Revista Saberes em Ação

Page 105

qualificação específica e equipe multidisciplinar, uma vez que possuem características particulares que os diferenciam dos demais grupos etários.39 É nessa fase da vida que o isolacionismo se manifesta de forma mais acentuada na sociedade contemporânea. O afastamento do mundo do trabalho, da vida social, do lazer e o isolamento no próprio espaço doméstico e familiar tornam as possibilidades de contato e apropriação do mundo reduzidas significativamente. 40 Dessa forma, o trabalho centrado na formação de grupos para atuação com grupos de apoio à terceira idade permite uma experiência de enfrentamento dessa tendência de individualização e sujeição capaz de romper com a experiência de segregação, guetificação e supressão das singularidades.41 A proporção cada vez maior de pessoas nessa etapa da vida tem enfatizado a necessidade de provisão de serviços de saúde diferenciados, em oposição ao modelo hospitalar ou asilar42 para pessoa na terceira idade com problemas físicos, de saúde ou emocionais. É o que constata pesquisadores como Cardoso e Ferreira:43

Até recentemente, prevalecia na sociedade a visão de que a velhice consistia em algo negativo, associado à doença, à dependência e à falta de produtividade, isto é, às perdas biológicas, funcionais, psicológicas e sociais que a caracterizam. Tal concepção da velhice como um processo progressivo e irreversível de degeneração vem, no entanto, se modificando paulatinamente. Nesse sentido, a OMS (2002) defende a necessidade de se implementarem medidas capazes de promover o aproveitamento das competências e experiências adquiridas pelo idoso ao longo da vida, assim como a melhoria de seu ambiente físico (que deve ser favorável à manutenção de sua independência) e social, de modo a garantir a qualidade de vida na velhice.

Essa mudança de postura em relação aos trabalhos e ações com a terceira idade já são realizados há muito tempo pelas religiões em diversas áreas. Notadamente por meio da capelania. No meio cristão, foram os protestantes que iniciaram o trabalho de capelania para a

39

Para ampla discussão sobre o envelhecimento populacional e seus cuidados, ver AARP Global Aging Program – Informações sobre o envelhecimento da população mundial. Disponível em: <http://www.aarpinternational.org>. Acesso em: 20 abr. 2011. 40 Cf. Prétat, 1997; Carmo, 1986; Papalia, 1998. 41 Estudos demonstram que o sentimento de pertencimento a um grupo ou a uma instituição, reorienta as pessoas para novos projetos de vida, pessoais e coletivos. Para aprofundamento sobre o tema, ver Lucas, 2004. 42 Para ampliação dos modelos de internação e intervenção, ver Chalhoub, 2004; de Almeida, 1944; Huffman, 1953; Macearchern, 1957. 43 Op. cit Cardoso e Ferreira, 2009.

105


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.