Interbairros - Edição 77

Page 1

Curitiba celebra o Dia do Gari como a cidade mais sustentável e limpa da América Latina

pg 03

Paraná libera vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade

pg 07

Greca e estudantes das escolas municipais de Curitiba aplaudem o balé Dom Quixote

PCPR alerta sobre os cuidados nas redes sociais envolvendo crianças e adolescentes

pg 10

Prorrogado até dia 21 o prazo de inscrição para eleição de conselheiros tutelares de Curitiba

Prefeito Rafael Greca e bailarinos durante apresentação do Balé Dom Quixote para 1.200 alunos da rede municipal de ensino de Curitiba através do programa Linhas do Conhecimento

Estado assina acordo com Taguspark para replicar cidade do conhecimento em Curitiba

Prorrogado até dia 21 o prazo de inscrição para eleição de conselheiros tutelares de Curitiba

pg 09

Uma nova iniciativa do Governo do Estado prevê a instalação de um espaço voltado exclusivamente a empresas do setor de tecnologia e inovação em Curitiba. A proposta é replicar um modelo adotado pelo Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. O memorando de entendimento foi assinado nesta segunda-feira (15) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e Eduardo Corrêa, CEO da instituição portuguesa que administra a estrutura, sediada na cidade de Oeiras, na região metropolitana de Lisboa

Fala Curitiba abre a temporada de reuniões presenciais

pg 03

CURITIBA
-
-
E REGIÃO METROPOLITANA
MAIO.2023
EDIÇÃO Nº 77 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - DIRETOR: CARLOS CESAR MICHALISZEN
FOTO: DANIEL CASTELLANO / SMCS FOTO: RICARDO MARAJÓ/SMCS FOTO: JONATHAN CAMPOS/AEN
12
pg 05pg

O uso do celular nos semáforos

O uso de aparelhos celulares pelos motoristas durante a direção veicular, transformaram os cruzamentos em semáforos em locais para se responderem os compromissos, por meio do aparelho celular.

Duas coisas não se conseguem fazer ao mesmo tempo: dirigir e digitar no telefone.

Contudo, os motoristas de aplicativos, motociclistas e os condutores em geral, estão cada vez mais fazendo uso desse instrumento de comunicação.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê no seu art. 252, dirigir o veículo, inciso IV, utilizando-se de telefone celular, é infração média e a penalidade é a multa, e no mesmo dispositivo, no parágrafo único (inciso V), dirigir com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo, a infração é gravíssima, no caso de o condutor segurar ou manusear o telefone.

Se não manusear o aparelho, a infração é média (4 pontos e R$130,16), se o manusear é gravíssima (7 pontos e R$293,47).

Na Alemanha está em desenvolvimento um tipo de radar que detecta se o motorista está com o aparelho em uso

durante a parada do semáforo.

O uso do celular no trânsito causa déficit na condução veicular, pois interfere na atenção, dificultando a visualização de obstáculos, a percepção de pedestres e retarda a ação do motorista, em casos de riscos de acidentes.

Vivemos o descumprimento do CTB e a ausência de fiscalização pelas autoridades quanto ao uso do celular pelos aplicativos de transportes, dentre outros. O correto, e que não expõe à riscos pedestres e motoristas, é a parada segura do automóvel para o manuseio do aparelho e, somente após, seguir na via, sem o seu uso durante a direção veicular.

Agências do Trabalhador ofertam 12,4 mil vagas em todo o Estado

As Agências do Trabalhador do Paraná e os postos avançados começam a semana com a oferta de 12.419 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para auxiliar de linha de produção, com 2.945 oportunidades. Na sequência, aparecem as funções de magarefe, com 493 vagas, operador de processo de produção, com 260, e alimentador de processo de produção, com 230.

A Região Metropolitana de Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (2.551). Entre eles, são ofertadas 230 vagas para operador de telemarketing ativo e receptivo, 188 para repositor de mercadorias, 152 para auxiliar de linha de produção e 88 para operador de caixa.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 68 vagas para preenchimento urgente, com procura por pedreiro (41), soldador (19), professor de inglês (05) e analista fiscal (02). Nesta quarta-feira, dia 17, a Agência do Trabalhador Central de Curitiba promove um mutirão de empregabilidade LGBTIA+, com a oferta de 500 vagas em diversas áreas. O pro-

ANUNCIE

cesso de seleção será feito por 18 empresas, podendo ocorrer a contratação imediata.A ação ocorrerá das 9h às 16h, com entrega de senhas até as 12h.

INTERBAIRROS CIDADES

(41) 99614-8685

AV. VEREADOR TOALDO TÚLIO, 2209

AGENDAMENTO

Os interessados em ocupar as vagas devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agên-

MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77

cia do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado.

Filiado à AJORB - Associação dos Jornais de Bairros do Estado do Paraná Carlos Cesar Michaliszen

Jornal Interbairros - CNPJ 12.464.943/0001-54 | Telefone: (41) 3359-8927 / (41) 99614-8685 - interbairrosjornal@gmail.com

Jornalista Responsável: Carlos Cesar Michaliszen DRT 05537 | Diagramação: Jornal Interbairros

Distribuição gratuita em Curitiba e Região Metropolitana | Periodicidade: Mensal

Diretor: Carlos Cesar Michaliszen

SANTA FELICIDADE - CURITIBA/PR - CEP 82.320-010

Osartigosassinadosnãoexpressamnecessariamenteaopiniãodojornal,sendodetotalresponsabilidade deseusautores.Ojornalnãoseresponsabilizapeloconteúdopublicitáriodosanúnciosveiculados.

2 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 GERAL
FOTO: GERALDO BUBNIAK/AEN Carteira assinada: Agências do Trabalhador ofertam 12,4 mil vagas em todo o Estado Por Cláudio Henrique de Castro, advogado e Professor de Direito

Curitiba celebra o Dia do Gari como a cidade mais sustentável e limpa da América Latina

Curitiba tem muitos motivos para comemorar nesta terça-feira (16/5) o Dia do Gari. Com o apoio destes profissionais, a cidade é considerada a mais limpa e sustentável da América Latina, segundo ranking de Cidades Sustentáveis publicado pela revista canadense Corporate Knights, que mede a performance da sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo. Além disso, Curitiba é uma das cidades mais limpas do mundo.

Na capital paranaense, cerca de 3 mil colaboradores trabalham na manutenção, conservação e limpeza pública da cidade. Entre eles estão funcionários da varrição de ruas, coleta de lixo domiciliar, Lixo que não é Lixo, lixo tóxico, varrição, roçada e capinação.

"Esse é um serviço contínuo, que não para nunca. O trabalho desses colaboradores faz de Curitiba a cidade mais limpa da América Latina e uma das mais limpas do mundo", afirmou Edelcio Marques dos Reis, diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

TRABALHO QUE GRATIFICA

Há quatro anos, Ruan Luiz, de 23 anos, trabalha com limpeza pública em Curitiba. Ele é responsável pela coleta de lixos orgânicos domiciliares e, durante o expediente, percorre toda Curitiba.

