O Livro e o Designer II

Page 150

Prolongando a página

Na maioria das publicações o tamanho da página permanece o mesmo, mas pode-se obter um impacto adi cional ::to se surpreender o leitor com uma mudança de proporção, utilizando inesperadamente uma página mais curta, mais longa ou com corte e vinco diferenciados. Essas páginas irregulares apresentam novos desafios e oportunidades para o designer e rnudam o ritmo do livro para o leitor. As páginas mais curtas forçam o designer a considerar nov::ts relações de formato, por meio de novos enquadramentos de página. A página menor pode ser mais curta tanto em comprimento quanto em altura, podendo, assim, se r emoldurada pela págin a maior. Efetivamente é uma página dup la menor contida em uma página dupla mai or. As páginas cortadas do lado direito ofe recem ao leitor uma percepção do futuro, como se o observador pudesse espiar a página seguinte a tr~1 vés de urna janela. Quando a página é virada, o corte recai sobre a página da esquerda e, com isso, é a vez do passado ser reemoldurado. As páginas duplas encartadas, ou cncartcs, são 1naiores que as páginas duplas, ou seja, com uma das dimensões maior que a do livro c abrem para as suas laterais. Estas páginas maiores podem fimcionar como encartcs simples, ampliando as páginas da direita ou da esquerda de modo que uma terceira página é adicionada ;\ página dupla, ou podem ser usadas como um cncarte duplo, q ue dobra a área d;ts págin as atingindo um total de 4 páginas espelhadas. As páginas dup las encartadas são milimetricamente rnenores qu e uma página normal e não são costuradas junto com o miolo de modo a permitir ao leitor abri-las. As páginas maio res encartadas mais complexas podem envolver uma série de páginas em forma de conccrtina (sanfcma), que se abrem a partir da margem. A página pode ser prolongada tanto a partir da margem dianteira, quanto a partir da cabeça. Produzindo, assim, uma folha com aproximadamente quatro vezes o tamanho de uma página normal , com urna dobra vertical e outra horizontal atravessan do-a pelo meio.

Direita No livro Fui/ Moon, (1999), cu ja produção

e direção de arte foram feitas por Mark Holborn e Neil Bradford, e o des ign por Michael Light, util iza·se vá rias páginas encartadas maiores que o tamanho do livro. A obra mostra fotografi as da lua t iradas pelos ast ronaut as da Apollo em uma câmera de formato méd io 6x6. O formato quadrado da câmera é usado no livro, a maioria das fotos é reproduzida sem cortes. Contudo, quando os encartes são abertos, o panorama de sete fotogra fias em cores é revelado ao leitor.

------


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.