Revista de Sistematização 2015 - Jovens gerando renda na Agricultura Familiar

Page 61

seus suínos, organizando uma rifa na própria comunidade. Esta alternativa de comercializar nas proximidades era pouco explorada antes, e se revelou como promissora, não só pelo conhecimento direto entre produtores e consumidores, como pelo fato do comprador saber como se dava a produção. E sem frete ou intermediários, os custos de produção, e de aquisição podiam ser menores, sem tirar a rentabilidade de quem vende, ou encarecer os custos de quem compra. A jovem Laís atuou com agente multiplicadora, socializando seus conhecimentos com outras famílias, principalmente ao fazer do seu Núcleo Produtivo uma área de experimentação.

O desenvolvimento das atividades de suinocultura de Laís aproveitaram conhecimentos gerados pela experiência de outro jovem participante deste projeto (vide o depoimento de Amilton – Comunidade de Paó, publicado nesta revista). Laís buscou a todo o momento ter uma produção ambientalmente correta, implantando o sistema de fossa sumidoura para a reutilização dos dejetos líquidos e sólidos nos plantios feitos por sua família, procedimento utilizado e avaliado positivamente por Amilton na etapa anterior. Hoje Laís é uma das mais ativas participantes da ASPROCOT – Associação dos Pequenos Produtores de Tabuleiro de Corte de Pedra.

A criação de suínos vem se consolidando, inclusive com a aplicação de práticas de manejo de efluentes, utilizadas e aprovadas por outro jovem que participa do projeto há mais tempo.

59


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.