Apesar de morar na Região Metropolitana de Curitiba, Ruan passa mais tempo na capital. "É um grande prazer

saber que eu sou uma das pessoas responsáveis pela beleza e limpeza da cidade", explicou.

Ruan destaca a importância de descartar o lixo no lugar correto. "Para que a gente possa fazer nosso trabalho da melhor forma, todos têm que colaborar. Embalar o vidro quebrado corretamente, separar o lixo reciclável do orgânico e é claro, não poluir as ruas", disse.

COMO CUIDAR DE CURITIBA?

A melhor forma de a população colaborar com o trabalho de limpeza da cidade é ser mais responsável com o próprio lixo, ter cuidados na hora de colocá-lo nas lixeiras, para os garis não se machucarem.

HISTÓRIA

O termo gari, de acordo com a Lei Municipal que propôs a homenagem, surgiu em referência ao francês Pedro Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. No entanto, a categoria só foi instituída em 16 de maio de 1962, data que ficou conhecida como o Dia do Gari.

NÚMEROS

-Curitiba coleta por dia 1.559,41 toneladas de lixo orgânico domiciliar

-De lixo reciclável (lixo que não é lixo) são coletados 67,51 toneladas em média por dia

-3 mil colaboradores que trabalham na manutenção, conservação e limpeza pública de Curitiba

Fala Curitiba abre a temporada de reuniões presenciais

Começou a fase das reuniões presenciais do Fala Curitiba, a consulta pública promovida anualmente pela Prefeitura com o objetivo de ouvir sugestões da população para melhorar a cidade.

Estão agendados 29 encontros até 7 de junho, sempre a partir das 19h, para facilitar a participação dos moradores.

Serão 16 noites de trabalhos. As primeiras acontecerão simultaneamente na Regional Bairro Novo, na Capela São Sebastião, e na Regional Boa Vista, no Colégio Estadual Pilar Maturana.

Estão programados quatro encontros nas regionais Boa Vista e Cajuru; três nas regionais Boqueirão, Bairro Novo, CIC, Matriz e Portão; e dois nas regionais Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

PRIMEIRA FASE

Neste ano, das 17 áreas que podem ser votadas na primeira fase da consulta, as duas que mais haviam re-

cebido sugestões até quarta-feira (10/ 5) eram Obras, com 4.785 indicações,

e Segurança, com 4.510. Cada pessoa pode escolher cinco áreas que consi-

derar prioritárias entre o total ofertado.

JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 3 CURITIBA
FOTOS: PEDRO RIBAS/SMCS Nesta terça-feira 16 de maio se comemora o Dia do Gari

Autistas e pessoas com deficiência podem ter isenção de taxa nas corridas de rua em Curitiba

O vereador Pier Petruzziello acredita no esporte como ferramenta de inclusão e transformação social. Defensor da causa da pessoa com deficiência, Pier tem buscado ampliar o acesso ao esporte e soma algumas vitórias na Câmara Municipal. Recentemente conseguiu a criação da categoria autismo na natação nos jogos de Curitiba, a realização de evento paradesportivo anual com a

criação do Inclusitiba e a equiparação dos benefícios de incentivo ao esporte para atletas e paratletas. Agora o vereador aguarda a aprovação de projeto de lei que inclui os autistas nas corridas de rua organizadas pelo Poder Público no município, bem como a isenção da taxa de inscrição para pessoas com deficiência. O projeto já passou pela Comissão de Acessibilidade da casa de leis.

Saúde do Trabalhador de Curitiba atinge nota máxima em avaliação do governo federal

Curitiba conquistou a pontuação máxima do Programa Qualifica Cerest, com 165 pontos no monitoramento realizado em 2022 pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. Criado pelo Ministério da Saúde em 2020, o Qualifica Cerest é um instrumento de monitoramento das ações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). É composto por indicadores relacionados às ações de vigilância, assistência e educação permanente em saúde do trabalhador.

Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, o monitoramento dá subsídios para que os gestores saibam onde é necessário intervir para garantir bem-estar e segurança aos trabalhadores. "A pontuação máxima alcançada no monitoramento do Ministério da Saúde mostra que estamos no caminho certo, mas o segredo do sucesso é a vigilância permanente dos indicadores de saúde do trabalhador", destaca a secretária. Além da capital paranaense, outros quatro minicípios alcançaram a pontuação máxima: Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo (região leste).

CEREST

O Centro de Referência em Saúde do

Trabalhador de Curitiba é um setor da área de vigilância em saúde da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo principal do trabalho do Cerest é prevenir e controlar os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho. Com a análise de dados referentes à saúde do trabalhador, é possível elaborar políticas públicas que interfiram na realidade local e reduzam esses índices na cidade.

METODOLOGIA

O monitoramento do Qualifica Cerest leva em conta vários indicadores e dados obtidos em sistemas nacionais de informação, bem como informações registradas em questionário específico, preenchido e enviado ao Ministério da Saúde. As avaliações são quadrimestrais e englobam as ações desenvolvidas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador municipais e regionais de todo o

Brasil e de seus processos de trabalho. Essas avaliações têm como base os critérios utilizados no procedimento de cálculo da mensuração da meta de Saúde do Trabalhador do Plano Nacional de Saúde (PNS) - 2020/2023, especificamente o indicador "Percentual de Cerest municipais/regionais com atuação satisfatória".

CRITÉRIOS

O indicador é composto por nove critérios, cada um deles com fórmulas de cálculo e pontuações específicas. Ao analisar o desempenho dos Cerests, leva-se em consideração aspectos como a efetividade das ações realizadas, o alcance das metas propostas, a integração com outras instâncias do sistema de saúde, entre outros pontos relevantes para a promoção da saúde do trabalhador. Essas avaliações quadrimestrais desempenham um papel fundamental no monitoramento e na melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador. Por meio delas, é possível identificar boas práticas, compartilhar conhecimentos e promover ajustes necessários, visando sempre aprimorar a qualidade da atenção à saúde do trabalhador em todo o território nacional.

4 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 CURITIBA
FOTO: RODRIGO FONSECA/CMC
Saúde do Trabalhador de Curitiba atinge nota máxima em avaliação do Ministério da Saúde

Greca e estudantes das escolas municipais de Curitiba aplaudem o balé Dom Quixote

Nesta segunda-feira (15/5), 1.200 estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba participaram de uma aula especial inspirada na obra do espanhol Miguel de Cervantes. Pelo programa Linhas do Conhecimento, as crianças assistiram ao balé Dom Quixote, no Teatro Guaíra, acompanhados do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama Margarita Sansone. "É uma grande alegria têlos aqui, hoje vocês vão aprender com a dança e este lindo balé do Dom Quixote", comentou o prefeito, ao lado da bailarina carioca Ana Botafogo, que é a coordenadora de cena e ensaiadora convidada. Também participaram a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro. O es-

petáculo tem duas sessões especialmente dirigidas às escolas da rede municipal de ensino, uma nesta segunda e a outra nesta terça-feira (16/5), também à tarde, para mais 1,2 mil estudantes.

