23º ConBio | Programa e Resumos

Page 37

23º Congresso de Biólogos do CRBio-01

03.05 PREDAÇÃO DE PORCO-ESPINHO (Coendou prehensilis) POR JIBÓIA (Boa constrictor amarali) E CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PECULIARIDADES DO REGISTRO Jennifer Stefanie da Rosa, Leticia Suigh Carlos Duarte, Zyon Fernando da Cruz, Larissa Thais Kun Torres, Sabrina da Silva Santos, Danilo Balthazar-Silva e Ana Beatriz Carollo Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Paulista – UNIP, Jundiaí-SP, Brasil.

E-mail: jennifer_stefanie.r@hotmail.com

Palavras-chave: alimentação, forrageamento, Boidae

Registros de predação sempre foram considerados interessantes pelo fato de serem esparsos na literatura especializada, mas têm se tornado cada vez mais frequentes, possivelmente devido à atividade antrópica que têm causado a destruição do hábitat de diversas espécies. Registros de tentativas de predação malsucedidas ou de predação resultando em morte do predador normalmente são associados à inexperiência de indivíduos jovens. Boa constrictor amarali é uma serpente de atividade noturna, de hábitos terrestres e semi-arborícolas, que ocorre em matas mesófilas e no centro e sul do Cerrado. Apresenta atividade noturna e geralmente se alimenta de aves, mamíferos, anfíbios e lagartos, que normalmente subjuga por constrição. O presente trabalho descreve o encontro ocasional de um indivíduo adulto de Boa constrictor amarali (fêmea; 1,70m; 2,5kg) ocorrido em 6 de abril de 2017, encontrado morto em um bairro em processo de expansão na cidade de Indaiatuba-SP (coordenadas aproximadas: -23.098413, -47.278584). O espécime foi levado para a Universidade Paulista –UNIP, campus Jundiaí. Em necropsia posteriormente realizada, foi constatado que a serpente havia predado um juvenil de Coendou prehensilis; este já se encontrava parcialmente digerido e causou lesões no intestino e estômago da serpente, provavelmente sendo essa a razão do indivíduo vir a óbito. A relevância do presente relato se deve ao ineditismo de (1) uma serpente adulta e de grande porte ter sido localizada em área de expansão urbana; (2) sua morte possivelmente ter decorrido de uma predação que dificilmente pode ser associada à inexperiência do indivíduo, e sim a uma possível falta de alternativas alimentares decorrente da alteração do seu hábitat; e (3) a serpente ter sido encontrada sem nenhuma lesão aparente, o que evidencia que ela provavelmente não matou a presa por constrição, comportamento incomum de acordo com a bibliografia. 37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.