3 minute read

Carnaval: especialista alerta para doenças transmissíveis pelo beijo

Carnaval se aproximando e neste período é comum que os foliões troquem inúmeros beijos na boca, assim como não dão a devida atenção à higiene bucal. Mas o que muitos não imaginam é que todo cuidado é pouco, e que devem se atentar aos contatos bucais e ter cautela nesta época. Gabriell Bonifacio Borgato, professor de Odontologia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), alerta para as pessoas ficarem atentas ao aparecimento de feridas na região dos lábios e dentro da boca, principalmente nessa época de diversos contatos simultâneos. “O beijo na boca pode ser uma via de transmissão de inúmeras doenças infecciosas, principalmente se o indivíduo estiver com algum machucado nessa região”. Borgato ressalta ainda que patógenos como vírus, bactérias e fungos podem ser transmitidos durante o beijo, mas os mais comuns são:

1. Mononucleose (doença do beijo): um vírus transmitido pela saliva, que pode causar mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, e placas brancas na garganta. Não há prevenção para esta doença e o tratamento se baseia no controle dos sintomas. 2. Herpes labial: outro vírus que pode ser transmitido pelo contato durante o beijo. A manifestação mais comum é a de feridas nos lábios pós o aparecimento de pequenas bolhas, e que regridem e cicatrizam em alguns dias. Sua infecção inicial em quem nunca teve contato com o vírus pode causar alterações sistêmicas, como dor de cabeça, febre, mal-estar e feridas na cavidade oral. 3. Sífilis: infecção bacteriana mais conhecida por ser uma IST (infecção sexualmente transmissível), porém também capaz de ser transmitida pelo beijo. A infecção ocorre através de pequenas feridas na boca, e o curso da doença causa manifestações sistêmicas que podem levar à morte! O tratamento consiste no uso de antibiótico. Dr. Gabriell explica também que no Carnaval é comum que as pessoas percam muita água por conta do calor excessivo e maior movimentação do corpo nos blocos. Portanto, é importante estar atento à hidratação constante, além de maneirar no consumo de álcool, que também promove a desidratação do nosso corpo. “Ao perder água, nossa salivação é reduzida, o que contribui para doença, cárie e inflamações na gengiva. Além disso, devemos estar atentos à exposição do sol e sempre usar filtro solar, uma vez que a região dos lábios está mais exposta ao câncer de pele”, reforça. XCOM Agência de Comunicação CEUNSP

Advertisement

Sua obra ou reforma passa pela Ferragem MM

Tenho comentado com alguns viamonenses e muitos estão achando a cidade um pouco atirada. Como nunca esteve. Já outros acham que está tudo certo, o que me leva a crer que aqui em Viamão também vivemos a polarização política que tomou conta do país de uns tempos para cá. Alguns irão dizer: mas isso sempre teve. Sim, situação e oposição, sempre teve e sempre vai ter em um sistema democrático. Estou me referindo ao fato de que se aquela pessoa que está no poder é apoiada por mim eu acho que está tudo certo, se eu sou contra está tudo errado. Esse é o problema. Todos temos virtudes e defeitos, na administração pública não é diferente. Entendo que a alternância no poder é muito vantajosa, um grupo político ficando muito tempo não acho legal, por isso sou a favor de um mandato só, de cinco anos, para cargos executivos, prefeito, governador e presidente. Outro sistema que acho errado e deveria mudar é a renúncia de mandato. Político eleito para determinado mandato tem que cumpri-lo. Não estou aqui criticando ninguém. Estou criticando o sistema. Hoje pode, acho que deveria mudar. A principal reforma a ser feita em nosso país é a reforma política. Depois pensamos em reforma tributária e fiscal. O sistema como um todo precisa ser repensado, devemos pensar também e amadurecer a ideia do voto distrital, do peso eleitoral de cada estado. Vivemos em um país desigual, não podemos tratar todos iguais. Os votos do estado de São Paulo, que tem 30% do PIB do Brasil, não podem ter o mesmo valor do voto do Tocantins, que não representa nem 1% da riqueza nacional. Pensem nisso, temos que começar a debater esses assuntos.

Um abraço e até semana que vem.

Vai começar uma reforma ou construir e quer materiais de qualidade e segurança? Na Ferragem MM, você encontra os produtos necessários. A ferragem é uma bela opção em materiais de construção e reforma. Você encontra desde materiais hidráulicos a elétricos para sua obra ou reforma. Você encontra marcas de qualidade, produtos confiáveis com preços acessíveis. Não deixe de passar na Ferragem MM e faça um orçamento. A ferragem localiza-se na Av. Bento Gonçalves, 161/168. Fone: 3485.905398438.4306.

Empresa com atuação na área de meio ambiente

*Estudos *Laudos *Licenciamentos

*Monitoramento

*Topografia

*Planos *Projetos *Plantio de mudas

*Recursos de multa

*Regularizações

Fone/Whats: 51 98536-4262 Carlos, 51 99542-4514 Juliana e 51 996357834 Fábio

E-mail: maricaconsultoriaambiental@gmail.com / Instagram: @marica_ambiental

Jornal Opinião de Viamão - RS - 14/02/2023

Pilates

Fisioterapia

Fones: 3178.6315 – 99620.7477

Rua Isabel Bastos, 199 – Sala 201 (Em frente ao Hospital)

Porcelanatos /Pisos/Azulejos Esquadrias em madeira, alumínio ou PVC Iluminação /Móveis sob medida Tudo em um só lugar!