Ibiti jan16

Page 1

Tablets facilitam entrada de visitantes Pág. 06 Sorocaba, Janeiro de 2016. Informativo gratuito do Residencial Ibiti do Paço • Edição 124

Carta ao Morador

Os diferentes saberes Pág. 02

Passeio de trenzinho trouxe diversão em clima natalino Pág. 04

Volta às aulas

Saiba como economizar na compra do material escolar Pág. 08

Troca de motorista ocasionou atraso na coleta de recicláveis Pág. 05

QUADRO DE CONTATOS Administração: 3034.6840

Email: administracao@parqueibiti.com.br Portaria I: 3034.6841 Portaria II: 3034.6842

Distribuição interna

Pânico: 3318.7001


Carta ao Morador Os diferentes saberes

N

arra-se que, num largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito e com ar altivo, o advogado pergunta ao barqueiro: Companheiro, você entende de leis? Não. Responde o barqueiro. E o advogado compadecido acrescenta: É pena... Você perdeu metade de sua vida! A professora, então, muito social, adentra na conversa: Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? Também não. Responde o remador. Que pena! – Condói-se a mestra. Você perdeu metade de sua vida! Nisso, uma onda muito forte vira o barco. O canoeiro, preocupado, pergunta: Vocês dois sabem nadar? Não! Responderam eles rapidamente, em conjunto. Então é pena! – Conclui o barqueiro. – Vocês perderam toda sua vida!

* * * O texto do educador Paulo Freire mostra, com bom humor e profundidade, que não há saber maior ou saber menor, apenas saberes diferentes. Todos somos importantes e sempre temos algo a contribuir para com a sociedade. Cada um com suas habilidades, na sua área de conhecimento específico, fazemos parte de uma grande engrenagem, tanto na Terra, como no Cosmo. Para que essa engrenagem funcione bem, os dentes precisam estar bem encaixados, uns oferecendo, outros recebendo e vice-versa. Juntos formamos um organismo completo, onde as pequenas e importantes peças, sempre solidárias entre si, complementam-se, preenchendo as deficiências umas das outras. A lei maior do progresso dita que todos, um dia, saberemos tudo sobre tudo. Porém, neste longo caminho a ser trilhado, vamos adquirindo tais conhecimentos gradualmente. A Sabedoria Divina, sempre fabulosa, faz com que tenhamos uma interdependência entre nós, para que nos ajudemos mutuamente e não

nos isolemos. Dessa forma, as sociedades precisam dos advogados, das professoras, dos médicos. Mas também carecem dos barqueiros, dos garis, dos músicos etc. É nisto que está a beleza da vida, das habilidades que se complementam e se auxiliam para que todos possam não só viver, mas bem viver. * * * Nunca desmereça os serviços aparentemente simples e maquinais. Os trabalhos manuais enriquecem a alma, da mesma forma que aqueles que exigem muitos conhecimentos. Cada um deve servir com suas forças, com aquilo que tem de melhor. Nossas diferenças nos enriquecem, nos fazem aprender uns com os outros em toda ocasião. Aproveitemos as oportunidades de aprender com o diferente, construindo no íntimo as virtudes da humildade e do respeito. Viva a diferença que pode conviver em harmonia!

Expediente Diretor Presidente: Milton Gonçalves Jornalista: Joellen Pereira e Nátaly Marques • Diagramação: FTJ Artes Gráficas Ltda. E-mail redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br E-mail comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br Coordenação Geral: Telma Cerqueira • Tel. Comercial: (15) 2104.0018 / 7834.4780 Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 1560 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

02

Alphaville • Aldeia da Mata • Chácara Ondina City Castelo • Golden Park • Granja Olga • Ibiti Ibiti Royal • Lago da Boa Vista • Mont Blanc • Sunset Tivoli • Villa dos Inglezes • Vivendas do Lago

Anuncie Conosco: (15) 2104.0018


Inadimplência e manutenção serão abordadas em Assembleia Extraordinária de março O Ibiti do Paço está entre os maiores loteamentos fechado de Sorocaba. Temos 27 km de ruas asfaltadas, cujo asfalto completa 31 anos; 5 km de muros com cerca elétrica e câmeras. São mais de 32 km de galerias de águas pluviais, cinco lagos, e ainda 304 mil m² de áreas institucionais e de lazer (que corresponde a aproximadamente 47 campos de futebol). Toda essa estrutura requer cuidados corretivos e preventivos. Sendo assim, a diretoria realizará uma Assembleia Extraordinária no dia 2 de março para tratar dos seguintes assuntos: • Prestação de contas mensais sobre a inadimplência da taxa associativa para todos os associados, através da publicação mensal no jornal interno das quadras/lotes e valores em aberto; • Colocação de calçadas na parte externa do loteamento; • Desassoreamento do lago central; • Recapeamento asfáltico das ruas e avenidas; • Sinalização das ruas e avenidas.

