Revista Exibidor 20

Page 22

ENTREVISTA

ESTE CONTEÚDO É BOM PARA

DIRETORIA/COMERCIAL

DELPHINE MARTIN

UNIFRANCE: UMA PONTE ENTRE O BRASIL E O CINEMA FRANCÊS EXECUTIVA COMENTA ATUAÇÃO MUNDIAL DA ENTIDADE E A RELEVÂNCIA DO BRASIL PARA A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA FRANCESA POR VANESSA VIEIRA | FOTO DIVULGAÇÃO

O CINEMA FRANCÊS já é reconhecido mundialmente e alguns de seus diretores são lembrados pelo público há gerações como George Méliès, François Truffaut e Jean-Luc Godard. Mas o mercado cinematográfico da França é igual a qualquer outro: precisa de promoção, novidades e bilheteria, ou seja, precisa de atenção constante. Com esse objetivo de promover o cinema local em outros países, a UniFrance foi criada em 1949, na França. Desde então, a entidade realiza estudos em âmbito mundial e desenvolve seu banco de dados com cada vez mais informações sobre filmes e profissionais do setor. Além disso, a UniFrance também apoia eventos e ajuda produtores e outros profissionais a entrar em contato com o mercado mundial de cinema.

22

22-entrevista.indd 22

Um desses territórios interessantes para as produções francesas é o Brasil que, atualmente, é o quarto país em termos de bilheteria desses filmes fora da França. Aqui, em terras brasileiras, o cinema francês já vendeu mais de 5 milhões de ingressos só em 2015. Foi pensando nessa relevância do mercado nacional para a cinematografia da França que a Revista Exibidor entrevistou Delphine Martin, gerente de estudos e mercados da UniFrance para a América Latina, Espanha, Portugal e Oceania. Para a executiva, a preocupação com a bilheteria mundial do cinema francês é de extrema importância, mas aponta que, para esses números crescerem, é preciso muito trabalho duro.

REVISTA EXIBIDOR – QUAIS OS OBJETIVOS DA UNIFRANCE COMO ENTIDADE DESDE SUA CRIAÇÃO EM 1949? Delphine Martin – A UniFrance realiza estudos sobre os mercados internacionais e sua evolução e pode, assim, oferecer a sua expertise verdadeiramente única desde 1949. Nós acompanhamos os filmes franceses nos mercados internacionais, da sua venda à sua distribuição. A entidade está presente em todas as fases da vida de um filme francês no exterior: desde a seleção por um festival reconhecido ou sua exibição em um mercado internacional, até seu lançamento em um ou mais territórios estrangeiros. Dessa forma, aumentamos o valor de todos os filmes franceses recentes.

EXIBIDOR FEVEREIRO 2016

1/29/16 16:54


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.