Analise técnica clássica flavio lemos (1)

Page 226

No exemplo a seguir, foram utilizadas as médias móveis de cinco e 20 períodos para entender-se como o sinal é apresentado ao investidor. Gráfico 7.18 Duas médias móveis em USIM5 Fonte: Cortesia da AE Broadcast.

No Gráfico 7.18, o cruzamento, para baixo, da média móvel de cinco períodos com a de 20, fornece o ponto de entrada na venda de USIM5 aos 81,50 reais e acompanha todo o movimento de baixa até os 26 reais. Comparando os pontos de entrada fornecidos pela média móvel com o gráfico e aquele oferecido pelo cruzamento das duas médias, vemos que a segunda leva mais tempo para dar o sinal, mas que, no entanto, ela é mais precisa e evita melhor os sinais falsos se comparada com a primeira. Quanto maior a quantidade de períodos utilizados, mais demorado será o tempo da sinalização, porém maior será a capacidade de evitar falsos sinais. Uso de três médias móveis Fechando o nosso estudo, apresentamos a média móvel tripla. A combinação mais difundida para configurar a média móvel tripla é a de 4 – 9 – 18 períodos. Essa combinação é largamente utilizada em operações no mercado de futuros. O conceito do uso de três médias móveis foi proposto pela primeira vez por R. C. Allen, em 1972, no livro How to build a fortune in commodities. Essa é uma variante da parametrização de 5 – 10 – 20 períodos, muito utilizada no mercado de commodities.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.