ORIENTAÇÕES PARA OS USUÁRIOS DO COMENTÁRIO ESPERANÇA Com referência ao texto bíblico: O texto bíblico está impresso em negrito. Repetições do texto bíblico que está sendo tratado também aparecem em negrito. O itálico é usado apenas para esclarecer as ênfases. Com referência aos textos paralelos: A citação abundante de textos bíblicos paralelos é intencional. Para o seu registro foi reservada uma coluna à margem. Com referência aos manuscritos: Para as variantes mais importantes do texto, geralmente identificadas nas notas, foram usados os sinais abaixo, que carecem de explicação: O texto hebraico do Antigo Testamento (também chamado de “Texto Massorético”). A transmissão exata do texto do Antigo Testamento era muito importante para os estudiosos judeus. A partir do século 2 ela tornou-se uma ciência específica nas assim chamadas “escolas massoretas” (massora = transmissão). Originalmente o texto hebraico consistia só em consoantes; a partir do século 6 os massoretas acrescentaram sinais vocálicos na forma de pontos e traços debaixo da palavra.
TM
Manuscritos importantes do texto massorético: Manuscrito:
redigido em:
pela escola de:
Códice do Cairo (C)
895
Moisés ben Asher
Códice da sinagoga de Aleppo
depois de 900
Moisés ben Asher
Códice de São Petersburgo
1008
Moisés ben Asher
Códice nº 3 de Erfurt
séc. 9
Ben Nafthali
Códice de Reuchlian
105
Ben Nafthali
(provavelmente destruído em um incêndio)
Textos de Qumran. Os manuscritos encontrados em Qumran, em sua maioria, datam de antes de Cristo, portanto, são mais ou menos 1.000 anos mais antigos do que os mencionados acima. Não existem entre eles textos completos do AT. Manuscritos importantes são • texto de Isaías • comentário de Habacuque
Qumran
O Pentateuco samaritano. Os samaritanos preservaram os cinco livros da lei, em hebraico antigo. Seus manuscritos remontam a um texto muito antigo.
Sam