Lago central precisa ser desassoreado

ATENÇÃO MORADOR Se o boleto da taxa associativa não chegar até o vencimento, solicite antecipadamente a segunda via pelo e-mail: ibiti@bersi.com.br ou pelo telefone 3034-6840. Os boletos vencem todo dia 10 e o atraso no pagamento gera multa e juros previstos no Estatuto Social. Fique atento!

Placas precisam ser trocadas

Asfalto danificado necessita de recapeamento

Os associados que desejam indicar empresas do ramo para participar da licitação a fim da execução das obras devem procurar a administração até 12/02/2016.

03


Passeio de trenzinho trouxe diversão em clima natalino POR FÁBIO DURAN | FOTOS: RENATO HENRIQUES

Cerca de 600 pessoas fizeram o passeio no trenzinho de natal do Ibiti do Paço, no dia 20 de dezembro. “Os moradores adoraram, cada volta era uma festa das crianças e dos pais dentro do trenzinho; e dos moradores que esperavam em frente suas casas o trenzinho passar”, conta Renato Henriques, gerente administrativo do Parque Ibiti. É o segundo ano em que o passeio com o trenzinho de natal ilumina a Avenida Jorge Jamil Zamur. “Buscamos trazer a diversão das crianças e dos pais em clima natalino”, destaca o gerente. O passeio começou as 19h e foi até às 23h.

04


Troca de motorista ocasionou atrasos na coleta de recicláveis POR FÁBIO DURAN Nas últimas semanas de novembro e início de dezembro algumas ruas do Ibiti do Paço ficaram sem a coleta de reciclável. A presidente da Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Sorocaba (Coreso), Patrícia de Sene, informou que a mudança de condutor do caminhão ocasionou as falhas. “A troca de motorista nos leva a transtornos devido à dificuldade dos cooperados em decorar a rota de coleta dentro do Ibiti”, explica. Os recicláveis devem ser acomodados em sacos ou caixas, deixando na calçada para que os catadores da Coreso recolham. “Somente sendo materiais recicláveis os papeis, plásticos, sucatas ferrosas e não ferrosas; vidros somente sendo embalados [para não ferir os catadores]”, explica Patrícia, “favor não colocar isopor, madeira, borracha, tecidos e eletrônicos”, solicita. Patrícia assegura que a coleta seletiva acontece nas terças e quintas-feiras com início as 9h com o teto de término as 17h. “A coleta no Ibiti beneficia 80 cooperados desta cooperativa, dando lhes a oportunidade da geração do trabalho e renda oriundos da coleta seletiva”.

05


Tablets facilitaram a liberação de visitantes no final de ano POR FÁBIO DURAN FOTOS POR FÁBIO DURAN

A

s festas de final de ano aumentam as visitas e, com isso, o fluxo nas portarias fica mais intenso. “A fila na portaria 1, como todo ano, começa já no retorno junto ao semáforo e o trânsito fica intenso”, afirma Milton Gonçalves, diretor presidente do Ibiti do Paço. “E, para solucionar essa questão implantamos um sistema com o uso de tablets que possibilita a liberação dos nossos convidados in loco”, completa. Comparado ao mês anterior, dezembro tem um aumento de 11% nas visitas. E, pensando em uma maneira de agilizar a entrada nas portarias, Renato Henriques, gerente administrativo do Ibiti do Paço, apresentou a ideia de utilizar tablets. E esta facilidade não será exclusividade dos finais de ano. Foram adquiridos dois tablets que serão utilizados

06

nas portarias 1 e 2, quando necessário, dependendo do tamanho das filas”, garante Renato. Para operar o sistema pelo tablet, o operador executa exatamente o mesmo passo a passo que ele faz no computador, porém com a flexibilidade de se locomover até o visitante. O contato com o morador é feito por celular e, depois de efetuada a liberação, o controlador entrega o cartão de acesso ao visitante no mesmo instante. Com o cartão em mãos, o visitante entra no residencial sem que seja necessário parar na guarita de visitantes.

A junção da liberação antecipada com o sistema através de tablets foi uma das principais facilidades apontadas pelo vigilante Rodrigo. “Quando a liberação já estava no sistema facilitava muito. Você via a liberação e entregava o cartão sem precisar ligar para o morador”, conta. A facilidade não foi percebida apenas pelos funcionários, mas também pelos visitantes. “Muito fácil e prático a liberação, as pessoas elogiaram, pois foi o primeiro ano que os visitantes chegaram e não viram a fila tão grande”, conclui o vigilante.