SERVIÇO:

DOM QUIXOTE

Direção Geral e Artística

Coordenação de cena e ensaiadora convidada - Ana Botafogo

Local: Teatro Guaíra - Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (R. XV de Novembro, 971)

Nova apresentação: terça-feira (16/5), às 20h. Ingressos a R$ 50 e R$ 25 (meiaentrada). À venda pelo Guia CuritibaNova sessão especial para escolas da rede municipal: terça (16/5), às 15h

JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 5
CURITIBA
Prefeito Rafael Greca e bailarinos durante apresentação do Balé Dom Quixote para 1.200 alunos da rede municipal de ensino de Curitiba através do programa Linhas do Conhecimento FOTOS: DANIEL CASTELLANO / SMCS FOTO: DANIEL CASTELLANO / SMCS Prefeito Rafael Greca e bailarinos durante apresentação do Balé Dom Quixote para 1.200 alunos da rede municipal de ensino de Curitiba através do programa Linhas do Conhecimento

Curitiba terá programa para atender cuidador familiar

Será votado na próxima semana, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o projeto de lei que cria a política municipal de apoio ao cuidador familiar não remunerado. Mães, pais e irmãos que abrem mão do trabalho, da qualificação profissional e dos estudos para cuidar de algum familiar acamado, e geralmente sobrevivem com o benefício do doente. Quando essa pessoa morre ou por outro motivo deixa de receber o benefício, o cuidador, de certa forma, se torna vulnerável e precisa de atendimento imediato.

O projeto é de autoria do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) e pretende garantir o acesso do público-alvo a programas de educação profissional, geração de renda e emprego, estímulo ao empreendedorismo e intermediação de mão de obra. Segundo o autor, o objetivo é "amparar a figura do cuidador familiar". "A ideia do projeto surgiu quando percebi que existem vários casos em que a posição de cuidador familiar foi algo imposto, ou melhor, uma situação que pegou a família de surpresa, afinal, ninguém está preparado para cuidar de um filho doente ou de um pai acamado, e nem sempre é possível contratar um profissional da área. Por conta disso, dentro do núcleo familiar,

quem se dispõe precisa deixar boa parte de seus objetivos, seus sonhos e afazeres de lado", explicou.

De acordo com a justificativa do projeto, cuidadores familiares não remunerados seriam todos aqueles que, parte ou não da família, prestam assistência e cuidados a pessoas em situação de dependência na realização de atividades básicas e diárias. A proposta do PL é que a prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), estimu-

le programas de orientação, treinamento, apoio assistencial e conscientização sobre os cuidados para o bem-estar e a segurança dos pacientes, assim como para a manutenção da saúde física e emocional do público-alvo.

"A ideia é reconhecer a figura do cuidador familiar e permitir-lhe o acesso aos programas sociais do município, tanto para apoio psicológico como para geração de renda e emprego, uma vez que quando os familiares falecem, os

cuidadores ficam desamparados e desatualizados frente ao mercado de trabalho", completou Márcio Barros.

Teriam preferência no acesso aos programas os cuidadores que comprovarem baixa na carteira de trabalho em função do ofício. A proposta de lei estabelece que, no caso de falecimento ou internamento da pessoa em situação de dependência, o cuidador familiar poderá acessar os benefícios da política municipal por mais dois anos.

O projeto também propõe a criação de campanhas informativas para a orientação aos familiares, aos cuidadores e à população em geral. Para efetivar os objetivos da política municipal, o Poder Executivo poderia firmar parcerias com universidades, sociedade civil, entidades de direito público ou privado e redes hospitalares.

Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial

www.jornalistamarciobarros.com.br

Instagram: @marciobarrosjornalista

Facebook: @jornalistamarciobarros

WhatsApp: (41) 99231-9575

Promotoria de Justiça de Curitiba denuncia três pessoas investigadas pelo crime de maus-tratos praticados contra cães e gatos em bairros da capital

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, ofereceu três denúncias criminais contra pessoas investigadas pelo crime de maus-tratos de animais. Os casos denunciados ocorreram entre os meses de janeiro e abril deste ano, nos bairros Abranches, Ahú e Pinheirinho. As três ações penais já foram recebidas pela Justiça. A pena prevista pela legislação ambiental para o crime de maus-tratos é de dois a cinco anos, além da aplicação de multa.

ABRANCHES

De acordo com as investigações, uma das pessoas denunciadas, uma mulher de 38 anos, mantinha em uma residência cães que eram submetidos a condições inadequadas de cuidado, permanecendo confinados em cômodos fechados, sem ventilação ou ilu-

minação ou em ambiente externo em meio a fezes e detritos, todos com pouco acesso a água ou comida. Além disso, foram encontradas no local seringas de

medicamentos, sendo apurada ainda a possibilidade de que a criação dos animais seria destinada a comercialização ilegal.

PINHEIRINHO

No caso apurado no Pinheirinho, o denunciado, um homem de 65 anos, mantinha dois cães amarrados a uma corrente curta e um gato preso a uma gaiola, situações que impediam a adequada movimentação dos animais. Além disso, os bichos não tinham acesso a água ou alimentação e eram mantidos em ambiente insalubre, em meio a restos de resíduos sólidos.

AHÚ

Em relação à situação no Ahú, a partir de denúncias de vizinhos, verificouse que o investigado, um homem de 41 anos, agredia, de forma reiterada e sem qualquer justificativa, um cão da raça American Bully. Segundo os relatos, comprovados por perícia veterinária, o animal recebia, por diversas vezes, fortes tapas na região do focinho que lhe causaram graves lesões.

6 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 GERAL
Vereador Jornalista Márcio Barros FOTO: RODRIGO FONSECA/CMC

Paraná libera vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade

O Estado do Paraná recomenda a ampliação da oferta da vacina contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade. A medida deve começar nesta segunda-feira (15) e segue recomendação do Ministério da Saúde, da Nota Técnica nº 36/2023 . A iniciativa busca ampliar a vacinação para a população de praticamente todas as faixas etárias.

Geralmente essa indicação ocorre após o fim Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, tendo como objetivo garantir maior cobertura.Algumas prefeituras já vinham disponibilizando doses para todos os públicos, dentro da sua estratégia de imunização.

"Não podemos subestimar e muito menos negligenciar a importância da vacina, que mostra todos os dias ser a principal estratégia de proteção contra vírus. É preciso fortalecer este processo, promovendo o imunizante para que chegue até o braço de todos os para-

Paraná libera vacinação contra gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade naenses", comentou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com dados do vacinômetro nacional, o Paraná imunizou

1.409.816 pessoas até o momento, o que representa pouco mais de 32% da população alvo da campanha (idosos e demais grupos prioritários), de

4.387.469 habitantes.Agora, com a nova ampliação, a expectativa é expandir a cobertura vacinal, que possui meta estipulada de 90%.

