Newsletter Digital - Edição nº 59

Page 1

15 DE AGOSTO / 2014


CRIATIVIDADE PARA A VIDA

P

DESTAQUE

ensar e sonhar infinitas possibilidades a partir de bloquinhos colori-

dos encantam crianças e adultos mesmo em plena era dos jogos tecnológicos. A Escola Dinâmica firmou convênio com a LegoZoom Educação Tecnológica, em 2013, e completa em setembro um ano de uma parceria de sucesso. As crianças aprendem brincando e ainda desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, aprendem a trabalhar em equipe e são convidadas a acessar um conhecimento dos mais importantes para o ser humano nos dias de hoje: a criatividade. Aliás, a criatividade, foco da proposta pedagógica, também estará estampada na Unidade Ambiental da Escola, no sábado, dia 23, dentro da 1ª edição do Encontro das Artes. A gente mostra a movimentação dos alunos que dedicam-se à produções poéticas, fotográficas e artísticas para a data. Tem também projetos da Educação Infantil que despertam os sentidos e a alegria do contato com a natureza no trabalho de Ensino Fundamental. E ainda: os preparativos do Terceirão para as provas de Enem e do Vestibular e porque Shakeaspere desperta a curiosidade dos nossos high schooler´s. Na coluna Nosso Maior Patrimônio, você conhece um pouquinho mais da coordenadora do Fundamental I, da Unidade Ambiental, Luciana Seemann. Boa leitura!

Vanessa Trois

EXPEDIENTE

Coordenação editorial Vanessa Trois Projeto Gráfico e Diagramação John Paganella Coordenação Unidades Carolina Lepletier, Crystiany Oliveira, Clélia Scarpa Luciana Seemann, Luciano Daudt, Maria Aparecida Gentil Coordenação Bilíngue Evelyn da Rocha, Dione de Freitas, Juliana Uberti, Marina dos Santos Ferreira Coordenação Geral Jorge Nogared Cardoso Direção Geral Angela Diener NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 02

A

pesar de vivermos na Era Digital, os jogos de montar atravessaram gerações e continuam encantando as crianças de hoje. É apostando neste lado lúdico, que além de divertir, ensina, que a Escola Dinâmica completa, em setembro, o primeiro ano de adesão ao projeto Lego Zoom de Educação Tecnológica, em parceria com a Lego Education. As crianças de Findamental I, das Unidades Ambiental e Centro, têm duas horas por semana, inseridas na grade pedagógica, para colocar em prática a criatividade e desenvolver habilidades que vão além das disciplinas ministradas em sala de aula. De acordo com a diretora geral da Escola Dinâmica, Angela Diener, o objetivo do projeto é estimular as atividades cognitivas das crianças. “Para elas, é tudo uma brincadeira. Mas ao mesmo tempo em que se

divertem, desenvolvem habilidades sociais, raciocínio lógico, concentração e capacidade de planejamento”, explica. Para o projeto, são formados grupos com quatro crianças, e cada uma recebe uma função. “Enquanto um aluno separa as peças por cor, por exemplo, outro fica responsável por começar a montagem”, descreve a diretora. Por meio de uma proposta pedagógica que se baseia na metodologia do aprender-fazendo, a criança vivencia seus experimentos em um ambiente preparado para atender às necessidades de convívio e de aprendizagem. Para isso, os pequenos contam com o apoio de materiais didáticos e dois kits de montagem: Ciências e Tecnologia na Infância e Mecanismos Simples e Motorizados.


CONHEÇA AS HABILIDADES INCENTIVADAS A PARTIR DO PROJETO LEGO ZOOM: * Trabalhar em equipe - os alunos participam ativamente das atividades e assumem funções específicas dentro de uma equipe de trabalho. * Desenvolver habilidades pessoais - através do trabalho dinâmico e organizado, os alunos tornam-se mais organizados, motivados, desafiados e responsáveis pelo seu projeto. * Capacidade de resolver situações-problema - os alunos são estimulados a solucionar situações didáticas desafiadoras, nas quais poderão aplicar os conceitos e habilidades desenvolvidos durante o aprendizado. * Contextualizar - estabelecer conexão dos conhecimentos prévios com os novos, através da atividade prática. * Analisar - pensar sobre como as coisas funcionam, experimentar, observar, corrigir erros e validar o projeto.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

P

ara aplicar esta pedagogia, as professoras foram capacitadas pela Lego Education, que também monitora o andamento do projeto na Escola. Atualmente, 25 escolas catarinenses aplicam o projeto, das quais seis estão na Capital. De acordo com Ângela, a iniciativa também prepara os alunos para serem pessoas mais críticas. “O principal objetivo é estimular o raciocínio das crianças, tornando-as mais autônomas, críticas e capazes de colocar em prática tudo aquilo que aprenderam”, diz.

vamente, realizando os desafios com muita determinação e harmonia em grupo para chegar aos resultados”, complementa a coordenadora pedagógica do Fundamental I, Maria Aparecida Gentil. A coordenadora da Unidade Ambiental, Luciana Seemann, também reconhece o potencial do projeto: “é um

modelo de educação tecnológica inovador e capaz de motivar os alunos dando a eles condições de trabalhar em equipe e projetar, construir e operar protótipos com material lúdico. E as crianças adoram”!

