2 minute read

Petrobras – conexões para inovação

O Conexões para Inovação é o programa de inovação aberta da Petrobras. Através deste programa, que conta com oito módulos para divulgação de oportunidades de desenvolvimento de tecnologia com a Petrobras, promovemos iniciativas para intensificar nossa integração com o ecossistema de inovação, em especial instituições de ciência e tecnologia, universidades, startups, empresas de diferentes setores e pesquisadores empreendedores.

Dentro do programa, os projetos e soluções de baixo carbono têm ganhado prioridade. Atualmente a Petrobras possui mais de 70 parcerias vigentes com universidades, institutos de ciência e tecnologia e empresas para desenvolver conjuntamente soluções que contribuem para a redução de emissões e energias renováveis, totalizando um investimento contratado superior a R$ 300 milhões.

Desse total, mais de 60 parcerias foram firmadas por meio do módulo Parcerias Tecnológicas, mais orientado para associações com universidades e institutos de ciência e tecnologia visando desenvolver tecnologias que se encontram tipicamente em níveis de maturidade baixo ou intermediário.

Por sua vez, desde o primeiro edital do módulo Startups lançado em 2019, temos firmado parcerias com pequenas empresas de base tecnológica para desenvolver soluções nos temas de eficiência energética e redução de carbono (que inclui melhoria do desempenho em carbono das operações, bem como a captura e armazenamento de carbono). No total, já são oito startups com projetos em andamento ou concluídos na Petrobras nesse tema.

Investimentos E Iniciativas

A relação de desafios e as respectivas startups selecionadas para desenvolver conjuntamente as tecnologias estão listadas a seguir.

Edital Desafio Startup

Ecossistema de Inovação

2019

Tecnologias compactas para separação e captura de CO2, para operarem estruturas offshore. Reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos de captura e reinjeção de CO2 em estruturas offshore.

2020 Identificação e quantificação de perdas de vapor em sistemas aquecidos.

2020 Redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (CO2 e metano) dos processos e operações da Petrobras com maior eficiência e menores custos.

Pam Membranas

Participamos do Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do Massachusetts Institute of Technology (MIT Reap). O MIT selecionou em 2020 o Rio de Janeiro para participar deste Programa que envolve universidades, empresas, governo, empreendedores e investidores de capital de risco. O objetivo da iniciativa é desenvolver uma metodologia para estruturação e governança do primeiro ecossistema de inovação (iEcossistema) em energia e sustentabilidade do mundo.

Immer Messen

O programa foi iniciado em junho de 2021, envolvendo todas as regiões que integram o Cohort 8 do Programa: Rio de Janeiro (Brasil), Egito, Irlanda do Norte (Reino Unido), Los Angeles (EUA), Manizales (Colômbia), Valônia (Bélgica).

Alfa Sense

2021

Redução de CAPEX, footprint (área ocupada pela unidade de processo) e Inventário de Gases de Efeito Estufa por meio da predição de otimizações potenciais em uma planta de processo com configuração All Electric concebida por conceitos de ciclo combinado, captação em água profunda, entre outros

MOTTA, SOUTO E DAMASCENO SISTEMAS LTDA

2022

2022

Desenvolver sistema com uma plataforma ágil e amigável, para compra de biometano dos diversos produtores certificados, utilizando a tecnologia de Blockchain, como ferramenta confiável, auditável, de suporte à comercialização, rastreamento da qualidade do produto, integrado com um processo de faturamento, integrando nesse Ecossistema, agências certificadoras de redução de emissões, para se obter pelo sistema o crédito de carbono de forma que o processo de captura de valor pelos agentes possa se tornar mais ágil, eficiente

Condeports Invest

Selletiva - Soluções em Logística Reversa

2022 Catalisar formação de cadeia de suprimento de matériasprimas graxas residuais.

Com previsão de duração até maio de 2023 o programa prevê a proposição e implantação de iniciativas para acelerar o empreendedorismo na região, tais como: mapeamento do ecossistema de inovação do Rio de Janeiro em energia e sustentabilidade; criação do programa de formação EnergINN (focado na formação e pré-incubação de pesquisadores, universitários e/ou profissionais corporativos com o objetivo de gerar inovações e empreendimentos em larga escala para os setores de energia e sustentabilidade); Em janeiro de 2023, assinamos protocolo para criação do Instituto Rio Energy Bay e início das discussões de integração com o Centro de Energia e Finanças do Amanhã, da prefeitura do Rio de Janeiro. O Instituto reúne diversos segmentos da sociedade para transformar a região do Rio de Janeiro no primeiro ecossistema de inovação de classe mundial do Brasil no segmento de energia e sustentabilidade.

This article is from: