Revista Exibidor 21

Page 80

TRAJETÓRIA

CENTAURO

CENTAURO, ACOMPANHANDO DE PERTO AS INOVAÇÕES DO MERCADO CINEMATOGRÁFICO INTEGRADORA ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS DO CINEMA POR: NATALÍ ALENCAR E VERÔNICA DOMINGUES | FOTO: REVISTA EXIBIDOR

EM 1908 O BRASIL contava com um pequeno parque exibidor de cerca de 50 salas, porém ao longo dos 30 anos seguintes, começou a se desenhar uma indústria cinematográfica nacional e, nesse cenário, surgia o embrião da Centauro Cinema, que não imaginava as mudanças que acompanharia e o quão responsável seria por muitas delas. Do projetor 35 mm ao digital, a empresa é uma das poucas que passou por tantas transformações tecnológicas, mantendo-se em destaque. Mas, antes de receber o nome que leva hoje, contou com a colaboração de outros profissionais. Parte dessa trajetória começa em 29 de maio de 1936, quando os amigos Christiano Wiffler, Luiz Schatzmann e Rodolfo Mansberger fundaram Mansberger, Schatzmann & Cia – uma fábrica de projetores, reparos e consertos de aparelhos elétricos, especialmente os utilizados no mercado cinematográfico.

78

78-trajetoria.indd 78

EXIBIDOR MAIO 2016

4/4/16 11:49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.