“Nossos alunos não são apenas usuários de ferramentas tecnológicas, mas também capazes de criar e resolver problemas, desafios, entre outras habilidades lógicas e cognitivas. Adoram a atividade e participam ati-

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 03


ENCONTRO DAS ARTES

Laércio Luiz, 1ª ano - Ambiental

MOVIMENTAÇÃO D O ENCONTRO

A primeira edição do Encontro acontece no sábado dia 23 de nhã. Além de uma grande mostr de artistas , de poesias e fotog premiados na data. Participam d do Infantil IV até o Ensino Médio semana foi de muito trabalho! Co para o evento e organize-se para

Janete Viríssimo, 3ª ano - Ambiental

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 04

India Brazil, 4ª ano - Ambiental


Nandinho, 2ª ano - Ambiental

Fundamental I - Centro

DAS TURMAS PARA O DAS ARTES

das Artes da Escola Dinâmica agosto, a partir das 9h da mara coletiva de releituras de obras rafias, os alunos também serão do Encontro desde os pequenos o, das tres Unidades. E a última onfira a movimentação da Escola a prestigiá-lo. Esperamos você!

Fundamental I - Centro

Augustin de Lassus, 5ª ano - Ambiental

Fundamental I - Centro NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 05


UNIDADE JURERÊ

HOT AND COLD

O

s alunos da professora Raquel Schmidt, do Infantil III Bilíngue, da Unidade Jurerê, realizaram na última semana uma atividade onde o objetivo era entender o conceito de temperatura baseados nos nossos sentidos. “Trouxe gelo e água morna para que o grupo experimentasse a diferença entre os dois. O conceito de temperatura está associado à sensação de quente e frio. Por isso o gelo e a água quente”, conta a professora.

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 06

A atividade consistiu na experimentação e descoberta dos alunos das sensações que as diferentes temperaturas provocam. Assim, a professora introduzia a mãozinha das crianças nos recipientes e a sensação dos alunos era observada, estimulando a imaginação e a noção de percepção de sentidos dos mesmos.


UNIDADE CENTRO

VIVENCIANDO A GEOGRAFIA!

A

turma do 2º ano da Unidade Centro, da professora Graciela Gottardo, realizou nesta quinta feira, dia 14, uma saída de estudo em volta ao quarteirão, onde fica localizada a Escola, a fim de contextualizar conteúdos da área da geografia, referentes a este espaço. O objetivo principal foi identificar o quarteirão que circunda a Escola e entender o seu conceito, enriquecendo o aprendizado.

servaram a paisagem, identificando os elementos naturais, os construídos e modificados pelo homem. Desta forma, reconheceram pontos de referência para se chegar à Escola, nomes de ruas, avenidas e sinalização de trânsito. “Após o passeio a turma registrou esta vivência por meio da produção textual e ilustração”, conta a professora.

Durante a caminhada os alunos ob-

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 07


UNIDADE AMBIENTAL

PROJETO “NATIONS”: MAIS PERTO DA LÍNGUA INGLESA

D

entro da proposta pedagógica bilíngue da Escola Dinâmica, o projeto “Nations” do professor, Andre Mello, com os alunos do Bilíngue IV, da Unidade Ambiental, busca aproximar as crianças da língua inglesa, através do conhecimento de outros países que têm este idioma como língua materna. “Este tema é muito interessante, pois, além de ter forte ligação com a aprendizagem da língua inglesa, permite um vasto leque de opções de trabalho, visto que a cultura de outro país pode ser abordada através de diversos temas que possam despertar o interesse e a curiosidade das crianças”, comenta o professor, André.

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 08

O projeto acontecerá durante todo o segundo semestre letivo. “Espera-se que ao final do projeto as crianças tenham adquirido maior bagagem cultural e compreensão de mundo, formação social e pessoal, além de proximidade com a língua inglesa”, diz. Visando estimular essa aprendizagem com atividades culturais e esportivas de outros países, os alunos praticaram na última semana o futebol americano, o esporte mais popular dos EUA. “A atividade foi extremamente proveitosa e os alunos se divertiram bastante. Até mesmo eu entrei no jogo ao final da atividade para jogar com eles”, brinca o professor.


