em parceira com outros pesquisadores membros da Academy of International Business. Hoje, a cada semestre, participam do projeto cerca de cinco mil estudantes de 130 universidades em 40 países em seis continentes (veja https://x-culture.org/). O X-Culture foi desenhado para proporcionar aos estudantes a oportunidade de trabalhar de maneira colaborativa com alunos de outras universidades no mundo, de maneira a vivenciar os desafios da gestão empresarial internacional. Ao longo de oito semanas, os estudantes trabalham no desenvolvimento de um projeto de internacionalização, que é especialmente desenvolvido para uma empresa real. Neste processo, eles desenvolvem capacidades analíticas e de estratégia empresarial, e precisam superar os desafios de trabalhar num ambiente multicultural,

com diferentes horários, deadlines de entrega e requisitos de qualidade dos relatórios que se comprometem a apresentar. No Brasil, participaram este ano 113 estudantes da disciplina de Marketing Internacional da FCA, 44 alunos da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas e 21 alunos do Senac. Desde 2017, dez dos nossos alunos foram convidados a participar de uma competição final em Washington, D.C. (Estados Unidos), Macerata (Itália) e Calgary (Canadá) com a presença dos principais executivos, tomadores de decisão e acadêmicos, tendo recebido apoio da FCA Unicamp. (Veja abaixo depoimento da aluna Ana Werneck, do 2º ano do curso de Administração) Nesta linha de experimentação e vivência prática dos conceitos adquiridos em sala de aula, a participação nesta competição vem proporcionando benefícios e conquistas significativas para os estudantes da Faculdade, ao colocá-los em contato com pessoas de outras culturas, ao mesmo tempo em que desenvolvem skills e qualificações que são amplamente valorizadas pelo mercado de trabalho. Sem dúvida, esta experiência proporciona aos estudantes uma sensação de valorização e de realização que eles levarão para o resto da vida!

OBRIGADA, X-CULTURE!

DEPOIMENTO DE ANA WERNECK – ALUNA DO 2º ANO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

A

gradeço todos os dias a oportunidade de poder participar de um projeto como o X-Culture durante a graduação. É inigualável a oportunidade de, durante os anos da minha formação como administradora, ter a possibilidade de desenvolver projetos com empresas, para solucionar problemas reais, e ainda trabalhando com grupos multiculturais, com pessoas de diversos países do mundo. Achei extremamente válida a iniciativa do Professor Eric, que estabeleceu parcerias com universidades estrangeiras e trouxe o X-Culture para a disciplina de Marketing Internacional. Estou indo agora em julho para o Canadá e lá continuarei a desenvolver outro projeto também com uma equipe internacional – desta vez o trabalho envolve um plano de revitalização de uma área da cidade de Calgary e tem todas as chances de ser realmente implementado. Toda esta experiência está sendo muito rica e benéfica, tanto academicamente quanto profissionalmente.

Aluna Ana Werneck participará de projeto com equipe internacional no Canadá, em julho deste ano.

Nº 20 § maio/junho 2019 | ABRE ASPAS

27


FCA FEZ 10 ANOS! A Faculdade completou 10 anos de existência em março. Veja algumas impressões de professores e funcionários sobre a instituição e sua história.

PROF. LUCIANO MERCADANTE Docente do curso de Ciências do Esporte e Coordenador do Laboratório de Instrumentação Biomecânica (LABIN)

Desde 2009 quando ingressei, a FCA é marcada por desafios e conquistas que nunca param. Para mim, estes desafios, somados às dificuldades quase perenes neste contexto de crise em todas as áreas do nosso país, são, e sempre foram, motivantes para quem ama educar e formar pessoas. Parte destes desafios e dificuldades estão na necessidade de construirmos uma unidade interdisciplinar dentro de uma enorme diversidade. Parece ironia mas, por outro lado, estas condições impulsionaram a qualidade e quantidade de relações humanas no dia a dia de docentes, funcionários e alunos que são, de fato, o principal sucesso na formação de nosso egressos. Espero que nos próximos anos possamos superar as dificuldades de infraestrutura e condições de trabalho para que possamos mostrar a todos a fundamental importância destas relações humanas na formação de profissionais atuantes, de sucesso e transformadores da nossa sociedade e de nosso país.

MARCELO ALMEIDA DOS SANTOS Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação

Ah FCA! Tanto tempo juntos, você aprendeu a conviver com meus defeitos e eu com os seus. Te ensinei algumas coisas e aprendi muitas outras. Me sinto um pouco pai por ter ajudado a te construir, mas me sinto um pouco filho pelo tanto que aprendi. A FCA cresceu e não pára de mudar, novo paradigma. Está mais independente, floresceu. Com o novo paradigma, novos desafios; e que possamos desbravá-los com grande virtù! Deixo aqui meu agradecimento à todas as pessoas que se dedicaram na criação da FCA. Foi um trabalho árduo, mas valeu muito a pena. Temos uma identidade!

