Portfólio cuct

Page 1

Portfรณlio


Apresentação O Centro de Umbanda Caboclo Tupy foi fundado em 1989, através da mediunidade de Fábio Mauricio F. Santos, desde então vem trabalhando não somente na missão espiritual mais tem se esforçado para trabalhar na conscientização e valorização do ser humano com ações que visem melhorar ou amenizar os sofrimentos no cotidiano de tantos jovens e adultos. Trabalhando sempre pautado na ética e na moral e amparado espiritualmente desenvolvemos cursos de alfabetização, informática, libras, artesanatos diversos a exemplo de bonecas de pano, bordados e materiais recicláveis, inglês, reforço escolar em matérias nas quais os alunos se encontram com dificuldades, acompanhamento psicopedagógico e psicológico, realizando visitas em abrigos, asilos e outras instituições. Atualmente, contamos com cerca de trinta profissionais que também fazem parte do grupo mediúnico comungando entre si o desejo e a missão de levar o amor ao próximo através de suas ações. Infelizmente, o que vem dificultando nossos trabalhos é a falta de uma sede própria que aumenta muito o nosso custo para realizar as ações propostas, a exemplo de despesas com aluguel, transporte dentre outros. Nosso grupo mediúnico permanente desenvolve essa ação a mais de 15 anos juntos em prol de crianças, jovens e idosos, sendo um pré-requisito para fazer parte do centro de Umbanda Caboclo Tupy, a dedicação em prol do trabalho social, pois acreditamos que o trabalho espiritual deve estar aliado ao nosso dever como cidadãos. Porém, para conseguirmos atingir um número maior de pessoas com nosso trabalho, precisamos de apoio, seja financeiro ou material para a aquisição de nossa sede, para continuarmos o trabalho sério, de forma objetiva e ética. Além desse trabalho realizamos anualmente em meados do mês de novembro o Encontro de Umbandistas de Sergipe, trazendo temas relevantes para a sociedade em geral, com o objetivo de minimizar os efeitos da intolerância, dando ampla divulgação das leis 11.645/2008, 9394/2006, do ensino religioso e outros, fortalecendo o trabalho sério, reconhecido Faculdade Pio Décimo por meio de contrato de parceria com a mesma.


Para nós que fazemos parte do CUCT é uma honra e esse feito prova que estamos no caminho certo, para continuar trazendo temas e debatendo com futuros profissionais, realizando o nosso objetivo que é a conscientização das pessoas para que se possamos viver melhor buscando a paz, a conduta ética, a harmonia, o compartilhamento, a irmandade, o amor ao próximo, o respeito e, principalmente, a fé, independente do credo religioso. Conheça um pouco do que já realizamos e dos eventos que participamos.



http://www.ftu.edu.br/ftu/producoes-academicas/audio-visual/pronunciamentos/166pronunciamentos-2009-032.html


Fonte: http://www.ftu.edu.br/revista/edicoes-anteriores/53-edicao-3-201108.html


Sobre a Faculdade de Teologia de Umbanda A FTU – Faculdade de Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras, a primeira instituição de ensino superior que busca um estudo sistematizado da Teologia, com ênfase nas religiões afro-brasileiras, inicia suas atividades no ano de 2004, sendo autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura por meio da Portaria nº 3864 O Centro de Umbanda Caboclo Tupy foi o primeiro centro do nordeste a ser convidado para participar de vídeo-conferência e único em Sergipe escolhido para representar a Faculdade de Teologia de Umbanda em Sergipe através dos seus cursos de extensão. Para nós que integramos o CUCT, foi uma grande surpresa, primeiramente saber que existe uma faculdade de Umbanda autorizada pelo MEC e depois pelo convite da faculdade para firmar essa parceria, divulgando e ministrando os cursos de extensão e em seguida o convite da vídeo-conferência aberta para todo o Brasil. Surpresa essa porque, infelizmente, algumas novidades demoram a chegar em nosso Estado, quando se trata da esfera religiosa e, principalmente, quando o tema se refere a religiões afro. Não buscamos divulgação na mídia ou fazer propaganda do que realizamos. Esse sempre foi um trabalho solitário e anônimo, por isso ficamos surpresos com o convite e pela faculdade reconhecer e querer mostrar o nosso trabalho religioso e cultural para os acadêmicos e aos participantes dos outros estados. Cultural porque mantemos a raiz de uma Umbanda séria e fundamentada na verdadeira religiosidade na lei da caridade, mantendo ritos que já se perderam com o tempo e modificação para atender aos modismos. Temos orgulho de nossa religião e por representar o nosso Estado dentro de um significado cultural e com a seriedade que se espera de qualquer religião. Uma pergunta não parava de nos perturbar a mente: como esta faculdade ficou sabendo do nosso centro pequeno, que não fazia propaganda, no menor estado da federação? Da melhor maneira possível que acreditamos que todo gestor de marketing diria, através da propaganda boca a boca. Em nosso pequeno ambiente espiritual, dentre os presente recebemos muitos visitantes de outros


estados, levando a crer que foi dessa maneira que a faculdade recebeu indicação de nosso trabalho. Desse primeiro contato surgiu a entrevista na revista da própria faculdade e em seguida o convite para participar do III Fórum Internacional das Religiões afrobrasileira, mostrando um pouco sobre a nossa ideologia, filosofia de vida e de nosso trabalho espiritual e social.


