__MAIN_TEXT__

Page 1

M E 9 201

! A T S I REV a t r e f O

.I

a v i t a Form

s o n a o c n i c e e t n Vi r a m o T P E a d s a i c n ê i r e p o r Ex i e g n a r t s no E

r a m o T P E A E E E r F na


ABERTURA DO ANO LETIVO NA ESCOLA PROFIS SIONAL DE TOMAR A Escola Profissional de Tomar aliou-se ao encont ro, dinamizado pelo Município de Tomar e o Centro de Formação de Professores “Os Templários” intitulad o “Tomar a aprender – ab ertura do ano letivo 2018/2019”, para m arcar a abertura do corre nte ano letivo. Esta participação, destina da a todos os professores e educadores do Concelho de Tomar, dese nvolveu-se num quadro de formação para a docência e aperfeiçoam ento ao longo da vida. O arranque das atividad es letivas com a habitual receção dos alunos e encarregados de educaç ão do 1.º ano decorreu no dia 14 de setembro.

VISITA A ESTABELECIM ENTOS DE RESTAURA ÇÃO E BEBIDAS - LISBOA

Escola Profissiona l de Tomar, deslocaram-se a Li sboa (zona da Baixa e Martim Moniz), a fim de contactarem com novas formas/ideias de re stauração, finne dinning e fast dinning, e conhecerem produt os oriundos de outras culturas, enriquecendo e complementando, deste modo, os conhecimentos que adquirem na escola.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, os alunos dos Cursos Técnicos de Restaurante/Bar e de Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional de Tomar, deslocaram-se à Escola do 1º Ciclo Infante D. Henrique, em Tomar, onde realizaram vários trabalhos em frutas para o lanche dos alunos. Nesta atividade, contaram com a colaboração dos colegas do Curso Técnico de Artes Gráficas que criaram diversos cartazes para o efeito.


VINTE S O N A O E CINC LA O C S E DA L A N O I S PROFIS R A M O T DE

PAPER Y D D 4º PE COLA S E A D L SIONA S I F O PR MAR DE TO

ção, do tradi n e s m e o já v s Tal com eção do c e R e d ades ofisas ativid scola Pr E a d s o lun vez Novos A ar, desta m o T e ade, d sional r solenid o i a m e as d bém revestid que tam m e a d i vida d na me anos de 5 2 s o a ram ram com a t assinala n o c , Escola aper. da nossa Peddy p m u e d as ão lhança d e realizaç m e s à e va foi, ncebida o Esta pro c , s e õ 3º es ediç s do 2º e o anterior n lu a r teada po ando in r dinamiz u c o r p scola, ma lhor for ano da e e m a d aceber multane i grar e re s , e , s a s coleg um os novo espalhar a u o d ção ju e anima mente, a o d i r o l o aior c ar. ainda m o de Tom r t n e c o às ruas d

eita da prim a d a u o c . 3 mar de Tomar ro de 199 l b a n tu u io s O s fi e o d tela Pr O dia 26 saram cen ia da Esco s c a n p tê e is s x o e n se 25 a ra aula da assaram-s as de profe p n e a z t e a d d a m s a as Passara Desde es elhor par m de aulas. s u e e r s a o h il deram nas de m nicos que c té ram. s o r t u ém passa b dos m a sores e o t e u sq tade de to o n n o v lu a a i e d fo sa ssará, centenas sua e nos u, nem pa a o s r s a a o p iç o fe ã m em aper O que n ir mais alé esta casa e r d p s m to e n s e que rando os elem ssim para ica, procu a g o ó d g a in d u e p contrib zer, prática saibam fa e formar, r e a r c e u s d e m a saib s nisto do am estar, uilo que o ib q a a s s m n o e c v r ui m vive tantos jo e que daq que saiba a m r a a r p a s , s o a d re foi, casa p no fun ado semp o por esta m d r n fo a i u u q q u marco não fosse fissional a u o r o p , o ã m ç u u pois constr levaram, essoa em p a m u . , ais a Oficina m u antes de m , la o c s co… ar, uma E inte e cin v is a EPTom a m m ue venha E agora q


PRIMEIRA CIA MADRINHAS E PADRINHOS RESIDÊN STUDANTES DA EPTOMAR - 2018 em à des- DE E barcar na viag DA EPTOMAR Entrar na EPTOMAR também é em coberta de uma nova família. umas dicas para rapiA madrinha e o padrinho irão dando damente chegarem a bom porto.

