Revista Saberes em Ação Volume 2

Page 21

e a sua criticidade ─ o ensinante que assim atua tem, no seu ensinar, um momento rico de seu aprender. O ensinante aprende primeiro a ensinar, mas aprende a ensinar ao ensinar algo que é reaprendido por estar sendo ensinado. (FREIRE, 1993, p. 27, grifos

do autor.) Considerações finais

Penso que, o que os autores escolhidos para este trabalho, Meishu-Sama, Winnicott e Freire estão dizendo, ou melhor, estão fazendo, é destacar características essenciais do ser humano que, ao se dispor a educar, propõe-se a desvendar com o aprendiz um mundo novo onde cada um possa realmente se sentir “sendo”, mundo onde o caráter tenha valor e onde a criatividade possa estar presente para que o conhecimento seja gerador de sabedoria. Quão distante essas preposições parecem estar do que vemos no dia a dia! No entanto, o que os autores escreveram há décadas é tão real! Ensinar e aprender, eis a questão que devemos tomar como referência nesse caminho

que

conduz

ao

aprimoramento

diário!

É

preciso

que

cada

professor/educador/ensinante ouça o que ele próprio diz nos momentos de suas aulas, de suas palestras, ciente de que a obra (sua fala) deve sempre ser maior do que o autor. Em sendo assim, cada um aprende com o que fala e com o que o outro fala. Eis um mundo totalmente conectado! Concluo com uma frase que recebi pela internet, a qual dizia: “No Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do Imperador é o Professor, pois segundo os japoneses, em uma terra em que não há professores, não pode haver imperadores”.

Referências bibliográficas AUBERT, M. I. A Religiosidade Humana: Velamento e Desvelamento – uma visão a partir da Clínica Winnicottiana. 2003, 196p. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2003. FREIRE, P. Professora sim tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1993. SAFRA, G. Curso O Sagrado, Clínica Winnicottiana, Clínica Psicanalítica e LET (Laboratório de Estudos da Transicionalidade). 1998, São Paulo. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de -São Paulo, 1998. SEKAI KYUSSEI KYO. Ensinamentos de Meishu-Sama- Religião, Milagre e o Mundo Espiritual. Coletânea Alicerce do Paraíso. FMO: São Paulo, vol. 2, s.d. WINNICOTT, D. W Os Bebês e suas Mães. São Paulo: Martins Fontes, 1996. ________________. Da Pediatria à Psicanálise. São Paulo: Imago, 2000, p. 455. _________________Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.