011







UMBANDISTAS DE SERGIPE SÃO ORGULHO PARA TODO O PAÍS Foi, sem dúvida, muito recompensador e emocionante o conteúdo desse vídeo, receber um elogio da Família “Átila Nunes”, uma grande honra para nós umbandistas e uma grande força para continuarmos com nosso trabalho espiritual e social ético. Afinal Família “Átila Nunes” foi uma das pioneiras nesse trabalho contra a intolerância religiosa, militante a mais de 50 anos, comandando o Programa Melodias do Terreiro, a primeira rádio nesse gênero; isso demonstra que estamos no caminho certo dentro de uma doutrina regida pelos bons costumes, pela ética, pela moral e religiosidade como deve ser qualquer entidade religiosa.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6cKun_3YlnQ




Sobre o Encontro de Umbandistas O referido evento tem por objetivo resgatar e difundir aspectos relacionados aos fundamentos espirituais e às raízes históricas da religião de Umbanda, esclarecendo sobre a diversidade de rituais que preconizam cada um ao seu modo, os mesmos princípios da caridade e amor ao próximo. Ancorado na legislação pátria, através da Lei n° 9.394/2006 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, possui fundamental relevância, pois se encontra inserido dentro da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Da união destas duas riquíssimas culturas, africana e indígena, não esquecendo também da influência européia, com seus ensinamentos cristãos, surgiu em 1908, a primeira e única religião genuinamente brasileira, a Umbanda. Todavia, mais de 100 anos após o seu advento, a população em geral pouco conhece sobre essa religião riquíssima em fundamentos morais, éticos e espirituais. É esse quadro que pretendemos transformar através do conhecimento. Por meio da Lei nº 12.644, de 16 de maio de 2012 foi instituído o Dia Nacional da Umbanda como sendo 15 de novembro, sendo assinado pela presidente Dilma Rousseff. Essa iniciativa do Centro de Umbanda Caboclo Tupy tem como objetivo além da comemoração do surgimento e da organização da Umbanda no Brasil, despertar o interesse pelo estudo e pela pesquisa dos participantes, estimulando-os a fazerem reflexões sobre respeito, união, leis de proteção, debater temas relevantes para a sociedade, para que possamos viver em paz uns com outros. Apresentar e discutir as garantias legais já conquistadas quanto à liberdade religiosa dos cultos de origem afro-brasileira, com vistas a produção/elaboração de projetos de concretização através de ações afirmativas de políticas públicas, minimizar os efeitos da intolerância religiosa através da educação espiritual em todas as religiões nas escolas, por meio da contextualização das leis 11.645/2008 e 9.394/2006 abrangendo aspectos sociais e culturais. Site da pio decimo http://www.piodecimo.com.br/leitura/44058/iv-encontro-de-umbandistas-de-sergipe.html










O Trabalho Social

Visita realizada ao Projeto Rosa Azul, ao Abrigo Cristo Redentor e ao abrigo de Meninos



Visita ao Asilo Isaias Barreto




PROJETO CAFÉ COM AMOR


Sobre o Trabalho Social Contamos um uma equipe de médiuns fortemente engajados no trabalho social voluntário, coisa que é muito difícil encontrar atualmente, em nosso grupo temos orgulho porque todos participam de alguma forma, sempre dispostos ao trabalho em prol do irmão mais necessitado, seja carência material, espiritual ou simplesmente de carinho e atenção. Acreditamos ser esse o grande diferencial de nosso grupo, pois todos nós somos unidos pela fé, e seguindo o mandamento deixado por Jesus Amar ao próximo como a si mesmo, procuramos amar e doar o que temos de melhor. Porque a fé sem caridade é uma fé morta e a caridade é um lema praticado no Centro de Umbanda Caboclo Tupy por todos os seus membros.


Projetos


http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/page/view/quem-somos

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação de direito privado, 100% brasileira, que visa contribuir para a promoção dos direitos humanos no Brasil. Com uma proposta inovadora, pretende impulsionar as atividades de pessoas e pequenas organizações não governamentais voltadas para a promoção e defesa dos direitos humanos no país, criando mecanismos sustentáveis de doação de recursos. O compromisso da fundação é fortalecer especialmente aqueles que possuam condições de fazer a diferença e de colocar em prática propostas criativas, com grande potencial de impacto local na luta contra a discriminação. Instituída por alguns dos defensores de direitos humanos mais reverenciados no Brasil e integrada por ativistas reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos, a fundação pauta-se pela concepção mais ampla dos direitos humanos e possui duas linhas de atuação: • doações via edital de projetos, para apoio a organizações e indivíduos; • fundo de pequenos projetos, para casos emergenciais e atendimento a necessidades de formação e capacitação técnica. O Fundo Brasil de Direitos Humanos pretende contribuir para a autonomia e sustentabilidade do trabalho de organizações e defensores de direitos humanos em todo o país, além esclarecer a sociedade e fazer crescer a credibilidade e o apoio público em relação a trabalhos nessa área. O Fundo Brasil tem sede na cidade de São Paulo e atuação em todo o território nacional.