O sonho antigo da Escola, resultante da elevada procura por parte de alunos provenientes de fora do concelho e até de fora do país, de poder alojar convenientemente os formandos que passaram a viver em Tomar, em virtude de escolherem estudar neste estabelecimento de ensino, encontra-se concretizado desde o passado mês de Março. Através de um Protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia de Tomar, e contando também com o apoio da Cáritas, encontram-se já devidamente instalados os primeiros formandos a serem contemplados com esta nova valência da EPTomar.

A EPTOMAR NO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO DO CURSO de TAG

Ao fim de uma longa jornada, que se arrastou por alguns anos, está finalmente concluído o processo de qualificação do Curso Técnico de Artes Gráficas, que após aprovação no Conselho Setorial para a Qualificação, vai ser integrado no Catálogo Nacional de Qualificações, levando a que o próximo Curso esteja já organizado por UFCD`s, Unidades de Formação de Curta Duração. Os professores da EPTomar na componente técnica de Artes Gráficas, Vitória Pires e Luís Ferreira, deram um importante contributo para o processo de estruturação deste curso e com a sua prestação valorizaram a imagem da escola junto de todos os que participaram nesta tarefa.


AR M O T P AE RO T N O C N NO XI E DE TOMAR J DA CPC

ÇÃO A P I C I PART R TOMA O P E A D ABERT A I D NO RSO DO CU ÃO ST DE GE AURAÇÃO ST DA RE ING – IPLER E CAT HE PENIC

ca da Bibliote io r ó it d r, u reu no A J de Toma r o C c P e C d , a d te en ontro m Recentem , o XI Enc r a m contou co o T e u e q d l ”, a r o ip o Am o, Munic nde mora a educaçã O d “ s a a e m r á te s s, da com o articipante p 0 0 2 e ia d cerca Ser Famíl “ social. o o ã m ç o c c a s a tema ua psicologia ateram-se e para a s b c e e d m , r o r o t d n a o mília Neste enc destes ando a Fa u Q “ eradores e d ” o I X m e X . s c e as é r no s Os orado elacionad r ”. s a e iv õ t iç te u o r stit Função P diversas in m a t n e s e r p o painéis re jovens. o abraçou g e s lo a e ç d n s e ia a omar, d com as cr a primeir m ional de T u s s n fi , o o r r t P diencon A Escola e apoio à d ação deste l iz ia n r a te g a r o es e do o m apoio na zes, convit a ração de to t o r b a c la e te a n 3º dame fase com alunos do to, nomea s n o e d v e o g o r d a ve a c vulgação tarefa este a t s as. E . s o tes Gráfic rma r A e certificad d o anhã, a tu cnic m é T a d o s r te r u a te a p ano do C /Bar tro, duran n o c n estaurante e R o e d d ia a / d icio o N os os part rso Técnic d u to C a r o a d p o e break do 2º an viu o coffe r o. e s e u o sionalism s fi o organiz r p te m excelen pantes, co

ico/a sos Técn r u C s o os d ozOs alun r e de C a B / e t n ura la Profis o c s de Resta E a d stelaria, m-se inha/Pa eslocara d , r a m o eT mo e sional d de Turis r o i r e p he, Su m Penic à Escola e , r a M bgia do Tecnolo no Dia A m a r a p i c i rt Resstão da onde pa e G e d do Curso o longo A erto do . g n i r e e Cat bre ações so tauração m r o f a 00 tiram opas”, “1 dia assis C e d s esas “À e da Jack as empr ls l i m h s s”, Bu hops a works Maneira o m o c a , bem insetos n Daniel’s e d o ã ç a utiliz sobre a od. finger fo e a h n i z co


CONDIÇÕES D

O(A) CURSO DE TÉCNIC AS DE ARTES GRÁFIC

conceção e execução de a ra pa s to ap s, do ca ifi al Forma profissionais qu amento de imagem e at tr , m ge la ba em de n ias de design publicitário, desig no âmbito das tecnolog s õe nç fu de ão aç iz al re arte-final, bem como . s impressão e tipografia pó o, sã es pr im o, sã es pr pré-im

Vanessa Matos Mestranda em Design Editorial Designer Gráfica Freelancer

Tal como uma mãe cuida, acarinha, ensina um filho para que ele se saía bem na vida, a EPTomar cria os alicerces necessários, cuidando, ensinando, para que nós alunos, tenhamos sucesso profissional e pessoal. Não é a escola, mas quem está lá dentro que faz, e fez para mim, toda a diferença, na contribuição para a pessoa que sou hoje. Só agradeço!

