1 introdução ao estudo da anatomia

Page 1

Universidade Federal de Santa Catarina

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA

Leidiane Mazzardo Martins


Introdução ao Estudo da Anatomia 1 Conceitos 1.1 Etimológico - O termo anatomia deriva do grego: Ana = em partes + Tomein = cortar. 1.2 Amplo - É a Ciência que estuda a forma e a estrutura dos seres organizados. 1.3 Restrito - É a Ciência que estuda a forma e a estrutura do corpo humano.

2 Divisões da Anatomia 2.1 Segundo o Método de Observação 2.1.1 Microscópica

2.1.2 Macroscópica - é estudada pela dissecação de peças previamente fixadas. Latim: dis = em partes + secare = seccionar (cortar). Cortar separando em partes


2 Divisões da Anatomia 2.2 Segundo o Método de Estudo 2.2.1 Anatomia sistemática ou descritiva = Estuda o corpo humano mediante uma divisão por sistemas orgânicos. 2.2.2 Anatomia topográfica ou regional = Estuda o corpo humano mediante uma divisão por segmentos ou regiões.

2.2.3 Anatomia radiológica = Estuda o corpo humano mediante o uso de imagens:raios x, tomografias, ressonâncias magnéticas. 2.2.4 Anatomia de superfície = Estuda o corpo humano mediante os relevos e as depressões existentes em sua superfície.


Introdução ao Estudo da Anatomia Anatomia (ana = em partes; tomein = cortar) macroscópica é estudada pela dissecação de peças previamente fixadas. Os sistemas que, em conjunto, compõem o organismo do indivíduo são:

a) Sistema Tegumentar;


b) Sistema EsquelĂŠtico (ossos, cartilagens e conexĂľes entre ossos);


c) Sistema Muscular;


d) Sistema Nervoso


e) Sistema Circulatรณrio


f) Sistema Respiratรณrio


g) Sistema Digestรณrio


h) Sistema Urinรกrio


i) Sistema Genital (feminino e masculino);


j) Sistema Endรณcrino


k) Sistema Sensorial.


Introdução ao Estudo da Anatomia Conceito de variação anatômica e normal Normal – forma e posição do corpo humano mais frequentemente observado (normal estatístico).

Anatomia Humana tem como material de estudo o corpo humano. Diferenças morfológicas entre os elementos

Variações anatômicas (desvio do normal) Ex. mudança na sequência dos ramos de uma artéria

Podem ocorrer externamente ou em qualquer um dos sistemas, sem que traga prejuízo funcional para o indivíduo.


Introdução ao Estudo da Anatomia Conceito de variação anatômica e normal


Introdução ao Estudo da Anatomia Conceito de variação anatômica e normal


Introdução ao Estudo da Anatomia Conceito de variação anatômica e normal Quando a variação anatômica perturba a função – anomalia

X

Fissura labiopalatal


Introdução ao Estudo da Anatomia Conceito de variação anatômica e normal Monstruosidade – desvio do aspecto morfológico normal que compromete os planos de construção do corpo. Geralmente é incompatível com a vida.

Agenesia do encéfalo

Gêmeos xifópagos


Introdução ao Estudo da Anatomia Fatores Gerais de Variação: Às variações anatômicas ditas individuais devem-se acrescentar aquelas decorrentes da: a) Idade (sistema esquelético criança – parcialmente sem ossificação, idoso- diminuição das trabéculas osso esponjoso);


Introdução ao Estudo da Anatomia Fatores Gerais de Variação: b) Sexo (órgãos sexuais – características sexuais primárias; características sexuais secundárias- mama, tecido adiposo mais pronunciado, crescimento pêlo facial, pelve)



Introdução ao Estudo da Anatomia Fatores Gerais de Variação: c) Raça;

d) Evolução


Introdução ao Estudo da Anatomia Fatores Gerais de Variação: e)Tipo constitucional Na grande variabilidade humana podemos reconhecer dois tipos extremos: longilíneo e brevilíneo.

Dom Quixote

Mediolíneos



Introdução ao Estudo da Anatomia Noção de fundamental importância: O que se encontra no cadáver não corresponde exatamente ao que é encontrado in vivo – coloração, consistência, elasticidade, forma e posição.


Introdução ao Estudo da Anatomia Nomenclatura ou Terminologia Anatômica: Definição: é a linguagem científica da anatomia. A primeira tentativa de uniformizar e criar

uma nomenclatura internacional – 1895.

1933, 1936 e 1950.

