Event Point 24

Page 31

3.000 Pessoas Deram Asas Ao Red Bull Air Race O Red Bull Air Race pôs os portugueses a olhar para o ar durante dois dias, sobretudo os 850 mil que encheram as duas margens do Douro, entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Oito anos depois da última vez, e com várias mudanças na prova, que chegou a estar interrompida durante algum tempo, a competição trouxe de volta os “artistas” dos aviões, que sobrevoaram o rio, entre piruetas e muito fumo. Foi da Alfândega do Porto que centenas de convidados assistiram ao espectáculo, com um percurso entre as pontes da Arrábida e D. Luís. Gonçalo Bettencourt, da agência de comunicação Free Lance, está envolvido na prova desde 2005 e conhece bem os cantos à casa. Em declarações à Event Point, o porta-voz da corrida referiu que foram cerca de três mil as pessoas que trabalharam no evento, que decorreu no fim-de-semana de 2 e 3 de Setembro, entre pessoal da organização, protecção civil e outras autoridades, e fornecedores locais e estrangeiros. Foram servidas 10 mil refeições durante o evento, contou Bettencourt. O regresso da prova ao Porto esteve relacionado com “a conjugação de várias vontades. A Red Bull sempre considerou esta etapa emblemática e as entidades nacionais, o Turismo de Portugal, Turismo do Porto e Norte e as cidades do Porto e Gaia trabalharam para que fosse possível concretizar este regresso”, referiu o mesmo responsável. Logo no sábado, a prova já contava com 250 mil espectadores e os 850 mil totais foram um recorde em toda a época. “Para alguns pilotos é um regresso, mas para a maioria o Porto é uma nova experiência. Uma grande parte dos pilotos que competiram aqui nos anos 2007 a 2009 já se retirou e há uma renovação bastante assinalável, são cada vez mais novos, o mais velho será mesmo o Kirby Chambliss, norte-americano, que tem 57 anos”, adiantou o porta-voz da corrida. A prova representou um investimento, à imagem das outras etapas, de 14 milhões de euros no total, dos quais três milhões foram assegurados por entidades públicas portuguesas. O impacto do Red Bull Air Race na região será este ano alvo de um estudo, para tentar contabilizar os benefícios da prova na economia local e nacional. Gonçalo Bettencourt explicou que um trabalho deste género foi realizado para uma cidade do Canadá que acolheu uma prova, tendo concluído que o impacto chegou aos 100 milhões de euros.

Golpe publicitário O Red Bull Air Race é uma boa forma de levar o Porto e Portugal ao resto do mundo. Gonçalo Bettencourt adiantou que são cerca de “160 as televisões do mundo inteiro a transmitir [o evento]. Isto permite-nos chegar a milhões e milhões de consumidores e espectadores apenas através da TV. E temos uma grande cobertura dos meios, estão acreditados cerca de 330, 65 internacionais, de todo o mundo”, referiu o responsável. Além disso, há uma forte aposta “num esforço comunicacional através das plataformas em que disponibilizamos vídeos, fotografias e conteúdos para todo o mundo. Para o destino Porto é uma aposta ganha”, explicou. Quanto ao futuro, Bettencourt não quer fazer previsões, até porque o calendário para 2018 ainda não foi fechado. Mas é possível que a corrida volte a Portugal. O grande vencedor da competição no Porto foi Martin Sonka.

Fuji promove Instax Mini 9 personalizada A Fujifilm também esteve no Red Bull Air Race, onde organizou um concurso de fotografia entre os jornalistas presentes no evento, através da máquina Instax Mini 9, um modelo instantâneo analógico que imprime imediatamente as fotos. “A Instax quer estar mais próxima do público e dos fãs. A marca está presente nos seus diversos territórios de influência e afinidade, como o desporto, a música, a moda e a cultura”, salientou à Event Point Isabel Pereira, da comunicação da marca. Além do Red Bull Air Race, a Fujifilm conta com “um plano anual de activação e comunicação integrada preparado para várias épocas temáticas/festivas, eventos e acções de promoção especificas”, referiu a mesma responsável. Este plano é “alargado, presente em todas as áreas de influência do nosso público-alvo. Acções de activação em eventos, campanhas de comunicação transversais, acções de comunicação digitais em redes sociais” entre outras, fazem parte da estratégia, salientou.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.