Janete Lopes, Técnica na Brindicis, Leiria

A EPTomar ajudou-me muito a nível profissional e muito até a nível pessoal. Sendo uma escola profissional tal como o nome indica dá-nos bases para o mundo “dos adultos”. Passei de uma aluna de um 10 à rasca (como um professor me disse) para um 16 à vontadinha. Isso demonstra que nessa escola os professores acolhem-nos de tal maneira que conseguimos, com algum esforço, sermos bons alunos. Resumindo a escola deu-me bons suportes para o mundo do trabalho, boas bases na área que estudei pois fiquei na empresa onde estagiei e permaneço nela há 3 anos.

9º Ano ou E

Idade: Até a

CONDIÇÕES DE

Frequênci

Refeições

Transport

Apoio na de computador (alunos

Apoio na compra d

(alunos do esc

Possibilidade de al

(sujeito a regra

Estágio integrado em po

(com bolsa de pro

Academia

CURSO TÉCNICO DE COZINHA-PASTELARIA

a planear, coordenar e executar toForma profissionais qualificados par pastelaria, exercendo em estade e a inh coz de a áre na des ida ativ das as s, integrados ou não em unidades ida beb e ão raç tau res de s nto me eci bel ser viço de qualidade. hoteleiras, com vista a garantir um Bruno Caetano, Chefe executivo na Novagest-Total

A EPTomar ajudou-me a abrir portas para a minha carreira profissional, para além dos conhecimentos adquiridos durante o período escolar, proporcionoume oportunidade de integrar um projeto de formação além-fronteira, onde tive a oportunidade de conhecer grandes profissionais.

Rui Mota, Mestre em Ciências Gastronómicas; Chefe Executivo de Cozinha no Restaurante Ó Conde; Formador

Aos 14 anos entrei na EPTomar com vontade de crescer no mundo da Cozinha e da Pastelaria. A minha dedicação aliada aos excelentes recursos académicos e pedagógicos da EPTomar orientaram e permitiramme ser o profissional que sou hoje.

ACESSO AO ENS

ELEVADAS TAXAS

ALTAS TAXAS DE E E DE ALUNOS A O ENSINO

PARCERIAS E INTERN

ENTIDADE F CERTIF


STÃO E G E D ) (A O IC N C É CURSO DE T TICOS Á M R O F IN S O T N E DE EQUIPAM

DE INGRESSO

Equivalente

aos 20 Anos

E FREQUÊNCIA

ia gratuita

s gratuitas

te gratuito

a compra portátil pessoal 1º ano)

de material escolar

calão 1, 2 e 3)

lojamento gratuito

as específicas)

ortugal e no estrangeiro

ofissionalização)

de línguas

SINO SUPERIOR

S DE CONCLUSÃO

EMPREGABILIDADE A FREQUENTAR SUPERIOR

S NACIONAIS NACIONAIS

FORMADORA FICADA

instalar e administrar , er eb nc co ra pa s do ca alifi a Forma profissionais qu m fios, bem como fazer se ou e/ m co s de re e s ico ias equipamentos informát ssionais têm competênc ofi pr s te Es o. çã ra ist in sua manutenção e adm cação, projeto, implemen cifi pe es , ão eç nc co de es s de para realizar atividad sistemas e de tecnologia de o çã en ut an m e e rt tação, avaliação, supo ões. ão de dados e informaç iss sm an tr e to en m sa es proc

João Diniz, Mestrando em Engenharia Informática / Administrador de Sistemas Especialista na Konica Minolta

Na minha passagem pela EPT, consegui obter a aprendizagem suficiente para conseguir gerir uma rede com servidores. Desde a destreza na montagem e desmontagem, avaliação de avarias, conseguir mitigar alguns problemas. A certificação CISCO CCNA também foi uma mais valia para conseguir entender mais sobre redes.

Ricardo Godinho, Estudante de Licenciatura em Engenharia Informática; Gestor de Redes

A EPTomar foi o início da minha formação da qual resultou ferramentas e capacidades que se mostraram essenciais para toda a minha continuação académica e profissional. A escola transmite um espírito de desafio e melhoramento lado a lado com o apoio e amizade. Nunca me senti sozinho e sempre tive a disponibilidade de todos os professores e funcionários. Um vasto leque de conhecimentos dado por professores dedicados e atenciosos onde nunca me foi fechada uma porta a uma nova oportunidade de aprender e evoluir. Realmente uma grande família a apoiar os nossos sonhos.