UNIDADE AMBIENTAL

APRENDENDO EM CONTATO COM A NATUREZA!

E

studar ao ar livre faz um bem e tanto aos alunos! Aprender em contato a natureza proporciona às crianças a possibilidade de descobrir os fundamentos das lições que recebem observando a natureza, explorando novos espaços, o que permite que utilizem seus sentidos com mais precisão, melhorando o rendimento escolar, além é claro, de tornar o aprendizado mais agradável. Quem não gosta de sentar em um espaço aconchegante e calmo para estudar? Com essa dinâmica, a professora de história, Rafaela Duarte, levou os alunos do 5º ano do Fundamental I, da Unidade Ambiental, para trabalhar os processos migratórios em Santa Catarina, no espaço do Núcleo Ambiental. A atividade escrita traba-

lhada no Núcleo teve como objetivo complementar o conteúdo que já havia sido iniciado em sala. “Realizamos um debate e a produção textual ao ar livre, como estímulo ao desenvolvimento criativo dos alunos. Eles adoram estudar no núcleo, pedem constantemente. É visível a animação deles quando propiciamos isso, o estímulo que recebem e o resultado positivo nas atividades. Acredito

muito nessa perspectiva e a Escola Dinâmica tem um espaço privilegiado, que, nós professores, exploramos bastante”, destaca Rafaela. As vantagens não são apenas vistas pelos professores. “Gosto de estudar no núcleo, por causa do vento, dos animais, das árvores, do ar e também de ver as nuvens”, revela a aluna Laura Vasco, do 5º ano.

TERCEIRÃO PREPARA-SE PARA O ENEM 2014

O

s alunos do Terceirão da Escola Dinâmica estão em preparação constante, ao longo desse ano, para os vestibulares e demais provas que irão prestar. Dentro dessas atividades, os alunos, buscam temas da atualidade e que são notícias no mundo para pautar quinzenalmente debates em sala de aula. “Os atuais vestibulares e o Enem, cada vez mais, caracterizam-se por serem provas multidisciplinares e contextualizadas, além disso, pretendem testar o nível de conscientização dos candidatos. Dessa forma, muitas questões nascem de temas contemporâneos ou até mesmo manchetes de jornais e

sites”, destaca a professora de História, Rafaela Duarte. A seleção dos temas é livre, de acordo com o interesse dos alunos, mas deve ser um assunto recentemente abordado pela mídia,

que tenha relevância local ou global. “O mais interessante nesse processo é que os mesmos pesquisem, organizem a apresentação e possibilitem

o debate, o confrontamento de opiniões e argumentações baseadas no conhecimento das disciplinas. Além de selecionar as notícias, é importante sugerir as possíveis abordagens, ou seja, como elas podem ser cobradas em uma eventual questão do concurso”, complementa a professora. “É legal para estar por dentro dos assuntos da atualidade de uma forma bem mais aprofundada. O que é muito importante, principalmente para as redações do ENEM, mas também para a vida, para ter o que conversar com as pessoas” salienta a aluna, Mariana Esther Zanco.

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 09


ALUNOS DA HIGH SCHOOL ESTUDAM SHAKESPEARE

O

s alunos do 1º ano de High School, da Escola Dinâmica, dentro da disciplina de Literatura, ministrada pelo professor Jeffrey Healy, aprofundam conhecimentos, desde o início desse mês, do clássico de William Shakeaspere, Romeu e Julieta. A obra escrita entre os anos de 1591 e 1595 não é significativa apenas por enfocar o amor proibido entre dois jovens na Verona renascentista, mas também por denunciar a hipocrisia e as convenções sociais, os interesses econômicos e a sede de poder, elementos que desencadeiam a intolerância e condenam o sentimento nobre que brota dos corações de Romeu e Julieta.

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 10

O texto teatral estudado na língua materna do autor, entretanto, traz um vocabulário extenso agregado ao uso de metáforas e imagens que constroem um universo rico em detalhes e com uma boa dose de drama, principal característica do autor. Conforme o professor Jeffrey, a turma está estimulada e bem interessada no trabalho. “O amor intenso dos dois personagens principais é muito semelhante ao que eles sentem nessa faixa etária: algo arrebator, quase incontrolável. Por isso se identificam”, conta Jeff. Ele também destaca outros aspectos da obra de Shakespeare que chamaram a atenção dos alunos. “Um deles é o fato

de que já no prólogo, o autor conta à plateia sobre o fim trágico de Romeu e Julieta, com o intuito de desperta a curiosidade do seus leitores. O outro, é que naquela época as mulheres não podiam atuar. Assim, tanto Romeu, quanto Julieta, são são interpretados por dois homens no teatro”, diz. O estudo da obra, além de leituras dirigidas, será complementado por produções de textos e de poemas. No 3º ano de High School, ainda dentro da literaratura inglesa, Shakespeare volta a ser tema de sala de aula com a tragédia Macbeth.