Hoje, o Estado é o quarto em número absoluto de aplicações, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Os imunizantes da influenza são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde. A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Neste ano, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).

A vacina está disponível em todos os 399 municípios do Paraná e deve ser procurada pela população nas unidades de saúde ou locais de vacinação.

Índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Curitiba fica 50% abaixo do mínimo

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, mostrou que Curitiba está com índice de infestação pelo mosquito 50% abaixo do mínimo aceitável.

De acordo com esse levantamento, o Índice de Infestação Predial (IIP) do LIRAa em Curitiba ficou em 0,5%. O Ministério da Saúde preconiza que, para se ter o melhor controle do Aedes aegypti, esse indicador deve ser de no máximo 1%. Entre 1% e 3,99%, o município entra em alerta para infestação pelo mosquito. E acima de 3,99%, o município é considerado com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti.

O LIRAa é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em Curitiba, foram vistoriados

Índice de infestação do mosquito Aedes aegypti fica 50% abaixo do mínimo 22.323 imóveis, como residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e escolas, no último mês de abril.

RESULTADO

"Esse resultado mostrado pelo LIRAa é fruto do trabalho das nossas equipes, dos nossos agentes de endemia e da colaboração da população para manter a cidade livre de infestação do Aedes aegypti", afirma a secretária mu-

nicipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Ainda assim, de acordo com a secretária, o trabalho precisa continuar. "Quanto mais esse índice estiver próximo a 0% mais segura Curitiba estará e permanecerá sendo um município que não registra transmissão de dengue, zika e chikungunya em seu território. Isso também depende que cada um vigie e mantenha limpo o seu quintal",

diz Beatriz. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti,Tatiana Faraco, quase 70% dos focos do mosquito são encontrados nas residências.

CUIDADOS

Embora o índice de infestação atual tenha permanecido em 0,5% em Curitiba, é importante que a população não descuide, evitando locais com acúmulo de água, e fazendo a limpeza semanal dos quintais e áreas abertas. Em Curitiba, a Prefeitura mantém alerta constante, durante todo o ano, para evitar a circulação do mosquito Aedes aegypti. No Programa Municipal de Controle do Aedes da SMS; vistorias, monitoramento com uso de armadilhas ao inseto, uso de tecnologias como o drone e um cronograma de mutirões de limpeza são algumas das ações que o município realiza permanentemente. Por meio deste programa, já foram recolhidas 4,5 mil toneladas de entulho e lixo em mutirões por todo o município desde 2017.

JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 7 GERAL
FOTO: ROBERTO DZIURA JR./AEN
FOTO: LUCILIA GUIMARÃES/SMCS (ARQUIVO)

Prestação de contas do Governo referente ao exercício fiscal de 2021 avança na Assembleia

Os deputados estaduais aprovaram em primeiro turno a prestação de contas do Governo do Estado do Paraná referente ao exercício financeiro de 2021. De autoria da Comissão de Tomada de Contas, o Projeto de Resolução 3/2023 dividiu a opinião dos parlamentares. A proposta retornou à pauta da sessão plenária desta segunda-feira (15). "A mensagem do Governo foi retirada de ofício por mim e retornou para a devida aprovação. Eu entendo que, quando chegam à Assembleia, as contas do Governo praticamente já passaram pelo crivo normal. Sempre que se aprovam contas de estruturas governamentais, o Tribunal de Contas faz algumas ressalvas, mas nada que comprometa orçamento do Estado", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSD).

A Comissão de Tomada de Contas emitiu "Parecer Favorável à prestação de contas do Governo do Estado do Paraná, referente ao exercício financeiro de 2021, de acordo com o Acórdão de Parecer Prévio nº 183/22, do Tribunal Pleno, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, pela regularidade das contas, com ressalvas, determinações, recomendações e encaminhamentos".

O projeto recebeu voto contrário da Bancada de Oposição na sessão desta segunda. "Temos um problema por-

que a Comissão Contas teve acesso ao acordão e ao relatório. Mas nós, não tivemos. Não porque esta Casa não forneceu, mas porque o Tribunal de Contas não publicou, não está aberto ainda", cobrou em Plenário o líder da Oposição, deputado Requião Filho (PT). "Como não sabemos se essas ressalvas são mais sérias ou menos sérias, vamos encaminhar voto contrário. Pedindo

para que o Tribunal de Contas e esta Casa trabalhem para que, na próxima vez, seja votado quando tiver tudo liberado para que a sociedade civil possa acompanhar", acrescentou.

De acordo com o deputado Hussein Bakri, líder do Governo, a Comissão de Tomada de Contas fez um trabalho minucioso e dedicado. "Estamos discutindo o acórdão que proferiu uma

decisão unânime aprovando as contas com ressalvas. O que é normal em municípios, estatais e em um Estado gigantesco como o nosso. Portanto, foi aprovada pelo Tribunal de Contas por unanimidade. E os apontamentos que foram feitos, serão corrigidos pelo governo, por isso que existem as ressalvas", ponderou. O placar final foi de 33 votos a favor e 7 contrários.

Assembleia intensifica enfrentamento

e conscientização contra a pedofilia

Entre as ações será realizado o "Simpósio Todos Contra a Pedofilia", dia 16, às 9h30, no Plenarinho da Casa.

No mês de maio, dedicado ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Assembleia Legislativa do Paraná intensifica o debate e ações sobre a conscientização sobre esse assunto grave e que possui dados preocupantes.

Somente em 2022, o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), da Polícia Civil do Paraná, instaurou 1.828 inquéritos referentes a crimes praticados contra o público infanto-juvenil em todo o Paraná (um inquérito pode envolver uma ou mais pessoas). Os mais frequentes foram estupro de vulnerável, lesão corporal e importunação sexual. Os riscos estão também nas redes sociais. A SaferNet, associação civil de direito privado e sem fins lucrativos, aponta que foram registradas 111.929 denúncias de crimes envolvendo fotos e vídeos de violência sexual contra crianças no Brasil em 2022, o que representa um aumento de 9,91% em relação ao ano anterior.

"Um mal que, infelizmente, se tornou frequente em nossa sociedade e o que é pior, às vezes, acontecendo dentro de casa", destacou o deputado Gilson de Souza (PL). Ele é um dos autores da Lei Estadual nº 17.637/2013, que institui a Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia.

Assinada em conjunto com o ex-deputado Leonaldo Paranhos, tem por ob-

jetivo conscientizar a população, através de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências ou congressos, a fim de que a sociedade discuta iniciativas de combate ao crime de pedofilia.

"O assunto é extremamente delicado e urgente, não podemos ignorar", afirmou a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), autora da lei que institui 18 de maio, como o Dia Estadual do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei 17.493/2013).

A data faz referência ao dia do desaparecimento da menina capixaba Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.