CURSO DE TÉCNICO(A) DE RESTAURANTE / BAR

iForma profissionais capacitados com técnicas de comunicação, atend de mento, acolhimento e protocolo e capazes de organizar todo o serviço e Restaurante e de Bar, como banquetes, coffee-breaks, bebidas de honra outros eventos e também preparados para empratar e decorar alimentos, bem flamejar, trinchar, laminar e esculpir frutos, fazer o serviço de vinhos, r como elaborar cocktails, mocktails e outras bebidas e ainda ser embaixado do potencial turístico de uma região.

David Jorge, Empregado de mesa L’AndVineyards Resorts, Montemor-o-Novo

A EPTomar para mim foi uma preparação para a vida, profissional e pessoal. É uma escola que me acolheu na sua simplicidade como escola e bondade como família. Foi ela que me permitiu estar a trabalhar neste momento como empregado de mesa no restaurante L’AndVineyards Resorts, distinguido com uma estrela Michelin.

Cátia Matias, Cost Controller Kofler Group, Lisboa

O brio, dar sempre o melhor, saber ouvir críticas e tirar o melhor disso, trabalhar em equipa, saber que temos sempre algo a aprender com os outros foi na EPTomar que aprendi e vou desenvolvendo tanto a nível pessoal como profissional ao longo da minha vida. Em hotelaria/restauração somos um, não basta o empregado de mesa ser simpático, a comida tem de ser boa, a louça impecável, o espaço limpo, etc, a fim de proporcionarmos a melhor experiência de sempre, para que isso aconteça temos de ter presente a importância e o respeito que temos de ter para com o trabalho do nosso colega, que é tão importante quanto o nosso. E isso aprendi na EPTomar.


PSICOLOGIA UM DOCE DE CIÊNCIA – CONCURSO PSI-CAKE Uma releitura muito particular desta ciência humana, o Concurso Psi-Cake colocou à prova o talento dos novos alunos desta disciplina constante do plano curricular dos Cursos Técnicos de Cozinha / Pastelaria e de Restaurante / Bar. A prova foi superada com muita imaginação e após votação da comunidade escolar, o prémio do bolo mais bonito foi para as alunas Adriana Gonçalves e Alexandra Nunes.

TORNEIO DE JOGO DA CORDA DA EPTOMAR Com equipas constituídas por um novo aluno acompanhado dos respetivos madrinha e padrinho, tinha como objetivo trabalharem em conjunto, e, para estreitarem laços, puxarem todos para o mesmo lado. Como o mais importante era o convívio, no final, ganharam a diversão e o espirito de equipa.

VISITA DE ESTUDO AO TEATRO PEÇA “FARSA DE INÊS PEREIRA”, DE GIL VICENTE No âmbito da disciplina de Português, os alunos dos primeiros anos, dos Cursos Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, e dos Cursos Profissionais Técnico de Artes Gráficas e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, assistiram à peça “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, encenada e representada pela companhia teatral AtrapalhArte, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, António Cartaxo da Fonseca. Pretendeu-se, com a realização desta atividade, motivar os alunos para uma forma peculiar de comunicação e cultura que é o teatro, os quais reagiram positivamente, pelo que esta visita de estudo foi bem-sucedida.


REPRESENTAÇÃO DA EP TOMAR NA

FrEEE 2019

de tada na 5ª edição da Feira en res rep e ev est ar m To A EP a eendedorismo, promovid pr Em e o eg pr Em , ão aç Educ no de Tomar e que decorreu pela Câmara Municipal cidade. Pavilhão Municipal desta inspôs para o espaço da Fe tra e qu ão siç po ex a um Com ença cola, uma oficina”, a pres ra o conceito de “Uma es Cozinha-Pastelaria, Gess, ca áfi Gr tes Ar de s rso dos Cu áticos e Restaurante-Bar, m for In s to en am uip Eq tão de er”, o constante do “saber faz çã ibi ex la pe a ad arc m ficou anossos formandos execut os s, nd sta os s do to em pois . e na EPTomar aprendem qu o o”, viv ao e res co “a , ram e nto, da mesma forma qu Demonstraram-no, porta , na na FrEEE foram três dias aprendem: Fazendo. E se te e cinco anos. EPTomar é assim há vin