Economia de água deve ser mantida mesmo em períodos de chuva FONTE: SABESP / ELETROPAULO / SEDEC/ CEDEC

P

assamos recentemente por um longo período de estiagem, a estiagem é o resultado de redução, atraso ou ausência de chuvas, e períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Nessa época o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias. E m alguns pontos da cidade e em vários residenciais chegou a ocorrer o racionamento de água, pois baixos, os reservatórios não estavam dando conta de abastecer a cidade. Felizmente as chuvas vieram e esses reservatórios conseguiram atingir os níveis normais de capacidade. Porém, toda economia e cuidado ainda é pouco, visto que a água é um bem cada vez mais escasso e precisa ser preservada. Vivemos em uma época em que as estações do ano não seguem mais seu fluxo normal, em tempos de chuva, seca, em tempos de seca, chove. Portanto, devemos estar preparados e agir com consciência para não sermos novamente surpreendidos.

E se a chuva se ausentar novamente, siga alguns cuidados com a saúde: • Beba muita água, coma mais frutas e vegetais, a desidratação é um sério risco, principalmente para crianças e idosos; • Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia; • Evite ar condicionado, pois resseca ainda mais o ar; • Umedeça o ar de sua casa, deixando toalhas úmidas em todos os cômodos; • Limpe os olhos com algodão e água esterilizada para evitar irritações e outros problemas oculares; • Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco, principalmente no horário das 11h às 17h. Economize água: • Feche a torneira enquanto escova os dentes; • Evite banhos demorados e feche o chuveiro enquanto se ensaboa. Cinco minutos são suficientes para ficar limpinho e cheiroso • Evite acionar a descarga à toa. • Não use o vaso sanitário como lixeira; • Sempre lave o carro com balde e água;

• Evite usar mangueira para retirar o lixo da calçada. Uma vassoura resolve o problema além de ser um bom exercício. Energia elétrica também deve ser economizada, pois grande parte dela é produzida em usinas hidrelétricas: • Junto a maior quantidade de roupas para passa-las de uma só vez. Para cada tecido, use a temperatura indicada no ferro de passar; • Na lavadora de roupas lave o máximo de roupas de uma vez, economizando energia e água; • Instale sua geladeira em local ventilado, longe da parede ou móveis e de fontes de calor como fogões ou estufas; • Abra a porta da geladeira só quando precisar. Coloque ou retire os alimentos de uma só vez. Verifique regularmente as borrachas de vedação da porta; • Em dias quentes, coloque seu chuveiro na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior; • Apague as lâmpadas e desligue a TV quando ninguém estiver no local. • Lembre-se: o chuveiro elétrico e geladeira são os responsáveis por 60% do consumo de energia de uma casa.

07


Como economizar na compra do material escolar

P

ara quem tem filhos, um dos maiores gastos deste período é com a compra do material escolar. Mas, devido à falta de educação financeira, as despesas se acumulam e as famílias se perdem em meio a tantas contas para pagar, muitas vezes, ultrapassando o limite de seu orçamento financeiro. A maior dúvida é como economizar sem ter que abrir mão de obter os itens que as crianças necessitam. Para começar, é recomendável que pensem o quanto precisam trabalhar para conseguir o seu salário. A partir daí, fica fácil valorizar esse dinheiro, aprendendo a pesquisar preço e, principalmente, a negociar os valores das compras. Então, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da vida financeira da família, para saber exatamente quais são os ganhos e gastos mensais e quanto poderá dispor para a aquisição do material escolar. É fundamental ir às compras com antecedência para não precisar ser obrigado a pagar mais caro de última hora. Reinaldo Domingos, educador e terapeuta financeiro, autor do best-seller Terapia Financeira, dá algumas orientações sobre o assunto:

08

1. Procure conversar com outros pais e tentar fazer a compra em conjunto, pois, assim, a probabilidade de conseguir preços menores aumenta; 2. Junte o material escolar do ano anterior e veja a possibilidade de reutilizá-los. É possível ainda reaproveitar livros didáticos do filho mais velho para o mais novo, se for o caso. Se não der, faça uma boa ação e doe o material para crianças ou jovens de famílias que não possuem condições de comprá-los; 3. Faça uma lista do que se precisa comprar, para não se perder e acabar rendendo-se aos impulsos consumistas, deixando de economizar; 4. Converse com os filhos antes de sair às compras, explicando a situação em que a família se encontra e quanto poderão gastar com os materiais. Caso contrário, será muito fácil ceder aos desejos deles e, com isso, gastar mais do que o planejado; 5. Quando estiver na loja, seja sincero e explique ao vendedor de forma clara o que você precisa, buscando sempre a melhor

opção de pagamento. Sempre pergunte quanto aquele produto custa à vista? Isso proporcionará bons descontos. Se tiver que pagar a prazo, veja se as parcelas caberão no orçamento mensal. Comprar materiais escolares requer cuidados, mas o investimento vale à pena, pois é o que dará a base necessária para os estudos. Preocupar-se em economizar sem deixar de proporcionar o que a família precisa faz parte do processo de educação financeira. Passe esses ensinamentos aos pequenos, pois, se aprenderem agora, se tornarão adultos mais conscientes e saudáveis financeiramente.