8 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 LEGISLATIVO
De autoria da Comissão de Tomada de Contas, o projeto passou em primeiro turno de votação. O placar final foi de 33 votos a favor e 7 contrários.

Estado assina acordo com Taguspark para replicar "cidade do conhecimento" em Curitiba

Uma nova iniciativa do Governo do Estado prevê a instalação de um espaço voltado exclusivamente a empresas do setor de tecnologia e inovação em Curitiba. A proposta é replicar um modelo adotado pelo Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. O memorando de entendimento foi assinado nesta segunda-feira (15) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e Eduardo Corrêa, CEO da instituição portuguesa que administra a estrutura, sediada na cidade de Oeiras, na região metropolitana de Lisboa.

Criado há 30 anos, o Taguspark é um bairro planejado para o futuro e que abriga 160 empresas e 26 startups, além de 16 mil pessoas. No centro, mais de 90% das empresas nacionais e internacionais instaladas são focadas no desenvolvimento de tecnologias aplicadas para soluções nas áreas da saúde, Tecnologia da Informação (TI) e engenharia, entre ou-

Uma nova iniciativa do Governo do Estado prevê a instalação de um espaço voltado exclusivamente a empresas do setor de tecnologia e inovação em Curitiba. A proposta é replicar um modelo adotado pelo Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. O memorando de entendimento foi assinado nesta segunda-feira (15) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e Eduardo Corrêa, CEO da instituição portuguesa que administra a estrutura, sediada na cidade de Oeiras,

tras. Como parte da parceria, o parque ofereceu um espaço para a Celepar e o Governo do Paraná prospectarem novas parcerias dentro de sua estrutura.

"O Taguspark é uma referência mundial na combinação de inovação e sustentabilidade e Portugal está muito à frente de diversos países em termos de tecnologia,

por isso queremos trocar experiências e importar este conhecimento para o nosso Estado", afirmou Ratinho Junior. Segundo o governador, o Paraná tem investido no fomento à indústria tecnológica, mas o objetivo é buscar experiências de sucesso no Brasil e no mundo para ampliar esse potencial no Estado. Ele lembrou a criação da

Superintendência de Inovação, Modernização e Transformação Digital, em 2019, que em 2023 foi elevada à condição de Secretaria de Estado. Em abril deste ano, o Estado também assinou os decretos de regulamentação da Lei de Inovação do Paraná e do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FIME/

PR). "Temos trabalhado muito a vocação do Paraná para a inovação, com 14 centros tecnológicos que unem o setor privado, a academia e a sociedade civil em funcionamento, mas queremos avançar ainda mais e aprender com experiências como a de Portugal nos ajuda neste objetivo", acrescentou o governador.

JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 9 ESTADO
FOTO: JONATHAN CAMPOS/AEN
na região metropolitana de Lisboa Uma Campanha do Jornal

PCPR alerta sobre os cuidados nas redes sociais envolvendo crianças e adolescentes

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta sobre os cuidados envolvendo crianças e adolescentes no mundo virtual. É fundamental que pais e responsáveis redobrem a atenção e protejam as crianças dos perigos encontrados nas redes sociais, prevenindo violências e abusos sexuais. As orientações são feitas em referência ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e a exploração infantil no Brasil.

A utilização em excesso das redes sociais pode trazer danos e perigos aos menores de idade. O controle do tempo e dos conteúdos que os filhos acessam são algumas atitudes que os adultos podem tomar a fim de coibir crimes desta natureza.Além disso, é essencial evitar publicações de fotos e informações pessoais das crianças e dos adolescentes.

A delegada Patrícia Paz afirma que, em muitos casos, os criminosos criam perfis falsos nas redes sociais para atrair vítimas. "Os suspeitos utilizam outras fotos e iniciam conversas se passando por crianças, marcando encontros e avançando até a utilização de chantagens", complementa.

Por isso, sempre que necessário, os pais devem conscientizar os filhos so-

PCPR alerta sobre os cuidados nas redes sociais envolvendo crianças e adolescentes bre os perigos na internet, como conversar com estranhos, entrar em grupos sem consentimento, compartilhar dados pessoais, enviar fotos ou marcar encontros.

Durante o desenvolvimento e educação das crianças, a delegada ressalta que é de extrema importância a manutenção de uma relação de confiança entre pais e filhos, propiciando uma orientação acolhedora.

A PCPR também alerta sobre as mudanças de comportamento. Ansiedade, queda no rendimento escolar ou autolesões podem ser indicativos de alguma crise. "Caso os pais ou responsáveis percebam algum sinal estranho, ou sejam comunicados pela própria criança, devem imediatamente entrar em contato com a Polícia Civil para dar início aos procedimentos cabíveis", explica a delegada.

NUCRIA

O Nucria é a unidade responsável por investigar crimes de violência psicológica, física e sexual e busca garantir a segurança, tranquilidade e equilíbrio emocional do público infanto-juvenil e de seus familiares. A delegacia, que atua desde 2014, apura crimes de lesão corporal grave, gravíssima ou qualificadas pela violência doméstica, como estupros, situações de pedofilia, tortura e outros crimes. No local são atendidas crianças de 0 a 12 anos incompletos. Atualmente a PCPR conta com sete unidades do Nucria, em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

DENÚNCIAS

Aquele que tomar conhecimento da prática de algum crime contra criança ou adolescente deve denunciar. A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem em casos de violência contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do 197, da PCPR e 181, do Disque Denúncia. Se a violência estiver ocorrendo em flagrante, a pessoa deve acionar a Polícia Militar, por meio do 190.

Abrigos da Prefeitura de Curitiba acolhem 1.262 pessoas na noite mais gelada do ano

A Prefeitura de Curitiba acolheu 1.262 pessoas em situação de rua na noite de domingo (14/5) e madrugada desta segunda-feira (15/4), quando foi registrada a menor temperatura do ano na cidade, 8ºC. Esta foi a segunda onda de frio que atingiu a capital em 2023.

Das 18h à 1h, a Fundação de Ação Social (FAS) intensificou o serviço de abordagem social para ofertar acolhimento antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser mais baixas.A ação reforçou o trabalho que já é feito 24 horas por dia, em toda a cidade. O trabalho intensificado foi feito às vésperas do início da Opera-

ção Inverno, que será lançada oficialmente pelo prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (16/5), às 16h, no Salão Brasil do Palácio 29 de Março. A operação vai até 15 de setembro.

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

A FAS conta atualmente com 1.491 vagas de acolhimento em 32 unidades, próprias e parceiras. O número pode ser ampliado, de acordo com a demanda.

10 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 GERAL
FOTO: FABIO DIAS/EPR
FOTO: ANDRE WORMSBECKER/FAS
Abrigos da Prefeitura de Curitiba acolhem 1.262 pessoas na noite mais gelada do ano

Mesmo com novos elétricos, tarifa de ônibus em Curitiba não terá reajuste até o fim de 2024, diz Greca

O prefeito Rafael Greca anunciou, nesta quinta-feira (11/5), que a tarifa de ônibus de Curitba, atualmente em R$ 6, não terá reajuste até o fim de 2024. A tarifa é tradicionamente reajustada em março de cada ano, com base na variação dos custos do transporte coletivo.