Em 2015, foram encaminhados mais de 600 projetos para o Fundo Brasil e tivemos a satisfação do nosso projeto está entre os 21 aprovados. Abaixo, segue resumo de nosso projeto.


Centro de Umbanda Caboclo Tupy - Sergipe Projeto Preservando o Axé: assessoria jurídica popular contra a subtração dos espaços litúrgicos naturais afrorreligiosos em Sergipe Objetivos e público alvo Criar uma rede permanente de profissionais jurídicos e militantes afrorreligiosos capacitados para a proteção e salvaguarda dos espaços litúrgicos naturais sagrados das religiões de matriz africana em Sergipe. Atividades principais - Oficinas de formação e capacitação da equipe. - Seminário de apresentação dos trabalhos finais das oficinas de formação da equipe. - Assessoria jurídica e elaboração de petições a órgãos públicos. - Acompanhamento das medidas e dos processos administrativos e judiciais. - Seminário de apresentação dos resultados do projeto. Contexto O processo de urbanização desordenado contribui para a perda de território dos templos de matriz africana em Sergipe e em diversos outros cantos do Brasil. Os adeptos são obrigados a buscar refúgios para a manutenção de suas práticas em espaços verdes remanescentes das cidades. Entretanto, o uso histórico desses espaços é ameaçado por políticas de preservação ambiental que instituem unidades de conservação ou em razão do caráter múltiplo dos territórios, com o uso reivindicado também para fins turísticos e de lazer. Em Sergipe, os casos mais emblemáticos, porém carentes de estudos e intervenções, são a desterritorialização da Cachoeira de Macambira e o racismo ambiental praticado na Serra de Itabaiana. Há uma ameaça à continuidade das práticas religiosas, seja em decorrência da sobrevalorização da preservação do meio ambiente em detrimento da proteção ao patrimônio cultural afro-brasileiro ou de tensões envolvendo a sobreposição de usos incompatíveis desses espaços. Sobre a organização O Centro de Umbanda Caboclo Tupy trabalha a conscientização para colaborar na construção de um mundo melhor. Busca a harmonia entre religião e natureza e acredita na manifestação dos orixás sagrados por meio da mãe natureza. Atua em três eixos: educação, assistência e formação. Parceiros - Comissão Estadual de Combate à Intolerância Religiosa. - Comissão de Igualdade Racial da OAB-Sergipe. Edital Edital anual 2015

Fonte: http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/projects/view/centro-deumbanda-caboclo-tupy-sergipe


Convite para participação em Eventos Lançamento do Selo Nacional da Umbanda

Em Sergipe, foi o centro escolhido para organizar e representar a Umbanda no Lançamento do Selo em nosso estado.


V CICLO DE ENCONTROS REGIONAIS PARA O FORTALECIMENTO DA EQUIDADE DE GÊNERO E RAÇA NO MUNDO DO TRABALHO, REALIZADO NA CIDADE DE SALVADOR

O Centro de Umbanda Caboclo Tupy foi convidado para participar de palestra sobre a Intolerância e movimentos afro-descendentes na EMBRAPA/ CODEVASF, e dando continuidade a uma parceria, recebeu o convite para representar o centro no evento denominado V Ciclo de Encontros Regionais, realizado em Salvador. Registramos ainda a ilustre presença do Coral Harmonia da EMBRAPA/CODEVASF no lançamento do Selo e na abertura do IV Encontro de Umbandistas.



Sobre a Participação em Eventos

O Centro de Umbanda Caboclo Tupy, por ser um local espiritual e trabalhar unicamente para a caridade do próximo, sobrevive apenas com a colaboração dos próprios médiuns. Por este motivo, ficamos impossibilitados, muitas vezes de comparecer a outros convites e eventos pelo Brasil, a exemplo da solenidade da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, em comemoração ao aniversário da Umbanda, dentre outros de igual importância. Isso deixa claro o reconhecimento do nosso trabalho sério e comprometido com a religião, com a caridade, com a ética e com o social, pois desenvolvendo um trabalho verdadeiramente caridoso e espiritual, mas somos limitados algumas vezes pelo espaço físico para ampliarmos o atendimento social e outras vezes financeiramente para que cada vez mais possamos dentro de uma ideologia espiritual atender os irmãos em situação de vulnerabilidade social ou espiritual ou até mesmo representar o nosso estado em eventos de destaque, mostrando a seriedade e o compromisso do centro, dos sergipanos, dos religiosos e umbandistas.


CONTATO FANPAGE

SITE DO CENTRO

http://centro-de-umbanda-caboclo-tupy.webnode.com/

SITE DO ENCONTRO DE UMBANDISTA DE SERGIPE

http://caboclotupy.wix.com/umbandasergipe


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.