4 minute read

Espaço do Linguarudo Afiado

Ângelo É curioso o silêncio do empresário e exvereador Sérgio Ângelo. Por onde anda Sérgio Ângelo? Poucas pessoas conhecem tão bem os últimos prefeitos e seus bastidores. Fico imaginando uma entrevista do empresário, falando dos bastidores dos gabinetes dos prefeitos e das campanhas eleitorais para prefeito e deputado. Quanta coisa não poderia informar à população viamonense. Inclusive de muitos políticos acima de qualquer suspeita com seus discursos moralistas.

Advertisement

Canalização

Parece que a canalização do Lago Tarumã fracassou no primeiro teste. O valão ao lado do Lago, onde corre o esgoto da cidade, foi canalizado com canos de 0,80m. As pessoas que passavam pelo local falavam que aqueles canos não dariam vazão. Foi o que aconteceu na última chuva. Os canos não deram vazão e as caixas transbordaram e tivemos água e esgoto para dentro do lago. Isso que choveu apenas 1 dia. Esse é mais um exemplo de muitas obras em Viamão. O enrocamento do Lago Tarumã não resistiu à primeira chuva, desmoronou. O serviço de retirada da vegetação foi tão bem feito que está tudo ali novamente. Sem contar os asfaltos que não duram um mês. Pergunta: quem acaba pagando tudo isto? O prefeito e os responsáveis técnicos? Ou o povo? É a gestão do faz e refaz.

Engenharia

Décadas atrás, João

Carlos Viale Dias construiu o Lago Tarumã com uma engenharia que tinha um cuidado com o meio ambiente de dar inveja aos atuais gestores e técnicos da Velha Capital. O Lago foi construído de uma forma que a água da chuva e o esgoto não entrassem nele. Escoavam por um valão ao lado. Hoje Atualmente, com mais estudos e tecnologia, o que vemos é um Lago cheio de vegetação e esgoto novamente. Vemos uma engenharia que coloca esgoto para dentro Lago através de galerias. Vemos gestores e técnicos que a cada dia mostram que não possuem muito conhecimento do que estão fazendo. Falam em colocar peixes para limpar o lago (só se forem geneticamente modificados). Falam em vegetação que não é aquática, mas está cada vez mais forte e verde. Na gestão Bonatto/Nilton, as pessoas já sentem o cheiro do esgoto no local. O faz e refaz é de propósito ou é incompetência?

Sonho Eu tenho a impressão de que esse governo não vai finalizar a revitalização do Lago Tarumã. Na minha opinião, esse governo é muito bom em criar sonhos. Ano que vem, meses antes das eleições, colocarão várias máquinas e seus quase 400 CCs para divulgarem que irão terminar a revitalização e ainda farão a inauguração da etapa X. É só esperar e conferir.

Lembrança

Lembrando que ano passado tivemos 392 servidores municipais de férias em agosto ou setembro. Coincidência ou não, no período eleitoral. Vamos aguardar para vermos quantos servidores estarão de férias em agosto ou setembro desse ano e no ano que vem (ano de eleição).

Audiência

Na última semana foi realizada uma Audiência Pública para tratar do Hospital de Viamão. Foi muito falado, que o hospital já foi referência e agora nos últimos anos vem perdendo serviços. Com essas perdas de serviços, o hospital está se encaminhando para o fechamento. Já fechou a maternidade e não nascem mais crianças em Viamão. As mães são obrigadas a irem a outro município para dar à luz a seus filhos. Agora fechou a traumatologia e ortopedia.

Prefeito

É uma pena que somente participaram os vereadores Alex, Dédo, Fátima Maria e Roni Bella. Por que será que o prefeito Nilton não foi? Nem a secretária Municipal da Saúde, nem os vereadores governistas. Na campanha da eleição municipal, o pessoal dizia que teria diálogo com a comunidade. Depois de eleitos parece que a prática é outra. Até parece que a gestão Bonatto/Nilton e os vereadores governistas querem o fechamento do Hospital. Pode ser o legado dessa gestão. A Gestão que deixou fechar o hospital.

Recursos

O diretor do Hospital de Viamão falou que está recebendo R$ 400 mil por mês a menos do Governo do Estado. Isto há oito meses. O diretor também disse que está na direção do Hospital desde 2017 e nesse período não recebeu nenhum recurso da Prefeitura de Viamão. Não entendo a administração Bonatto/Nilton que parece ser tão bondosa. Gosta de doar áreas para este ou aquele. Agora para a saúde da população não encaminha nenhum recurso ao hospital. Esse é o cuidado com as pessoas e com a cidade da gestão Bonatto/Nilton?

Interesse

Foi questionado na Audiência Pública a quem interessa o sucateamento do hospital? Tivemos candidato falando em construir um hospital regional em Viamão. E até agora não se viu nada. Quem sabe está esperando meses antes das eleições para fazerem algumas ações e colocar em torno de 400 militantes nas ruas anunciando a nova obra. A “fábrica de sonhos” em ano eleitoral.

Atendimento

O governo municipal poderia cuidar bem das UBSs, prestando bom atendimento e contribuindo para diminuir a demanda do hospital. Tal situação foi muito comentada na audiência pública. Com isso, o Hospital de Viamão atenderia os casos mais graves. As UBSs poderiam fechar às 20 horas e não no final da tarde. Viamão tem 90 mil pessoas que se deslocam para trabalhar em outro município. À noite quando chegam em casa poderiam levar seus filhos nas UBSs, mas estas estão fechadas, tendo que ir ao hospital.

Situação

A que ponto chegou Viamão. O único hospital pode fechar. A cidade vive um momento de palavras e discursos bonitos, mas na prática percebemos uma sensação de abandono na Saúde, nas ruas esburacadas, no lixo jogado pela cidade e nas obras demoradas ou inacabadas. Se a saúde está assim, imaginem o restante. Por onde anda o prefeito Nilton Magalhães? Anda nas ruas esburacadas ou só no asfalto? Conversa com o povo ou só com os puxa-sacos?

Curiosidade

Tenho escutado com alguma frequência pessoas comentando sobre a possibilidade de votar no PT ano que vem. Escuto isso de pessoas que não votam no PT. Algumas pessoas comentam isso, falando que o ciclo do atual governo deve acabar. As pessoas comentam que não enxergam mais perspectivas e inovações nos atuais gestores municipais. Chegaram no seu limite, tendo pouca coisa a acrescentar à cidade. Sem contar que Viamão precisa de pessoas mais motivadas.

Quietos

Depois da visita do MP na Câmara, as pessoas que vivem o meio político têm percebido alguns vereadores quietos e apreensivos. Temos vereadores antigos e novos nessa situação. Vamos aguardar o desfecho para conhecermos todos os vereadores envolvidos em supostos casos de rachadinha e “funcionários fantasmas”.