Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa

Page 7

Unidade 1

Tomada de notas Introdução No exercício da nossa actividade profissional, como docentes ou estudantes, somos confrontados com a necessidade de tomar notas. Não sendo um privilégio exclusivo do professor ou dos estudantes, uma vez que este exercício também pode ser realizado por um quadro de qualquer área, um assalariado, uma secretária, um jornalista, etc. As situações em que se tomam notas são variadas e surgem nos mais diversos momentos da vida quotidiana, profissional ou pessoal. De um modo particular, as aulas de nível superior não se socorrem de ditados, resumos, etc. por isso, a exercitação da tomada de notas, quer nos casos de ensino presencial, quer nos de ensino à distância, é de extrema importância não só por permitir corrigir falhas de memória, como também por constituir a base para a redacção de resumos, notas de síntese e relatórios de apreciação de uma leitura, etc. Porém, a tomada de notas não deve ser encarada como a transcrição de palavra por palavra de uma mensagem. Aliás, a rapidez com que o enunciador apresenta os assuntos não permite essa prática. Deste modo as notas servem muitas vezes como ponto de partida para redigir textos, cuja característica comum é a de serem uma redução de textos muito mais longos.

Tomada de Notas Consiste na redução do texto, seleccionando, portanto, de forma sintética determinadas informações de um texto básico (veiculado quer na forma oral quer na forma escrita), mantendo o seu sentido inicial. Esta técnica tem por objectivo retransmitir um conjunto de informações, preservando o sentido da mensagem numa reformulação mais precisa e económica.

Objectivo geral Reconstituir textos orais ou escritos. Objectivos Identificar a motivação ou importância da tomada de notas; Apontar os procedimentos para tomada de notas numa exposição oral, etc.; Tomar notas a partir da leitura do texto “ Memória e Aprendizagem” ; Elaborar pequenos resumos e levantar palavraschave; Detectar as relações sintácticas e lógico-semânticas entre as unidades e parágrafos; Organizar as informações a partir das relações sintácticas e lógico - semânticas entre as unidades. Sumário Procedimentos numa exposição oral/aula; Técnicas de economia de texto (palavras-chave, abreviaturas, pequenos, resumos/ interpretação, nominalizações); Organização das notas tomadas a partir do texto “Memória e aprendizagem”.

5


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.