De volta à velha rotina

A

s férias chegam ao fim, e é hora de voltar à velha rotina. Trabalho, escola, enfim, tudo que exige um comprometimento. E se para os adultos esse retorno às obrigações já é difícil, quem dirá para as crianças, por isso elas devem receber uma atenção especial. Assistir desenho até tarde da noite, não ter hora para comer ou dormir, brincar com os amiguinhos a maior parte do tempo, jogar vídeo game sem limites, e principalmente: não ter as indesejadas lições de casa todos os dias para fazer, tudo isso faz com que as crianças resistam à volta às aulas, e quem não resistiria?

incutindo sempre o quanto a escola é um lugar importante”, diz Kátia. Ela ainda acrescenta que “uma maneira de minimizar esse transtorno é, na última semana das férias retornar aos poucos as rotinas de horários, bem como incluí-los na compra do material escolar, pois isso incentiva e dá um ânimo maior para o retorno à escola. Ir com a criança nos primeiros dias de aula também é importante, pois passa a tranquilidade e segurança para os pequenos”.

Para a psicopedagoga Kátia Marques, 46, dentro desse “conflito” os pais têm papel fundamental e devem ajudar as crianças, no sentido de minimizar os efeitos desse choque de realidade. “A volta às aulas é realmente um transtorno, os pais devem conversar com as crianças antecipadamente, lembrando que eles vão rever os coleguinhas, os professores, aprender coisas novas e

09


Homens também precisam do autoexame Exame deve ser realizado mensalmente para detecção e prevenção do câncer de testículo

M

esmo estando em 2016, alguns tabus ainda existem e devem ser quebrados, como o fato de muitos homens ainda se surpreenderem com a notícia de que devem fazer o autoexame. O autoexame é amplamente defendido por médicos e campanhas de saúde e não é exclusividade feminina. Da mesma maneira que as mulheres devem tocar os seios à procura de anomalias, os homens devem fazer o autoexame testicular mensalmente. De acordo com Dr. Daher Chade, urologista do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês, o autoexame testicular tem a função de encontrar nódulos, inchaços e dores dentro do escroto ou próximo aos testículos. “O hábito de conhecer o seu próprio corpo é muito importante para a detecção precoce de diversas doenças”, explica Chade. “Os tumores de testículo são pouco frequentes em relação a outros problemas de saúde, mas é preciso ficar atento para identificá-los o quanto antes”, afirma. Uma vez detectado, um médico deve ser procurado imediatamente.

10

Apesar da baixa incidência de casos - três a cinco para cada grupo de 100 mil indivíduos - o câncer de testículos tem como agravante ser mais comum entre jovens em idade produtiva. “Por atingir majoritariamente pessoas entre 15 e 50 anos de idade, sexualmente ativas, há chances de se confundir ou mascarar o câncer com outras doenças que podem ser transmitidas através do sexo ou mesmo com infecções”, adverte Daher. Por isso, é preciso atenção a alguns sinais. Fatores como histórico familiar de tumores, lesões e traumas na região, condições hereditárias, atrofia e criptorquidia (testículo fora da bolsa escrotal, frequentemente encontrado na região inguinal) podem aumentar as chances de se adquirir a doença. Já disfunções como alteração no tamanho dos testículos, dor testicular e/ou abdominal, sensibilidade, sensação de peso na região e endurecimento anormal de alguma porção do testículo constituem sintomas do problema. O exame físico é a melhor maneira de se detectar precocemente a doença. Para tal, devem-se

seguir alguns passos: • Em pé, verificar a existência de alterações na pele escrotal. • Examinar cada testículo com ambas as mãos, os posicionando entre os dedos indicador, médio e polegar e fazendo movimentos giratórios. • Encontrar o epidídimo, pequena estrutura presente na parte de trás dos testículos, identificando-o para que não se confunda com uma massa suspeita. • Procurar por áreas endurecidas e nodulações. Dr. Daher reforça que, na presença de qualquer irregularidade, é necessário consultar um médico especialista. Quando detectado em seu estágio inicial, o câncer de testículo é fácil de ser curado e altamente responsivo aos tratamentos disponíveis atualmente. “Exames médicos complementares auxiliam no diagnóstico precoce da doença e determinação do tratamento ideal, porém o exame clínico é fundamental e preciso”, completa Daher.


CLASSIFICADOS

11


Nossos amiguinhos já escolheram as fantasias para pular carnaval e você já escolheu a sua? Carnaval é tempo de cor e alegria, então pinte-os bem colorido!

12


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.