Arte: Um instrumento transformador

Page 266

Arte: Um instrumento transformador HUMA: Proposta para um modelo de reinserção social incluso

Este capítulo será dividido em três subcapítulos. O primeiro será dedicado à caracterização da amostra em função das variáveis que constavam do inquérito complementar produzido para a investigação e anexado ao inventário clínico de Vaz Serra. O segundo subcapítulo será dedicado à apresentação dos resultados da aplicação do questionário do inventário clínico de Vaz Serra junto da amostra, sendo o mesmo comparado em relação aos dois grupos de investigação, tendo como referência as variáveis tipo de grupo, patologia, tempo permanência no Espaço t. Será ainda efectuada uma análise de auto-conceito aos indivíduos do grupo arte para cada um dos factores definidos por Vaz Serra. Por fim será apresentado uma conclusão dos resultados obtidos.

7.1

Caracterização da Amostra

Tabela 8. Distribuição da amostra por grupo Distribuição dos grupos de investigação

n (%)

Grupo arte

148 (52.9)

Grupo não arte

132 (47.1)

Total

280 (100)

A amostra é caracterizada por uma maior percentagem de indivíduos que frequentam grupos arte, cujo peso percentual, face a uma dimensão de 280 indivíduos, é de 52,9%. Os restantes 47,1%, representam indivíduos que frequentam o Espaço t, mas que não fazem parte de grupos arte. Esta distribuição vai ao encontro da missão assumida pelo Espaço t, de enquadramento dos indivíduos em actividades artístico-culturais como forma de estimulação das suas capacidades expressivas e de desenvolvimento da sua auto-estima, denominados grupos arte.

236


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.