FUTEBOL

MOVING IS FUN

F

utsal e Futebol, as modalidades de esporte mais populares do páis também estão presentes nas atividades do Projeto Moving is Fun, Estes dois esportes tem como foco o trabalho coletivo, desenvolvendo o espírito de equipe, competição sadia, além de trazer diversos benefícios para a saúde, próprios das atividades físicas. Que trabalham uma grande diversidade de músculos de to o corrpo. As atividades estão disponíveis para as crianças do Infantil III ao V e também do Fundamental I. E podem ser praticadas por ambos os sexos. Traga seu filho para bater uma bola com a gente em uma aula experimental gratuita! As matrículas estão abertas!

AMOR DE PROFE

PORQUE TEMOS MUITO QUE APRENDER COM A NATUREZA

CRIANÇA QUE APRENDE FELIZ

NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 12


UMA VIDA DEDICADA À ESCOLA DINÂMICA

E

la sabe o que diz e, principalmente, diz o que faz. Conhece a Escola Dinâmica, quase como ninguém, e tem na ponta da língua a proposta pedagógica e a metodologia do aprender que permeia o modelo de educação da Dinâmica. Também não é para menos. Luciana Seemann, coordenadora do Fundamental I, está há 20 anos na Casa, sendo 15 deles em sala de aula. “Cheguei aqui recém formada, como auxiliar de classe. Logo em seguida, assumi a turma”, recorda. De lá para cá, Luciana já deu aula para todos os níveis de Fundamental I e chegou à coordenação, há cinco anos, com uma experiência que fica evidente na forma com que ela se posiciona sobre a educação. “Educar é uma troca. Não é possível apenas repassar o conhecimento, temos que ter uma interação contínua com os alunos, ensinar e aprender com eles”, diz. O ensino quase “personalizado” da Escola Dinâmica, principalmente, nas séries iniciais é caracterizado pela estratégia voltada ao lúdico, pelo momento da roda e pelo ensinar através do concreto. “Aqui olhamos no olho dos pequenos e acompanhamos individualmente o

NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO

aprender de cada um. É maravilhoso”, diz. Entre as crianças, Luciana é respeitada pela função, mas, principalmente, pela segurança que transmite : “Ela e amiga, sempre conversa muito com a gente, é nosso porto seguro porque sempre nos auxilia, ela acompanha o nosso aprender”, conta a aluna Mariana do Prado Silva Nunes, do 5º ano. Esse “caminhar junto” é possível, segundo Luciana, graças à proposta pedagógica da Escola, que permite um contato mais direto com as crianças. “Aqui estamos muito próximos das famílias, o que garante apoio emocional e ganhos no aprendizado”, explica. E é isso, segunda ela, que mais gosta sobre sua tarefa. Estar bem junto dos pequenos, percebendo as conquistas deles, a evolução no processo de aprendizagem e os desafios que ao longo do tempo vão superando. “Eles adoram vir para Dinâmica, são felizes aqui. E isso é a maior retribuição do trabalho que desenvolvo. Criança feliz é essencial para a efetividade do aprender”, orgulha-se!

Luciana Seemann, coordenadora pedagógica do Fundamental I, da Unidade Ambiental.

O QUE OS ALUNOS DIZEM “A Luciana é muito legal. Ela é gentil, querida, sempre está perto de nós quando precisamos. Ela sempre tem as respostas e sempre conversa com a gente. Adoro a nossa coordenadora”! - Maria Cristina Silva Nunes, 3º ano “Ela é amada! Faz tudo o que pode por nós. Ajuda sempre” - Laíse Pereira, 5º ano “Eu gosto muito dela. Sempre faz o que peço!” - Miguel Dolzan, 1º ano “Ela cuida de nós, com amor. Nuca briga, só conversa! - Victória Muller, 3º ano “Ela é muito legal e calma. Divertida e atenciosa. Adoro ela”! - Enrico Catapan Narciso, 3º ano “A Luciana é querida, amiga e sempre explica tudo bem explicadinho, para nós! Eu gosto disso e adoro muito ela”. - Mariana Franco, 3º ano NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 05 NEWSLETTER NEWSLETTERDINÂMICA DINÂMICA||PÁG. PÁG.11 05 NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 11


NEWSLETTER DINÂMICA | PÁG. 09


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.