"A ideia é que não tenhamos aumento, temos condição de fazer isso", disse o prefeito, pouco antes de participar do

Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade, no Complexo Imap no Parque Barigui. Na ocasião, Greca, acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, anunciou investimentos de cerca de R$ 200 milhões na compra dos primeiros 70 ônibus elétricos da capital. O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, lembra que o custo da compra dos ônibus elétricos anunciada

hoje não terá impacto imediato na tarifa. "Os primeiros elétricos devem entrar em operação em meados do próximo ano, então não teremos impacto na tarifa até o fim de 2024", disse Maia Neto, ao destacar que, ao longo da vida útil, o ônibus elétrico é mais barato do que o movido a diesel. "Apesar de ter maior custo de aquisição, o veículo elétrico tem menor custo de manutenção e uma vida útil entre 16 e 18

anos, contra dez anos dos modelos a combustão."

Para manter a tarifa a R$ 6, o subsídio previsto para o sistema de Curitiba em 2023 é de cerca de R$ 200 milhões. O recurso é para bancar a diferença entre a tarifa paga pelo usuário (R$ 6) e a tarifa técnica (R$ 7,32) que representa os custos reais do sistema.

GRATUIDADE

Greca também falou da

mobilização, no âmbito da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para que o governo federal arque com os custos da gratuidade dos idosos, medida que esteve em vigor no ano passado e os municípios pedem que seja renovada de 2023 a 2027.

Somente neste ano, o subsídio federal à gratuidade pode significar, para Curitiba, de R$ 60 milhões a R$ 70 milhões, segundo o presidente da Urbs.

Rede municipal de ensino de Curitiba já tem 153 escolas com oferta de educação integral

A rede municipal de ensino de Curitiba já conta com 153 escolas com a oferta de educação integral em tempo ampliado para pelo menos parte das turmas do Ensino Fundamental. No início deste ano eram 126.

A meta é atingir 156 unidades com essa opção até dezembro deste ano e, até o final de 2024, oferecer o integral em todas as escolas municipais.

A expansão é feita conforme a demanda e a infraestrutura, de maneira gradativa na rede. As regionais Portão e Cajuru já têm essa opção em turmas de todas as suas unidades educacionais.

O integral permite que o estudante permaneça com até 9 horas de atividades na escola e garante acesso a práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, educa-

ção ambiental, Língua Portuguesa, entre outras. Também são ofertadas as atividades do projeto Mãos na Massa: economia

doméstica para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. No Caic Bairro Novo, que soma 1,3 mil matriculados, as

atividades do Mãos na Massa já são as preferidas de muitos estudantes.

"Adoro cozinha, aqui e em

casa também eu faço arroz muito bem", contou Júlia Gomes. Maria Carolina Diniz também, e já acostumou a usar a redinha nos cabelos, para não derrubar na comida. Nesta quinta-feira (11/5), as turmas do 3º e 4º anos aprenderam a preparar torradas, pão de queijo e requeijão caseiro.

"Com a gastronomia sustentável, eles aprendem a reduzir o desperdício e aproveitar muita coisa na cozinha", explicou a professora Inaiá de Souza.

ADEQUAÇÕES

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, esclarece que a expansão é feita com base em estudos que levam em conta a demanda da comunidade e a estrutura das escolas. Em 2017, 86 unidades ofertavam o integral.

JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 11 CURITIBA
FOTOS: DANIEL CASTELLANO/SMCS Prefeito Rafael Greca e Vice prefeito Eduardo Pimentel participam do Workshop de Modelos de Negócio para Eletromobilidade em Curitiba no salão de atos do Parque Barigui Prefeito Rafael Greca, Vice prefeito Eduardo Pimentel, Ogeny Maia Neto e Luiz Fernando Jamur participam do Workshop de Modelos de Negócio para Eletromobilidade em Curitiba no salão de atos do Parque Barigui
FOTO: LUIZ COSTA/ SME
Atividades diferenciadas do integral no CAIC Bairro Novo. Curitiba

Paranaenses se mantêm no topo dos mais endividados do país

Os paranaenses se mantêm no topo da lista dos mais endividados do país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 93,8% da população do estado possuía algum tipo de dívida em abril. O patamar foi praticamente o mesmo registrado em março, quando 93,5% das famílias estavam endividadas. Em abril de 2022 o endividamento atingia 91,6% dos lares paranaenses.

A inadimplência apresentou melhora, passando de 22,5% de paranaenses com contas atrasadas em março para 22,2% em abril. E os que não terão condições de quitar seus débitos correspondiam a 7,7% em março e baixaram para 7% em abril.

No cenário nacional, o segundo trimestre de 2023 começou com estabilidade no percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer. Em abril, 78,3% das famílias brasileiras estavam endividadas, mesmo índice de março. Desse to-

Prorrogado até dia 21 o prazo de inscrição para eleição de conselheiros tutelares de Curitiba

Prorrogado até dia 21 o prazo de inscrição para eleição de conselheiros tutelares de Curitiba

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) prorrogou o prazo de inscrições para o processo de escolha dos conselheiros tutelares de Curitiba. Com a medida, os candidatos têm até as 23h59 do próximo dia 21 para se inscrever e participar do processo.

A presidente do Comtiba, Cristiane Faria Honório, explica que a medida tem o objetivo de ampliar a participação dos curitibanos no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares da capital, que trabalham para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.A medida não alterou a data da eleição que será em 1º de outubro, quando serão escolhidos cinco conselheiros tutelares titulares por regional e suplentes entre os mais votados que irão trabalhar na gestão 2024/20127.

Porém, com a prorrogação do prazo de inscrição, ficam alteradas também outras datas que envolvem o processo de escolha dos conselheiros tutelares. Entre elas a do curso de capacitação dos pré-candidatos, do exame de conhecimentos gerais, pe-

ríodos de recurso e impugnação e publicação da relação dos candidatos habilitados. Cristiane destaca que todas as informações referentes ao processo estão divulgadas no site da Fundação de Ação Social (FAS), à qual o Comtiba é vinculado. Quem tiver dúvidas sobre o processo deve entrar em contato com o Comtiba, pelo telefone 3250-7927, ou com a Secretaria Executiva, pelo número no 3250-7992.

REQUISITOS

Podem se candidatar a conselheiro tutelar pessoas com idade igual ou maior que 21 anos, com no mínimo ensino médio concluído e que comprovem experiência de no mínimo três anos na promoção, proteção e defesa dos direitos de criança e adolescentes.

São pré-requisitos também ter idoneidade moral, comprovadas por certidões civil e criminal, ter residência há pelo menos dois anos na área de atuação do Conselho Tutelar onde pretende trabalhar, gozar dos direitos civis e políticos, estar em dia com a Justiça Eleitoral e não exercer mandato eletivo.

tal, 17,3% consideram-se muito endividadas, indicador que voltou a crescer após duas quedas.

