Pernambuco Tá na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (1°edição)

Page 4

04 PE TÁ NA COPA

CAPA

Copa das Confederações: está chegando a hora! A menos de um ano de sediar o torneio-teste da Copa do Mundo, Pernambuco acelera obras na arena e antecipa entrega das obras viárias (PE-08). Já a duplicação da BR-408 e a construção da Estação de Metrô Cosme e Damião ficam prontas no mês de setembro. Para outubro, está

Eventos como a Copa deixam um legado para a comunidade. O que fica para o povo local é exatamente as obras realizadas por causa da ocasião" Eduardo Campos programada a conclusão das obras de melhorias no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) enquanto, em dezembro, serão inaugurados o Terminal Integrado do TIP e o viaduto da BR-408. Em janeiro de 2013, acontecerá a entrega do viaduto dos Bultrins. Já o Terminal Integrado Cosme e Damião e o Ramal Cidade da Copa, duas importantes obras de acesso à Arena Pernambuco, serão entregues em fevereiro de 2013. São R$ 694 milhões de investimentos em mobilidade urbana apenas para a Copa das Confederações. “Os cronogramas continuam avançando dentro da previsão. Tanto em relação à construção da arena quanto à implementação do sistema viário do acesso ao estádio e a diversos pontos da Região Metropolitana", diz o secretário Ricardo Leitão.

DOUGLAS FAGNER

A expectativa cresce a cada dia e a contagem regressiva não para entre os pernambucanos: em menos de um ano, o Estado sediará, pela primeira vez, a Copa das Confederações. Localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, a Arena Pernambuco receberá três jogos do torneio considerado o grande teste para a Copa do Mundo de 2014. Inicialmente prevista para ser entregue em dezembro de 2013, a arena teve as suas obras aceleradas e a entrega antecipada para fevereiro do próximo ano. Seguindo o slogan do Mundial de 2014, “juntos num só ritmo”, a conclusão de várias obras viárias também foi antecipada. E uma delas já foi concluída: a do Terminal Integrado Aeroporto. “Eventos como a Copa deixam um legado para a comunidade. O que fica para o povo local é exatamente as obras que são realizadas por causa da ocasião”, ressalta o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sobre a realização de dois torneios da FIFA no Estado. Ainda neste ano, serão concluídas sete obras viárias prioritárias para a Copa das Confederações. Em julho, serão finalizadas a construção do viaduto da Pan-Nordestina e a requalificação da Estrada da Batalha

O Terminal Integrado Aeroporto foi a primeira obra viária para as duas Copas em Pernambuco a ser inaugurada

PRIMEIRA OBRA INAUGURADA Operando oficialmente desde o início de abril, o Terminal Integrado Aeroporto foi a primeira obra viária para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo a ser inaugurada pelo Governo de Pernambuco. Construído em uma área de 6 mil m², com um investimento de aproximadamente R$ 3,8 milhões, o TI Aeroporto foi projetado de acordo com os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida. A implantação do equipamento beneficia diretamente as comunidades do Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica. Ao todo, seis linhas irão contar com um serviço de 46 veículos e 616 viagens nos dias úteis. Aos sábados, serão 35 ônibus e 484 viagens enquanto, aos domingos, haverá 24 coletivos e 369 atendimentos. Os intervalos, nos horários de pico, variam entre cinco e 23 minutos. O TI Aeroporto é equipado com uma lanchonete e três guichês de atendimento, sendo um para portadores de necessidades especiais, além de seis banheiros públicos. Segundo o Secretário das Cidades, Danilo Cabral, a população pernambucana será a principal beneficiada com os investimentos que o Estado está fazendo nas obras viárias. “Estamos trabalhando para transformar a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife, tirando do papel um conjunto de intervenções que, até ficarem prontas, irão gerar muitos debates, mas precisamos fazer. O Governo quer melhorar a qualidade de vida dos usuários que utilizam o Sistema de Transporte. Não é fácil fazer, mas estamos tendo a coragem de por em prática”, ressalta o secretário.

A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em 1982. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.