Facebrasil Edição 26 - ANO 3

Page 16

facebrasil/Pensando Bem

Por Marco Alevato

e d a d í a s ocure a

a i c n e g r eme Pr

Q

uando comecei a frequentar casas noturnas no Rio meu pai me disse que quando se vai a um lugar público, a uma boate, ou a uma casa de shows pela primeira vez, sempre devemos saber onde fica a saída de emergência e o banheiro. Faço isso até hoje. Porque nunca se sabe quando vamos precisar de um ou de outro, numa situação extrema. Procurei passar isso para os meus filhos, espero que eles também façam o mesmo... Toda vez que entramos em um avião, antes da decolagem os comissários de bordo por medida de segurança fazem aquela demonstração para que nós passageiros saibamos onde ficam as saídas de emergência, com advertência de que a saída pode estar atrás de você. Se você localiza a saída de emergência no cinema, se a luz faltar, no escuro tecnicamente você sabe onde fica a direção daquela que pode ser a melhor saída . O pior é sentir-se totalmente perdido em si, você se misturando com o seu desconhecimento físico espacial, apostando sua vida em uma corrida desgovernada, sem saber onde fica o caminho de uma linha de chegada imaginária, simplesmente porque você está preso em um labirinto de desconhecimento, e um segundo pode ser definitivo. Evidente que a saída pode estar até trancada, isso não é normal, mas se você verificar que está acontecendo vá embora. Temos o livre arbítrio. Se você ver a fumaça espere do lado de fora pela solução. Caso você trabalhe no local saia assim mesmo, depois vivo você resolve o problema criado ou não, mas somente o seu chefe pode querer te matar se você estiver vivo. Eu aprendi que a vida é como uma viagem de avião, a comissária sempre avisa em caso de emergência coloque sua máscara de

16 | facebrasil magazine | edição 26

oxigênio antes de tentar colocar a do outro que pode ou não necessitar de você. Somente temos uma chance se sobreviver, que é essa de agora. Se morrermos, não usamos nossa única chance que tínhamos, mas isso é outra história. Não se deve entrar em uma situação se não sabemos como sair dela, isso é o tal do problema sem solução, que em minha opinião não existe, os praticantes de artes marciais dizem que todo golpe tem uma saída. Os mais antigos dizem que quando a cabeça não pensa o corpo padece, mas se observamos os detalhes de onde está o mínimo, o básico, conseguimos sair das situações e nossa alma enriquece. Pode parecer que isso é um monte de teorias ou táticas que não fazem o menor sentido mas a verdade é que se você nunca precisar, tudo deu certo, mas no dia que você precisar vai ter feito todo o sentido da sua vida. Crie uma lista de prioridades em cada situação mas em todas as suas listas tenha a certeza que saber sair de cada situação é mais importante que entrar nela. Tragédias dos acontecimentos nos afetam, mas podemos optar por decidir somente pelo necessário,pelo que realmente faz alguma diferença. Não é necessário viver como um artista circense se não se gosta tanto de circo, caso você goste, melhor deixar assim mesmo. Sempre tem de existir uma porta de entrada e uma de saída, o que vale é o que acontece entre uma e outra. Se você já sabe onde fica a porta de saída, procure a saída de emergência e seu coração vai ficar mais tranquilo. Certas coisas não se explicam. Não existem palavras que as descrevam ou soluções que as resolvam. Apenas vivemos aquele momento e pronto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.