As contribuicoes da psicogenese da lingua escrita no processo de alfabetizacao

Page 47

46

cursando o superior. A amostra pesquisada teve como critério os anos iniciais, período em que ocorre o processo de alfabetização. Reforçando a garantia do sigilo e preservação da identidade dos entrevistados propostas no Termo Livre e Esclarecido, a transcrição das respostas do questionário, foram colocadas como professoras A (terceiro ano); B (segundo ano); C (primeiro ano); e D (primeiro ano); todas do ensino fundamental I. A seguir, uma tabela com os dados das entrevistadas.

Tabela 1: Perfil dos sujeitos da pesquisa. SUJEITO IDADE

FORMAÇÃO

A

39

Magistério Pedagogia (cursando)

B

47

Pedagogia

C

50

Pedagogia

D

61

Pedagogia História

TEMPO DE FORMAÇÃO Mais de 10 anos Mais de 10 anos Mais de 10 anos 5 a 10 anos

PÓSGRADUAÇÃO – – Deficiência visual Educação infantil

O ambiente de atuação dessas professoras entrevistadas é a sala de aula, elas incorporam no trabalho diário novas perspectivas de aprendizagem para que o caminho da alfabetização seja percorrido com segurança.

A aplicação do questionário Os entrevistados receberam com o questionário, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para serem informados do conteúdo pertinente da pesquisa e permitissem a utilização e propagação de suas respostas, com a preservação de suas identidades. Os questionários foram entregues pessoalmente para as professoras a fim de serem respondidos espontaneamente, sem intervenção da pesquisadora, com prazo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
As contribuicoes da psicogenese da lingua escrita no processo de alfabetizacao by FAMESP - Issuu