Publicação 20 Anos

Page 58

com que o seu projeto, tendo forte implementação local, fosse também uma organização que o país conhece e que tem merecido a adesão de muitos de muitas proveniências. Esse é um sinal de que o propósito que uniu os seus fundadores foi amplamente compreendido, interiorizado e partilhado com os demais. A razão de ser do associativismo está, hoje, especialmente vincada enquanto forma de expressão positiva em prol das comunidades, contribuindo para um aumento de oportunidades para jovens que fora dele não as teriam, fruto da entrega de muitos e muitos voluntários que, participando na causa pública, ergueram também aí o seu projeto de vida, melhorando-se e melhorando o seu tempo e a sua circunstância.

Nestes 20 anos, pode a Rota Jovem estar certa de que, pela sua intervenção, o mundo está diferente e diferente para melhor. Fazendo cada um a sua parte, foi possível levantar o que se julgaria quase impossível, foi possível chegar a quem se desconhecia, foi possível aprender com sorrisos e dificuldades, com comprometimento e resultados, com utopias e metas alcançadas. Nos tempos futuros, esperamos da Rota Jovem uma implementação cada vez maior, chamando a si mais jovens, chamando para o caminho outras visões do mundo, visões que possam deixar marca, que possam realçar partilha, que possam defender uma atenção permanente ao que faz falta fazer nas diferentes comunidades, ao que é urgente em cada dia no plano

da realização dos jovens, enfim ser um elemento de coesão e de encontro de vontades com força suficiente para alavancar o que em cada um possa ser a força de progresso e de identidade de uma geração que assume por inteiro o seu papel na História.

Pompeu M. Martins

Diretor da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Ação

57


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.