28

ABRE ASPAS | Nº 20 § maio/junho 2019


PROF. EDMUNDO INÁCIO JR. Docente do curso de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração

Dos 10 anos de FCA tive o privilégio de estar presente nos últimos sete deles (ingressei como professor em 2012), os quais pude acompanhar o crescimento da pós-graduação e da extensão e o fortalecimento dos hoje seis cursos de graduação. É um ambiente desafiador, mutável e bastante multidisciplinar. Espero, que nos anos vindouros a FCA continue sua missão de “Produzir e difundir as ciências aplicadas contribuindo para o desenvolvimento humano e social” e que também consolide sua visão para com toda a comunidade de “ser reconhecida como centro de referência interdisciplinar de ciências aplicadas.

PROF. LEONARDO TOMAZELI DUARTE Docente do curso de Engenharia de Produção

Desde meu ingresso como docente na unidade, no início de 2011, logo percebi que a FCA se tratava de um enorme, porém instigante, desafio. Se, por um lado, o processo de construção de uma nova unidade nos demanda uma carga adicional de trabalho, por outro, é um privilégio vivenciar um ambiente de ampla diversidade de saberes, onde posso interagir com colegas de formações distintas da minha e lecionar em cursos de diferentes áreas do conhecimento. Já somos hoje uma instituição reconhecidamente dinâmica, e estou seguro de que o espírito de cordialidade que sempre se fez presente na FCA e o nosso grande trunfo da diversidade nos tornarão uma unidade de referência, quiçá incontornável, para a superação de alguns dos desafios científicos e sociais mais caros ao país.

GUSTAVO SALATI Professor do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração

A Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp completa 10 anos com indicadores muito positivos. As conquistas decorrem da superação dos problemas e desafios que nos foram impostos por ser uma unidade organizada com um modelo inovador. Nossa unidade nasceu para ser um paradigma na Unicamp. Enquanto avança no processo de consolidação de seu campus, aumenta a responsabilidade e a seriedade do trabalho de toda a comunidade para manutenção da qualidade do ensino, das pesquisas e das atividades de extensão, para que se concretize nossa missão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história, e continuarei comprometido e acompanhando cada passo da nossa universidade.

Nº 20 § maio/junho 2019 | ABRE ASPAS

29


V ocê S a bi a?

Fatos que ainda não sabemos – ou precisamos relembrar – sobre o funcionamento da Faculdade e da própria Unicamp.

Números da graduação no 1º semestre 2019 Dois mil quinhentos e oitenta e sete (2587) alunos foram matriculados em seis cursos de graduação: 297 em Ciências do Esporte; 312 em Nutrição; 985 em Administração; 296 em Administração Pública; 347 em Engenharia de Manufatura; e 350 em Engenharia de Produção. Além disso, a Faculdade oferece um número considerável de disciplinas por semestre (178 disciplinas oferecidas no 1ºS2019), ministradas em 399 turmas!

Pós-graduação atingiu número de 200 defesas em dezembro de 2018 Os quatro programas de pós-graduação da Faculdade atingiram juntos 200 defesas de mestrado e doutorado realizadas até dezembro de 2019.

%

FCA oferece 15% das vagas de Graduação da Unicamp! No vestibular 2018, a Unicamp - Universidade Estadual de Campinas ofereceu 3340 (três mil trezentos e quarenta) vagas para diferentes cursos de graduação. 480 (quatrocentas e oitenta) delas são relativas aos 06 (seis) cursos de graduação oferecidos por nós, ou seja, a Faculdade de Ciências Aplicadas oferece 14,37% do total de vagas de graduação da Unicamp.

Abandonar animais (seja no campus ou fora dele) é crime!

30

A Resolução GR - 042/2005 regulamenta a circulação de animais domésticos nos campi da Unicamp e estabelece que “é proibido o abandono de animais nos campi; é proibido submeter os animais a maus-tratos e crueldade; e é proibido o adestramento de animais nas dependências da Unicamp” e pode ser consultada integralmente neste link.

ABRE ASPAS | Nº 20 § maio/junho 2019


NA PRÓXIMA EDIÇÃO...

“POR QUE UM PAÍS EM CRISE DEVE INVESTIR EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO?” Quem responde é a Profa. Adriana Bin e o Prof. André Sica, ambos da área de Administração e Administração Pública. A Profa. Adriana Bin é coordenadora associada do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Lab-GEOPI) e atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de planejamento e gestão, avaliação e prospecção em ciência, tecnologia e inovação. O Prof. André Sica tem experiência na área de pesquisa em Política Científica e Tecnológica com financiamento pelo Economic and Social Research Council e pela European Commission. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação, inovação, ciência, indicadores e impactos.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.