Na análise por faixa de rendimentos, observa-se que o endividamento aumentou entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, passando de 92,3% em março para 94% em abril. Já entre as famílias de menor renda, o endividamento se manteve em 93,7%.

TIPO DE DÍVIDA

As dívidas mais comuns dos paranaenses continuam sendo feitas no cartão de crédito, com 80%, seguido pelo financiamento de veículo, com 9%, e pelo financiamento imobiliário, com 8%.

12 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 ESTADO
FOTO: RICARDO MARAJÓ/SMCS

INGRESSOS

Ayrton Montarroyos fará show dedicado a Caetano Veloso em Curitiba

Ayrton Montarroyos está na programação de maio do Teatro do Paiol. Promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, o show do jovem cantor pernambucano será no último fim de semana do mês, dias 26 e 27, às 20h, com um repertório todo dedicado a Caetano Veloso. Os ingressos já estão à venda no site deubalada.com a partir de R$ 25.

LUAN CARDOSO

FOTO:

No show Alguém Cantando Caetano, que estreou em 2022 no Teatro Paulo Autran, em São Paulo, Ayrton mostra um repertório

selecionado, que passa pelos sucessos de Caetano, como Força Estranha e Um Índio, e também por canções dos primeiros discos do compositor baiano, lançados nos anos 70, como Joia, Qualquer Coisa, Bicho, Muito e Cinema Transcendental. Entre as 30 canções do show, com pouco mais de uma hora de duração, há também músicas do álbum digital Caetano, Além do Transa, que Ayrton lançou pela Biscoito Fino, no ano passado, dentro de uma série de dez álbuns temáticos gravados ao vivo pelo artista no formato de live, em estúdio, durante o período da pandemia. O músico estará acompanhado pelos multi-instrumentistas Rodrigo Campos (guitarra, violão

e cavaquinho) e Arquétipo Rafa (sintetizador, percussão e bateria). Paralelamente a este trabalho, Ayrton tem se apresentado ao lado do compositor Edu Lobo num projeto que celebra os 80 anos do artista, e está preparando um álbum novo.

SERVIÇO:

Ayrton Montarroyos no show Alguém cantando Caetano Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº)

Datas: 26 e 27 de maio, às 20h

Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada). À venda no site deubalada.com

Memorial Paranista, MuMA e Museu da Fotografia integram a Semana

dos Museus em Curitiba

O multiartista wapichana Gustavo Caboco, um dos expoentes da arte contemporânea brasileira, é um dos convidados para a programação para a 21ª Semana Nacional de Museus no Memorial Paranista. O artista dará uma palestra na próxima terçafeira (16/5), às 19h30, sobre sua produção artística no campo das artes visuais, da literatura e da performance. As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Multiartista wapichana Gustavo Caboco é atração da Semana dos Museus no Memorial Paranista

OUTRAS ATRAÇÕES

Além da palestra de Gustavo Caboco, o Memorial Paranista terá outras atividades durante a Semana Nacional dos Museus. No dia 20 de maio, às 10h30, será realizado workshop gratuito sobre Criação de Pigmentos Naturais, utilizando como matéria-prima espécies de plantas da Mata Atlântica.

Nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), às 16h, o grupo Baquetá apresenta o espetáculo Nhanderecó.

O grupo reuniu diferentes contos e histórias do povo guarani que apresentam a relação destes com os animais e com os elementos da natureza (terra, ar, água e fogo).

As inscrições para todas as ati-

PROGRAMAÇÃO DA

21ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

Endereço: Memorial Paranista do Parque São Lourenço (R. Mateus Leme, 4.700). Entrada grátis

1- Memórias e territorialidades através da arte, palestra de Gustavo Caboco Wapichana - Mediação: Thiago Correa

Data: 16 de maio (terça-feira), às 19h30

Inscrições: https://www.sympla.com.br/memorialparanista

2- Workshop Criação de Pigmentos Naturais

Data: 20 de maio (sábado), às 10h30 - 16 anos / Gratuito / 90 min

Inscrições: https://www.sympla.com.br/memorialparanista

3- Nhanderecó - Grupo Baquetá

Data: 20 e 21 de maio (sábado e domingo), às 16h

Ingressos: https://www.sympla.com.br/teatrocleonjacques

vidades são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.

SEMANA DOS MUSEUS

A 21ª Semana Nacional dos Museus acontece de 15 a 21 de maio em todo o país com o tema "Museus, sustentabilidade e bemestar". Mais de 1.110 museus e instituições culturais e educativas em

todo o Brasil participam desta edição, promovida para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

A Fundação Cultural de Curitiba se integra à programação com exposições e ações educativas no Memorial Paranista, no Museu da Fotografia e no Museu Municipal de Artes - MuMA.

JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 13 CULTURA
O artista, de 28 anos, ficou conhecido por sua participação na 4ª edição do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, da qual foi um dos finalistas. Antes mesmo do programa, o seu talento foi reconhecido com uma indicação ao Grammy Latino, por sua interpretação em Dois Corações, uma das À VENDA
Gustavo Caboco nasceu Curitiba e wapichana é o nome da etnia à qual pertence, originária de Roraima, no extremo Norte do país. Ele tinha 10 anos quando acompanhou a mãe a uma viagem de volta à aldeia Canauanim, próxima à capital Boa Vista. Ali conheceu suas raízes indígenas e estabeleceu a conexão que se tornou o tema central de sua produção artística.
Montarroyos fará show dedicado a Caetano Veloso no Teatro do Paiol faixas do álbum Herivelto Martins - 100 Anos. O disco foi indicado como Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Veja a agenda de cursos gratuitos da semana para artesãos

Nesta semana, o Liceu de Ofícios Criativos oferece uma série de cursos, oficinas e workshops, todos gratuitos e direcionados ao setor criativo da cidade.

Para os cursos presenciais é necessário se inscrever com antecedência já que as vagas são limitadas. Nos encontros on-line não há limite de alunos, basta acessar o canal no Youtube.

REGISTRO DE MARCAS E PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA NEGÓCIOS CRIATIVOS

Na terça-feira (16/5), o mentor David Ortenzi (@david_ortenzi), mestre em Direito das Empresas e sócio da Ortenzi Avila Propriedade Intelectual (@ortenziavila), trará seus mais de 8 anos de experiência impactando mais de 300 negócios em um encontro online.

Durante a live, David vai apresentar diversos casos práticos, de forma leve e descomplicada.

Formações gratuitas para fortalecer o setor criativo "Nesse encontro vou abordar vários casos sem juridiquês, esse tema é muito importante para os negócios criativos e vou responder muitas dúvidas que são frequentes", salienta David.

CONFIRA ALGUNS DOS

ASSUNTOS ABORDADOS:

-Por que uma marca só se torna objeto de desejo quando tem proteção jurídica?