CURSO TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS VISITA A EXPOSIÇÃO DE JOANA VASCONCELOS “I’M YOUR MIRROR”

a Decorreu no dia 20 de março de 2019, uma visit de estudo à Fundação de Serralves e à exposição de Joana Vasconcelos “I’m your mirror”, para as turmas do curso Técnico de Artes Gráficas (1., 2.º e 3.º anos). A atividade consistiu numa visita ao Museu de Serralves, visitando a sua exibição permanente bem como a temporária de Joana Vasconcelos. Após a visita ao interior do Museu, decorreu uma visita aos jardins onde puderam ser apreciadas as obras de grande porte da coleção permanente e também as icónicas obras de Joana Vasconcelos, como por exemplo, a Marilyn e o Pavillon de Thé.

FORMAÇÕES TÉCNICAS NA EPTOMAR

Decorreram recentemen te formações técnicas de elevada espec ificidade, em que a execução prática foi a pr incipal metodologia de aprendizagem, ou seja, os nossos formandos aprenderam conceitos técnicos através da colocação em prática dos mesmos. As referidas formações de correram em todos os Cursos Técnico s desta Escola. No curso de Artes Gráfica s, em parceria com o Instituto Politécni co de Tomar e nas instalações deste for am realizadas formações em Computer -to-plate; Offset; Serigrafia e Tampografia; em Cozinha-Pastelaria aconteceu for mação prática em Chocolate e em Pastelaria; em Gestão de Equipamentos Informáti cos, também com e no IPT, encontram-se a decorrer formações no âmbito da Gestã o de Redes CISCO e no Curso de Restauran te-Bar realizou-se formação no âmbito da elaboração de Cocktails.


A PRÓXIMA “ENCOMENDA” INTERNACIONAL: MOBILIDADE ERASMUS+2019 “Keep calm” Riga, EPTomar a caminho! Este ano letivo, vão para formação em contexto real de trabalho 17 alunos finalistas dos quatro cursos de formação, os quais estarão em Riga, na Letónia, durante um mês. Uma excelente oportunidade para melhorarem as suas competências, aumentarem a sua empregabilidade e ganharem consciência cultural. O projeto está já em marcha. Vejamos os selecionados:

EXPERIÊNCIAS NA EUROPA O que têm em comum a Bélgica, Eslováquia, França, Holanda, Itália e Letónia? São os países que, desde 1996, já foram visitados por diversas vezes, por formandos da EPTomar em estágios internacionais. Praticamente de forma ininterrupta, há mais de duas décadas que alunos desta escola consolidam a formação aqui obtida, com experiências únicas, em realidades profissionais enriquecedoras e que são, simultaneamente, uma fantástica aventura de crescimento pessoal. Estas mobilidades permitem à EPTomar desenvolver o seu potencial de formação no exterior, preparando a adaptação do aluno à sociedade global e ao mundo de hoje através de uma experiência internacional, ampliando a possibilidade de colocações profissionais.

A MAIS RECENTE “EXPORTAÇÃO” INTERNACIONAL DA EPTOMAR


EPTOMAR NA TENDA DO MERCADO

Entre os dias 7 e 10 de Maio, a EPTomar vai sair da Casa dos Tectos, edifício icónico que a alberga há 25 anos, e deslocar-se até à Tenda do Mercado, local onde será demonstrado, a todos aqueles que por lá passarem, não só o que se aprende, mas também e principalmente, como se aprende nesta escola. Formandos e professores de todos os nossos Cursos Técnicos (Artes Gráficas; Cozinha/Pastelaria; Gestão de Equipamentos Informáticos; Restaurante/Bar) estarão presentes e não somente para receber os visitantes: Irão colocar mãos à obra e executar o que na EPTomar aprendem da mesma forma que o aprenderam: Fazendo. A diferença entre estes quatro dias e os últimos 25 anos da Escola é que nesta ocasião convidamos toda a comunidade local a comparecer e a assistir, pois temos muito orgulho em mostrar os nossos futuros profissionais a exibir as suas melhores capacidades para a área de formação em que apreenderam a aprender e aprenderam fazendo.

Profile for Escola Profissional de Tomar

Boletim Informativo 3 - Escola Profissional de Tomar  

Boletim Informativo 3 - Escola Profissional de Tomar  

Advertisement