1955 – aprovada

oficialmente a nomenclatura anatômica.

BNA (Basle Nomina Anatomica) 1895 PNA (Paris Nomina Anatomica) 1955

Princípios Gerais Lingua oficial – Latim Abolição dos epônimos (trompa de Falópio – tuba uterina; trompa de Eustáquio – tuba auditiva) Termos devem indicar: forma, posição, situação, etc. Tradução para o vernáculo do País Abreviatura dos termos usuais


Introdução ao Estudo da Anatomia Nomenclatura Anatômica: Usam-se as seguintes nomenclaturas para os termos gerais de anatomia:

a. – artéria

aa. - artérias

fasc. – fascículo

gl. - glândula

lig. – ligamento

ligg. - ligamentos

m. - músculo

mm.- músculos

n. – nervo

nn. - nervos

r. – ramo

rr. ramos

v. – veia

vv. - veias


Introdução ao Estudo da Anatomia Nomenclatura Anatômica: Termos devem indicar: forma, posição, situação, etc. Forma (músculo trapézio);

Posição (nervo mediano);


Introdução ao Estudo da Anatomia Nomenclatura Anatômica: Termos devem indicar: forma, posição, situação, etc.

Suas conexões (ligamento sacro-ilíaco);

Sua função (músculo levantador da escápula);


Introdução ao Estudo da Anatomia Divisão do corpo Humano:


Introdução ao Estudo da Anatomia Posição Anatômica: Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas, optou-se por uma posição padrão.

Posição ereta (em pé, posição ortostática ou bípede), com a face voltada para a

frente, o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos e com as palmas das mãos voltadas para a frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos pés dirigidas para a frente. Para os animais quadrúpedes, a posição anatômica refere-se ao animal

de pé.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um paralelepípedo.

Tem-se assim, para as faces desse sólido, os seguintes planos:

a) Dois planos verticais, um tangente ao ventre (plano ventral ou anterior) e outro ao dorso (plano dorsal ou posterior). Estes e outros a eles paralelos são também designados planos frontais, por serem paralelos a “fronte”.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano:


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: b) Dois planos verticais tangentes aos lados do corpo – planos laterais direito e esquerdo


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: b) Dois planos horizontais, um tangente à cabeça – plano cranial ou superior- e outro à planta dos pés – plano podálico (de podos – pé) ou inferior. O tronco isolado é limitado, inferiormente, pelo plano horizontal que tangencia o vértice do cóccix (osso que no homem é vestígio da cauda de outros animais), por essa razão esse plano é denominado caudal.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: Os planos descritos são de delimitação. É possível também traçar planos de secção: a) O plano que divide o corpo humano em metade direita e esquerda é o mediano. Toda secção paralela ao mediano é uma secção (corte) sagital e os planos de secção são denominados sagitais.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: b) Os planos de secção que são paralelos aos planos ventral e dorsal são ditos frontais e a secção (corte) também é denominada frontal.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano:

c) Os planos de secção que são paralelos aos planos cranial, podálico e caudal são horizontais. A secção (corte) é denominada transversal.


Introdução ao Estudo da Anatomia Termos de posição e direção das estruturas do corpo humano : Plano mediano


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: Nos membros empregam-se termos especiais de posição, como os adjetivos proximal e distal, conforme a parte considerada se encontre mais próxima ou mais distante da raiz do membro.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: Princípios gerais da construção corpórea nos vertebrados O corpo humano é construído segundo alguns princípios fundamentais que prevalecem para os vertebrados e são os seguintes: a) Antimeria – O plano mediano divide o corpo em duas metades, denominadas antímeros e são semelhantes, morfológica e funcionalmente, desta forma, diz-se que o homem é construído segundo o princípio de simetria bilateral.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: Princípios gerais da construção corpórea nos vertebrados b) Metameria – Superposição, no sentido longitudinal, de segmentos semelhantes, cada segmento corresponde a um metâmero.


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: Princípios gerais da construção corpórea nos vertebrados c) Paquimeria – o segmento axial do corpo é constituído esquematicamente por 2 tubos.

Dorsal (cavidade craniana e canal vertebral – aloja SNC ), paquímero neural.

Ventral (visceral).


Introdução ao Estudo da Anatomia Planos de delimitação e secção do corpo humano: Princípios gerais da construção corpórea nos vertebrados d) Estratificação – o corpo humano é constituído por camadas (estratos) que se superpõem.

(1) pele; (2)tela subcutânea; (3)fáscia muscular; (4)músculos e (5) ossos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.