-Como o registro de marca contribui para a sua reputação, credibilidade e prestígio?

-Quais são os principais pontos jurídicos de atenção para uma boa marca e quando sei que minha marca está protegida?

-Quando posso usar direitos autorais e direitos de imagem de terceiros sem problemas?

-Como saber se estou plagiando ou infringindo direitos e quando posso usar conteúdo como referência/inspiração?

-Como protejo minhas criações e faço valer meus direitos contra terceiros?

A transmissão será às 15 horas no canal do Liceu de Ofícios Criativos pelo Youtube.

OFICINA DE ARTESANATO SUSTENTÁVEL: ALFINETEIRO COM TAMPA DE XAMPU

Na quarta-feira (17/5), acontece a oficina de artesanato sustentável com a artesã Joslany Mello Moreira (@joslanyjoo) do Atelier Arte&Encanto. Ela vai ensinar como fazer um agulheiro usando tampa de xampu, retalhos e pedaços de aviamentos. Esta oficina acontece na sede do Liceu de Ofícios Criativos e para participar é necessário se inscrever com antecedência.

"O uso sustentável de materiais é uma das maneiras de preservar o meio ambiente transformando objetos que seriam descartados", salienta Joslany.

Materiais necessários: tesoura,

agulha, fio de costura, fibra para enchimento (uma sacola de mercado cheia), tampa de xampu, pedaços de aviamentos (fitas, rendas, lacinhos) e retalhos.

STORIES QUE VENDEM

Na sexta-feira (18/5), acontece um encontro on-line, a partir das 15h, com o estrategista digital Ricardo Araújo (@sigaricardoaraujo). Ele vai contar o segredo de como usar os stories para divulgar e vender mais o seu artesanato no Instagram. Para participar, acesse o canal no Youtube.

SERVIÇO:

LICEU DE OFÍCIOS CRIATIVOS

ENDEREÇO: Rua Mateus Leme, 22 - São Francisco

ESTACIONAMENTO: convênio com Estacionamento da Ordem: Rua Treze de Maio, 635 - valor pelo período de 4 horas é de R$ 10

No Solar da Cultura, exposição de Mariza Del Claro traz olhar humano para Curitiba

O Solar da Cultural recebe a exposição O Olhar Humano na Humana Curitiba, da artista plástica Mariza Del Claro. A nova exposição no espaço da Fundação Cultural de Curitiba no São Francisco reúne desenhos e pinturas da artista.

"Expor meus trabalhos dentro de um espaço da Fundação Cultural é um sonho de muitos anos", disse a artista na abertura da mostra.

Nas paredes do prédio histórico do Solar estão 37 telas de Mariza Del Claro.

A mostra é acompanhada de uma miscelânea de 29 outros materiais como desenhos avulsos, rascunhos em papel e folhetos de exposições anteriores, além de três livros escritos e ilustrados pela autora: Vestido de Bolsos, Propositada Candidez e Idas e Vindas.

Para o curador da mostra e crítico de arte Fernando Bini, a obra gira em torno da espontaneidade e da ingenuidade da artista, e enfatiza que

Mariza é alguém que torna a cidade mais humana. "Ela nos ensina a educar nosso olhar para ver com simplicidade e clareza, e assim melhor refletir sobre todos os seres humanos que convivem

conosco, sejam aqueles que estão perto ou distante de nós", ressalta Bini.

Entre as obras expostas, destacamse as que retratam centenas de pequenas figuras humanas, que criam diferentes formas quando vistas de longe. Feitas com a ponta fina de canetas esferográficas, representam a união das crianças. "Meu pensamento sempre foi desse olhar para a criança, o cuidado com elas, um acolhimento para com elas e estas obras falam sobre isso", diz a artista.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO DE MARIZA DEL CLARO

O OLHAR HUMANO

NA HUMANA CURITIBA

Até o dia 2 de julho

Das 9h às 12h e de 13h às 17h, nos dias de semana; e de 9h às 14h, aos sábados e domingos.

LOCAL: Solar da Cultura

(R. Claudino dos Santos, 142 São Francisco). Grátis

14 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 CURITIBA
FOTOS: DIVULGAÇÃO FOTO: CIDO MARQUES/FCC Exposição O Olhar Humano na Humana Curitiba, da artista plástica Mariza Del Claro, no Solar da Cultura PEQUENAS FIGURAS, GRANDES TELAS

Macarrão com Cogumelos

INGREDIENTES:

-500g de macarrão

-300g de cogumelos frescos

-1 cebola picada

-3 dentes de alho picados

-1 colher de sopa de azeite

-1 colher de sopa de manteiga

-1 xícara de chá de vinho branco

-1 xícara de chá de caldo de legumes

-1 xícara de chá de creme de leite fresco

-Sal e pimenta a gosto

-Queijo parmesão ralado a gosto

-Salsinha picada para finalizar

MODO DE PREPARO:

Em uma panela grande, cozinhe o macarrão em água fervente com sal até ficar al dente. Enquanto o macarrão cozi-

OCarpinteiro

Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe os planos de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas para viver uma vida mais calma com sua família. Claro que sentiria falta do pagamento mensal, mas necessitava da aposentadoria.

O dono da empresa sentiu em saber que perderia um dos seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma casa como um favor especial.

O carpinteiro consentiu, mas com o tempo, era fácil ver que seus pensamentos e coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão de obra e matéria prima de qualidade inferior.

Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.

Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro e disse:

- Esta é a sua casa, é meu presente para você!

Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado.

Agora iria morar numa casa feita de qualquer maneira.

Assim acontece conosco. Construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que o melhor.

Nos assuntos importantes não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Se soubéssemos disso, teríamos feito diferente.

Pense em você como um carpinteiro. Pense sobre sua casa. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede. Construa sabiamente!

Mesmo que tenha somente mais um dia de vida, esse dia merece ser vivido graciosamente e com dignidade. Sua vida de hoje é o resultado de suas atitudes e escolhas feitas no passado. Sua vida de amanhã será o resultado das atitudes e escolhas que você fizer hoje.

PASSATEMPO

nha, aqueça o azeite e a manteiga em outra panela e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.

Adicione os cogumelos fatiados e deixe cozinhar por alguns minutos até que estejam macios. Adicione o vinho branco e deixe cozinhar até que o álcool evapore. Adicione o caldo de legumes e o creme de leite e deixe cozinhar até que o molho engrosse um pouco. Tempere com sal e pimenta a gosto. Escorra o macarrão e misture-o ao molho de cogumelos. Finalize com queijo parmesão ralado e salsinha picada. Sirva quente.

Essa é uma receita simples e deliciosa que vai agradar a todos que gostam de cogumelos e de uma boa massa. Bom apetite!

JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77 15
VARIEDADES
REFLEXÃO CULINÁRIA
16 JORNAL INTERBAIRROS - CURITIBA E REGIÃO - MAIO.2023 - EDIÇÃO Nº 77
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.